domingo, 30 de junho de 2013

Mega-sena acumula e deve pagar 42 milhões na quarta-feira

 

Mega-sena acumulada mais uma vez e o prêmio do sorteio da próxima quarta-feira pode ser de R$ 42 milhões.

As dezenas sorteadas neste sábado, no concurso 1.507 foram:
 24 – 46 – 50 – 51 – 52 – 56

Em campanha, Robinson Faria participa de festas juninas em Natal e no interior


Vice-governador e candidato à sucessão de sua própria chapa no próximo ano, em oposição à governadora Rosalba Ciarlini, Robinson Faria tem rodado o Estado.
No período de festejos juninos, visitas aos arraiás e lideranças políticas.
Na sexta-feira, o Arraiá 23 do ex-deputado Wober Júnior (PPS) e o São Pedro do município de Pedro Velho, onde foi recebido pelo prefeito Zé Marques (PSD), e o vice Danilo.
Com Wober Júnior em Candelária e abaixo, na festa de Pedro Velho

No sábado, o roteiro foi pela região Oeste.
Em José da Penha, com o prefeito Antônio Dólar, participou da inauguração da nova sede da Prefeitura. Em seguida, ele e o ex-prefeito de São Miguel e candidato a deputado, Galeno Torquato, foram à festa de São Pedro do município de Severiano Melo, onde foram recebidos pelo prefeito do PSD, Dagoberto.
José da Penha e Severiano Melo

História de Valdetário Carneiro é tema de livro-reportagem em TCC na UFRN



valdet
Valdetário Benevides, o ‘Valdetário Carneiro’, ganhou notoriedade pelos crimes que cometeu em 10 anos
A história do mecânico de automóveis José Valdetário Benevides, o ‘Valdetário Carneiro’, que nos anos de 1990 e início dos anos 2000 se tornou um dos assaltantes de banco mais perigosos do Nordeste, e que foi morto em confronto com a polícia em dezembro de 2003, foi transformada em livro-reportagem por dois alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O trabalho foi aprovado com a nota máxima nesta sexta-feira (28).
 Paulo Nascimento e Rafael Barbosa apresentaram “Valdetário Carneiro: a essência da bala” como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Além de traçar o caminho do mecânico, nascido na cidade de Caraúbas (no Oeste do estado) em 1959, a obra também inclui um breve capítulo sobre a história de parte da família Benevides Carneiro, em especial os primos de Valdetário, que também foi envolvida com o crime.
“Buscamos contar através do livro a história do homem Valdetário, que é desconhecido do grande público, mostrando o que está por trás do mito criado tanto pela população como por parte da mídia na época”, afirmou Rafael Barbosa.
José Valdetário, como conta o livro-reportagem, participou de uma série de assaltos a bancos em vários estados do Nordeste durante o fim da década de 1990 e o início dos anos 2000. Ele também orquestrou homicídios contra inimigos políticos de sua família, em especial integrantes da família Simião Pereira, como os médicos e irmãos João e Aguinaldo Pereira.
 Ele ainda participou da segunda maior fuga da história da Penitenciária de Alcaçuz, quando em novembro de 2000 foi resgatado, junto com outros 29 homens, por integrantes de sua quadrilha. Os homens neutralizaram a segurança da unidade prisional utilizando metralhadoras de uso exclusivo das Forças Armadas. O trabalho ainda traz uma versão inédita da operação que resultou na morte do assaltante, no dia 10 de dezembro, em um sítio da zona rural de Lucrécia.
O plano dos dois alunos é de que o livro seja lançado, acrescido de mais informações, até o início do próximo ano, quando se terá completado dez anos da morte de Valdetário.

sábado, 29 de junho de 2013

Protestos derrubam popularidade da presidente Dilma em 27 pontos



As manifestações populares fizeram despencar a popularidade da presidente Dilma Rousseff (PT). É o que revela a pesquisa Datafolha publicada neste sábado (29) pelo jornal Folha de São Paulo.
A popularidade da presidente caiu de 57% para 30%.
Segundo a Datafolha, 30% dos brasileiros consideram a gestão de Dilma “boa” ou “ótima”. Antes da onde de protestos, na primeira semana de junho, a aprovação era de 57%.
Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%.
A Datafolha revela que a queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%).
O total de brasileiros que julga a gestão Dilma como “ruim” ou “péssima” foi de 9% para 25%. Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8.
A deterioração das expectativas em relação a economia também ajuda a explicar a queda da aprovação da presidente. A avaliação positiva da gestão econômica caiu de 49% para 27%.
A expectativa de que a inflação vai aumentar continua em alta. Foi de 51% para 54%. Para 44% o desemprego vai crescer, ante 36% na pesquisa anterior. E para 38%, o poder de compra do salário vai cair –antes eram 27%.

Dilma, o ‘desfalque’ na final


Com queda drástica na popularidade, a presidente Dilma bateu o martelo: não assistirá à final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, domingo, no Maracanã.
A assessoria do Palácio do Planalto disse que ela recebeu convite da Fifa para a abertura e o encerramento, mas não confirmou presença na última partida.
Na abertura, no estádio Mané Garrincha, Dilma foi vaiada ao aparecer no telão, quando foi citada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, e quando declarou aberta a Copa.
À tarde, durante entrevista coletiva no Maracanã, Blatter demonstrou certo desconforto ao ser perguntado sobre a ausência da presidente no encerramento do torneio, dizendo que gostaria de tê-la ao seu lado.”Eu ficarei feliz se ela estiver lá… mas não sou profeta e não posso dizer se ela estará lá ou não”, disse.

Suposto esquema de pirâmide da Telexfree será destaque no Fantástico


FANT
A Telexfree parece viver um verdadeiro inferno astral. Depois de ser impedida pela justiça de pagar divulgadores e realizar novos cadastros, a empresa começou a ser investigada pelo Ministério da Justiça.O Governo Federal vê indícios de formação de pirâmide financeira e a empresa poderá ser multada em mais de R$ 6 milhões.
Mas as coisas não param por aí.As chamadas do Fantástico do próximo domingo estão anunciando uma reportagem especial que pretende desvendar a caixa preta da empresa de marketing multinível. O site da atração dominical da Globo,afirma, baseado em informações do Ministério da Justiça,  que a Telexfree também está sendo investigada por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. É mais um duro golpe sofrido pela Telexfree e pode significar a última pá de terra na credibilidade duvidosa da empresa. É esperar pra ver.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

29 DE JUNHO DIA DE SÃO PEDRO



São Pedro, o Apóstolo e o pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa.
Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.
Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída a responsabilidade de fazer chover. Quando começa a trovejar, e as crianças choram com medo, é costume acalmá-las, dizendo: "É a barriga de São Pedro que está roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar".
No dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas. Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, ele tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele que o amarrou, em homenagem ao santo.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pelas redes sociais, Santo Antônio/RN organiza manifestação


Por Beto Bello,  do VNT
1014288_293496520796028_2053981414_n
De acordo com uma página criada no facebook, a exemplo das várias manifestações que acontecem em todo o País, a população de Santo Antônio,  Agreste do Rio Grande do Norte, está sendo convidada para participar de uma caminhada  pelas ruas em protesto  por mais educação, saúde e segurança.

Pelo Facebook,  os organizadores do Movimento  


vem conseguindo a adesão de centenas de pessoas, confirmando a presença  na mobilização pública. a ser realizado na próxima sexta-feira, dia 28 de junho a partir  das 16h em frente a Câmara Municipal de Santo Antônio.

Médicos sugerem desligar aparelhos que mantêm Mandela vivo, diz jornal

O ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, respira com a ajuda de aparelhos e os médicos teriam sugerido à família desligar as máquinas que mantém o líder da luta contra o apartheid vivo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pelo jornal sul-africano The Citizen, citando “cinco fontes próximas” aos familiares de Mandela, “incluindo duas pessoas que recentemente visitaram o ex-presidente no hospital”. Aos 94 anos, Nelson Mandela está internado em um hospital de Pretória desde o dia 8 de junho e há quatro dias está em estado crítico. Ele sofre de infecção pulmonar, uma doença que se agravou quando Madiba, como o ex-presidente é conhecido em seu país, esteve na prisão pro 27 anos. Na última terça-feira a família de Mandela se reuniu, segundo o jornal The Star, para decidir onde o corpo do Prêmio Nobel da Paz será sepultado. Após a reunião, a imprensa divulgou que uma máquina estava preparando o túmulo no suposto local da sepultura de Mandela. Uma rede de televisão americana informou, também na última terça-feira, que uma das filhas de Mandela afirmou que o pai “abriu os olhos e sorriu” quando ela disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estava a caminho da África do Sul. 

Terra

terça-feira, 25 de junho de 2013

Câmara 'recusa' Constituinte para fazer reforma política, diz Alves

Para presidente da Casa, isso retardaria ainda mais reforma na legislação.

Ele anunciou grupo de trabalho e votação de propostas no 2º semestre.

Nathalia Passarinho e Fabiano Costa Do G1, em Brasília
Henrique Eduardo Alves conversou com jornalistas na Câmara nesta terça-feira (25) (Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados) O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta terça-feira (25) que a Casa "recusa" a ideia de um processo constituinte com a finalidade específica de votar a reforma política.
Segundo ele, “em nenhum momento” os deputados pensaram em aceitar essa proposta, apresentada pela presidente Dilma Rousseff nesta segunda em reunião com os 27 governadores e os 26 prefeitos de capitais, convocadas em resposta às reivindicações surgidas nos protestos de rua que se espalham pelo país.
“Esta Casa não quer uma reforma política via Constituinte específica. Até porque retardaria mais ainda. Esta Casa tem o dever de debater sobre ela [reforma política], mas não via Constituinte específica. Em momento algum esta Casa pensou em aceitar”, afirmou.
Esta Casa não quer uma reforma política via Constituinte específica. Até porque retardaria mais ainda."
Deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara
O presidente da Câmara disse que criará um grupo de trabalho para elaborar propostas de alteração da legislação política. Segundo ele, o objetivo é votar o texto no segundo semestre deste ano.
“As propostas que as entidades e a presidente queiram apresentar serão bem recebidas. Faremos um grupo de trabalho para que no segundo semestre ela [reforma política] possa ser aprovada nesta Casa.”
Henrique Alves disse que vai receber entidades civis e especialistas para coletar propostas de  reforma política.
“Me parece que virá uma proposta de apelo popular da reforma política. Outras entidades poderão apresentar. Esta Casa vai receber todas, reuni-las. Esta casa recusa a ideia de uma Constituinte específica ou exclusiva sobre reforma política porque entende que isso apenas retardaria uma reforma que esta Casa tem o dever de fazer”, afirmou.

A ideia de convocar um plebiscito para um processo constituinte específico da reforma política foi anunciada nesta segunda (24) pela presidente Dilma Rousseff, durante reunião com governadores e prefeitos convocada como forma de resposta às manifestações de rua que se espalham pelo país.
Mas nesta terça (25) o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que o governo trabalha com “outras alternativas” para promover a reforma política.

STJ bloqueia bens de Rafael Godeiro e Osvaldo Cruz


Deu no NOVO JORNAL que os desembargadores do Tribunal de Justiça Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro, aposentado desde fevereiro, estão com todos os seus bens bloqueados. A ordem judicial partiu do Superior Tribunal de Justiça (STJ), onde a dupla responde a uma ação penal por peculato (crime praticado por funcionário público contra a administração em geral). Em virtude do processo correr em segredo de Justiça não foi possível listar os bens confiscados.

O processo diz respeito às suspeitas de participação deles nos desvios feitos na Divisão de Precatórios do TJ-RN - durante o período em que presidiram a instituição - e Carla Ubarana comandou o setor. Ela foi condenada, junto com o esposo George Leal, a mais de dez anos de prisão por conta do desvio de, pelo menos, R$ 14 milhões.

A carta de ordem com a decisão de bloqueio dos bens foi emitida pelo ministro Napoleão Nunes Maia Filho no mês passado e já foi recebida pelo TJ-RN. Nunes é o relator do processo que corre em segredo de justiça no STJ.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dilma propõe Constituinte para reforma política e mais quatro pactos nacionais

“Quero neste momento propor o debate sobre a convocação de um plebiscito popular que autorize o funcionamento de um processo constituinte específico para fazer a reforma política que o País tanto necessita” Dilma Rousseff

Dilma se reúne com governadores e prefeitos para discutir manifestações
A  presidente Dilma Rousseff apresentou nesta segunda-feira medidas concretas para a resolução dos principais pontos reivindicados pela onda de protestos há duas semanas. Ela elencou cinco pactos, dos quais o mais ousado é a criação de um plebiscito que debaterá a reforma política e, dentre outros assuntos, deverá propor que o crime de corrupção seja considerado hediondo.
O primeiro pacto anunciado por Dilma foi o da responsabilidade fiscal, com o objetivo de garantir a estabilidade da economia diante da atual crise mundial.
O segundo pacto é “em torno da construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular e amplie os horizontes da cidadania”, disse a presidente.
O terceiro pacto diz respeito à melhoria do sistema de saúde do País, acelerando “os investimentos já contratados em hospitais, UPAs (unidades de pronto-atendimento) e unidades básicas de saúde”, disse Dilma. Segundo a presidente, outra medida que pode ser adotada é a inclusão de hospitais filantrópicos ao programa que rebate dívidas com mais vagas a pacientes do SUS.
O quarto pacto anunciado por Dilma diz respeito ao transporte público e mobilidade urbana, gatilhos da série de protestos. A presidente anunciou um investimento de R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana, como a construção de linhas de metrô e corredores de ônibus. Além disso, Dilma anunciou a criação do Conselho Nacional do Transporte Público, “com participação da sociedade e dos usuários”, em busca de “maior transparência e controle social no cálculo das tarifas”
O quinto pacto foi educação  anunciado por Dilma. A presidente reiterou a defesa pela aprovação da proposta que destina 100% dos royalties do petróleo à educação do País, e pediu apoio do Congresso para acelerar a tramitação da pauta.

Igreja nos bairros em Santo Antonio-RN

´

RN:Deputado federal Fábio Faria faz esclarecimento referente a PEC – 37


 
ESCLARECIMENTO, Ao contrário do que vem sendo divulgado nas redes sociais, não votei favorável à PEC-37. Esta matéria nunca foi discutida em Plenário, muito menos levada à votação na Câmara dos Deputados.
O que assinei foi uma proposta para que o assunto fosse debatido no Congresso Nacional DEMOCRATICAMENTE, como devem ser todos os temas relevantes para a sociedade brasileira.
Já me reuni em Brasília com procuradores de todo o país, liderados pelo então Procurador-geral do RN, Manoel Onofre Neto, como também já tratei deste assunto com policiais federais, civis e militares.
Ouvir a sociedade é missão do agente político.
Meus posicionamentos nas votações levam e sempre levarão em conta os interesses do povo brasileiro.
Fábio Faria
Deputado federal (PSD-RN)
Fonte:Facebook

Tiroteio durante festa junina deixa duas crianças baleadas em Felipe Camarão


População do conjunto Nova Vida está amedrontada com a violência naquela localidade.

Por Sérgio Costa
Foto: Sérgio Costa / Portal BO
Local onde as crianças participavam da festa junina.
Duas crianças foram baleadas, enquanto participava de uma festa junina, em uma quadra no conjunto Nova Vida, em Felipe Camarão. As vítimas participavam dos festejos de São João juntamente com aproximadamente mais 20 crianças. No local, a situação é de medo por parte dos moradores.
A ocorrência aconteceu na noite deste domingo (24) e chegou a ser registrada no Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp), mas não foi registrada na Polícia Civil, porque os familiares das crianças baleadas não quiseram prestar queixa por causa do medo.
Informações repassadas para o Portal BO dão conta que os tiros teriam partido de um homem que estava próximo à quadra. Ele teria atirado contra outros dois homens que passaram em uma motocicleta e, a partir daí, iniciou-se um tiroteio e correria.
Um menino foi baleado de raspão na perna e uma menina no joelho. Os dois foram imediatamente socorridos e levados para o Hospital Walfredo Gurgel, onde receberam atendimento e passam bem.
A reportagem do Portal BO esteve no local onde as crianças foram baleadas, porém, os pais das vítimas não quiseram conversar. Alguns moradores, que não quiseram se identificar, relataram que quase todas as noites os bandidos entram em confronto e trocam tiros naquela localidade e as pessoas de bem têm medo de denunciar e sofrerem represália.

Dilma se reúne com governadores e prefeitos das capitais para discutir manifestações

Há ainda previsão de encontro com líderes dos protestos. A presidenta disse que está atenta às reivindicações e que o pedido de mudança é legítimo.

Renata Giraldi, Agência Brasil.

Depois de uma semana de manifestações nas principais cidades do país, a presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (24) com governadores e prefeitos das capitais. Há ainda previsão de encontro com líderes dos protestos. Na sexta-feira (21), em cadeia nacional de rádio e televisão, ela defendeu o direito de protestar, mas condenou o vandalismo e os atos de violência. A presidenta disse que está atenta às reivindicações e que o pedido de mudança é legítimo.
“Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira”, disse.
Dilma alertou que “o governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violência, promovida por uma minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático”.
A presidenta conversa com os prefeitos das capitais às 16h, mas antes, ao meio-dia, eles participam de reunião na sede da Frente Nacional de Prefeitos. Paralelamente, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, estará, às 15h, no Rio de Janeiro, para se reunir com o governador Sergio Cabral e com o prefeito Eduardo Paes.
No pronunciamento do último dia 21, Dilma disse estar atenta às demandas dos manifestantes. “Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça. Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país”.
Apesar de alguns líderes dos protestos terem anunciado, na semana passada, a suspensão das manifestações, há uma série de atos programados para hoje em várias cidades. As redes sociais são o principal meio de organização dos protestos.
No Distrito Federal, há manifestação marcada em Taguatinga, a maior cidade dos arredores do Plano Piloto, cuja concentração está prevista para as 14h, na Praça do Relógio. De acordo com líderes do movimento, o protesto é contra a qualidade dos serviços públicos, a corrupção e os gastos na Copa das Confederações e na Copa do Mundo de 2014.
Em São Paulo, a previsão é que os protestos ocorram apenas amanhã (25). Há um ato organizado na capital. A concentração está marcada para as 7h, na Praça do Campo Limpo e no Capão Redondo.
Na semana passada, os protestos levaram, em algumas cidades, à redução das tarifas de ônibus, cuja reivindicação predominou nos atos. “As manifestações da semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira”, disse Dilma.
A presidenta lembrou que a geração dela lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. “Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros. Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática”, ressaltou.

24 de junho - Dia de São João



Dia de São JoãoHoje é dia de São João!

Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas
são recheadas de muita dança, em
especial o forró.

Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.
Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.

domingo, 23 de junho de 2013

Cuidado com as fogueiras

A tradição junina de acender fogueira é um atrativo particular do São João em nosso Estado. É um orgulho para a família quando a sua fogueira demora mais que as outras a se apagar.


No entanto, fogueira é coisa séria... coisa de gente grande. É preciso estar consciente dos riscos que são inerentes á tradição da fogueira junina. Para ajudá-lo, o Corpo de Bombeiros dá algumas dicas.

1°) Não monte fogueiras muito altas. Lembre-se que além da altura da fogueira em si, deve se esperar que as chamas sejam altas, além da altura de dispersão do calor, produto da queima que também provoca acidentes. Além do mais, fogueiras altas podem desabar durante a queima provocando graves acidentes;

2°) Não monte fogueiras próximo às linhas de energia elétrica, às árvores, a postos de combustíveis e a locais de concentração de público, como pontos de ônibus, por exemplo;

3°) Não jogue qualquer produto inflamável para acender a fogueira, pois esse é um tipo de queima não controlada. Pegue uma pequena lata, coloque dentro uma bucha ou estopa, encha com o combustível, preferencialmente diesel ou querosene, coloque um pouco de gasolina para facilitar o início da queima. A lata deve ficar no centro da fogueira, e, quando ateado o fogo, se dará o início da queima controlada da fogueira;

4°) Não permita que crianças soltem fogos dentro da fogueira. A explosão pode projetar produtos em chama contra as pessoas;

5°) Não brinque de pular a fogueira, pois isso pode custar sua saúde ou mesmo sua vida;

6°) Lembre-se que no dia seguinte à queima da fogueira as crianças costumam se queimar nas brasas vivas que ficam por baixo das cinzas. Todo cuidado é pouco.

7°) No caso de queimaduras, não colocar nenhum tipo de produto sobre o ferimento, nem estourar as bolhas que se formam sobre a pele atingida pela lesão. O correto é simples: lavar a área atingida com água corrente em abundância, cobri-la com um pano limpo e molhado e conduzir a vítima para o hospital.


sábado, 22 de junho de 2013

Entre altos e baixos, Brasil vence a Itália e garante o 1º lugar

Marcelo, com atuação temerária na defesa e decisiva no ataque, foi o destaque da partida; Fred fez dois gols

Por Marcos Sergio Silva, de Salvador 
Fred (esq.) comemora o quarto gol brasileiro, seu segundo na vitória de 4 x 2 sobre a Itália
Fred (esq.) comemora o quarto gol brasileiro, seu segundo na vitória de 4 x 2 sobre a Itália / Crédito: Kai Pfaffenbach/REUTERS
Não foi como nos últimos jogos. Primeiro a organização cortou o hino nacional pela metade, embora o baiano continuasse a entoá-lo mesmo sem acompanhamento. Embora o Brasil fizesse a blitzkrieg habitual – um termo alemão da Segunda Guerra Mundial para "ataque relâmpago", o gol não saiu. E a seleção demorou a entender como furaria a retranca da Itália.
E que retranca. Eram oito homens não deixando espaços para os três jogadores de frente do Brasil – Fred, Hulk e Neymar. Só esse último foi encaixotado pelo esquema do técnico Cesare Prandelli, que deixou quatro homens apenas para não lhe dar espaço. Conseguiu. Quem ficava atrás dessa linha (Oscar, Hernanes, Daniel Alves) não conseguia passar ou lançar para o povo da frente. Paulinho, lesionado, com o tornozelo esquerdo inchado, fez falta.
As poucas jogadas de frente sobraram para Marcelo. Mas a tarde do lateral não era das melhores: ele não conseguia acertar os cruzamentos. Fred continuou abaixo da média. Hulk, esforçado, não colaborou na frente e ainda falhou na marcação de Marchisio, que serviu para Balotelli, livre, desperdiçar.
Foi um primeiro tempo movimentado em termos de substituições. A Itália trocou Montolivo por Giaccherini e Abate, machucado, por Maggio. Aos 13 minutos, a preocupação: David Luiz, que era dúvida por causa da lesão no nariz sofrida no jogo contra o México, cai no chão, sentindo a coxa esquerda. Dante começa a se aquecer, mas só entraria aos  32 minutos.
Neymar seguia apagado. No único lance em que se encontrava livre de marcação, em uma roubada de bola, serviu Fred impedido. Depois, depois de toque de letra de Fred, avançou na área em chutou à direita do gol de Buffon. O menino da Vila ainda levou amarelo por entrada dura em Abate.
Aí entra em cena Dante, que, como já disse o técnico Gentil Cardoso, passou de besta para bestial em dois lances muito próximos. No primeiro, furou uma bola que por pouco não foi aproveitada por Fred. Depois, em cruzamento de Neymar cabeceado por Fred e defendido por Buffon, aproveitou o rebote para marcar o primeiro gol da seleção na partida – embora estivesse em posição irregular na hora do cabeceio do atacante tricolor.
O segundo tempo agravou problemas e qualidades. Marcelo parecia não acompanhar Maggio, o substituto de Abate. Por esse lado Giaccherini foi lançado para empatar aos 6 minutos, sem Thiago Silva e Hernanes pudessem cobrir. O lateral-esquero se redimiu em dois lances. No primeiro, fez boa jogada com Neymar, que foi derrubado na área. Cobrou perfeitamente e marcou, aos 10 minutos, sem chances para Buffon. Na sequência, encaixou um lançamento perfeito no melhor estilo Gerson para Fred, que fez o primeiro gol na Copa das Confederações.
Mas foram os buracos de Marcelo, novamente, que fizeram o Brasil tomar o segundo gol da Itália. A seleção italiana havia adiantado a marcação, o que encurralava o Brasil no campo de defesa. Aos 25 minutos, em escanteio cobrado por Candreva, Chielini concluiu: 3 x 2.
Para conter os buracos no lado de Marcelo, Felipão colocou Fernando. O gremista ficava entre os dois laterais, alternando com Luiz Gustavo. Maggio seguia dançando em cima de Marcelo e ainda acertou a trave em um cabeceio.
Mas, nesse dia de altos e baixos, foi Marcelo quem concluiu para o gol, e Fred, no rebote, fez  o quarto gol brasileiro. Um resultado que deixa uma pergunta: há vilões entre os vencedores?

FICHA TÉCNICA
ITÁLIA 2 X 4 BRASIL
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 22 de junho de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
Assistentes: Adbukhamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochakarov (Quirguistão)
Cartões amarelos: Marchisio (Itália); David Luiz, Neymar e Luiz Gustavo (Brasil)
Gols:
ITÁLIA: Giaccherini, aos cinco, e Chiellini, aos 26 minutos do segundo tempo
BRASIL: Dante, aos 46 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos dez, e Fred, aos 21 e aos 43 minutos do segundo tempo
ITÁLIA: Buffon; Abate (Maggio), Bonucci, Chiellini e De Sciglio; Montolivo (Giaccherini), Aquilani, Candreva, Marchisio e Diamanti (El Shaarawy); Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz (Dante) e Marcelo; Luiz Gustavo, Hernanes e Oscar; Hulk (Fernando), Fred e Neymar (Bernard). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Tradicional São João do conjunto Pica Pau em Santo Antonio-RN




sexta-feira, 21 de junho de 2013

Vai ter que bater o ponto



O secretário de Saúde do RN, Luiz Roberto Fonseca, reuniu diretores dos hospitais da região metropolitana de Natal, para definir a instalação, funcionamento e a manutenção do ponto eletrônico em todas as unidades da rede.
Ao todo serão 54 relógios espalhados nas unidades de saúde em o todo Rio Grande do Norte.
Atualmente, 25 delas já contam as máquinas e até o dia 28, serão 37 em  pleno funcionamento. Sendo concluído o processo de instalação de todas as máquinas no final de julho.
Cerca de 800 servidores lotados do nível central já utilizam o sistema de registro eletrônico sincronizado ao Sistema da Folha de Pagamento – ERGON.
Luiz Roberto reforçou  a importância desse instrumento de gestão e garantiu que serão respeitadas as especificidades de cada unidade, cabendo ao gestor direto a autonomia nesse cumprimento. Ele também se cadastrou.

Em meio aos protestos, mais esta: Ministros vão ganhar bolsa-copa

Dilma Rousseff assinou decreto na véspera de começar a Copa das Confederações (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
O governo vai pagar diárias de hotel de até R$ 1.162 para ministros que quiserem assistir nos estádios aos jogos da Copa das Confederações. O benefício foi chamado por oposicionistas de “Bolsa Copa” e já começou a ser questionado no Congresso Nacional.
O texto, assinado pela presidente Dilma Rousseff (PT), pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e pelo ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco, prevê que o governo federal pague diárias de até R$ 581 para ministros e servidores, e de R$ 406,70 para comandantes, oficiais e servidores das três Forças Armadas que se deslocarem aos jogos nos estádios. Esses valores são para viagens a Brasília, Manaus e Rio de Janeiro. No entanto, pelo artigo primeiro do decreto, o governo federal pode cobrir o dobro destes valores, alcançando então diárias de até R$ 1.162. São capitais-sedes da Copa das Confederações: Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Manaus, Rio e Belo Horizonte.
O benefício, que pode ser usado para bancar gastos com hotel, alimentação e translado, é previsto apesar de existirem bases militares com alojamentos do Exército e Aeronáutica em todas as sete capitais-sedes da Copa das Confederações. Os jogos acontecem entre os dias 14 deste mês a 2 de julho.
As comitivas ainda poderão viajar nos jatos da FAB (Força Aérea Brasileira), por prerrogativa dos cargos que possuem.
O Palácio do Planalto publicou em edição extra no Diário Oficial do dia 14 de junho, na véspera da abertura da Copa, o Decreto 8.028/13 com tabelas de gastos autorizados.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Juiz determina e polícia faz operação para fechar bordéis em Currais Novos

Casas foram interditadas após recentes casos de assaltos e violência.

Por Thyago Macedo
Foto: PM Jaime Júnior
O juiz Marcos Vinícius Pereira Junior, da Comarca de Currais Novos, determinou o fechamento de todos os bordéis daquela cidade. Com isso, na noite desta quarta-feira (19), a Polícia Civil realizou uma operação e interditou três casas, uma delas, o Bar da Iná, tinha aproximadamente 30 anos de funcionamento.
A ordem judicial teria sido emitida pelo juiz após alguns casos de violência nos estabelecimentos. Em abril deste ano, o próprio Bar da Iná havia sido alvo de assaltantes. Já no dia 16 deste mês de junho, outro assalto foi registrado, desta vez na Casa das Primas.
Neste caso, três dos ladrões foram detidos ainda durante a ocorrência e um deles teria sido espancado pelas mulheres que trabalham no estabelecimento. Diante desses casos, o juiz Marcus Vinícius expediu a ordem judicial para que as duas casas e mais uma terceira que funciona em Currais Novos fossem fechadas.
Raimundo Bezerra, chefe de investigação da Delegacia de Currais Novos, disse ao Portal BO que os policiais estiveram nos estabelecimentos, na noite desta quarta-feira e conduziram os proprietários até a DP, onde eles prestaram depoimento e foram liberados logo em seguida. A partir de agora, as casas estão proibidas de funcionar.

O clamor das ruas tira a PEC-37 da pauta de votação na Câmara



A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37, que limita o poder de investigação do Ministério Público, marcada para o próximo dia 26, foi adiada pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), por falta de acordo entre procuradores e delegados.
A PEC 37 também tem sido alvo dos protesto de manifestantes em várias cidades do país que pedem a rejeição da matéria. Ontem (19), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que pediria ao presidente da Câmara que adiasse a votação da proposta.
Isso porque as discussões do grupo de trabalho formado por representantes do Ministério da Justiça, do Ministério Público e das policias Civil e Federal para discutir a PEC terminaram sem consenso. Está marcado para a próxima terça-feira (25) uma nova reunião dos integrantes do grupo com o presidente da Câmara.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sete cidades reduzem preço das passagens de ônibus. Prefeito de Natal descarta revogação do reajuste


Com as manifestações em todo o país, pelo menos sete cidades vão reduzir as passagens do transporte público até o mês que vem: João Pessoa (PB), Recife (PE), Cuiabá (MT), Porto Alegre (RS) Pelotas (RS), Montes Claros (MG) e Foz do Iguaçu (PR). As reduções vão de R$ 0,05 a R$ 0,15 no valor das tarifas. Os governantes utilizarão reduções nos impostos para baixar os valores.

Em Pernambuco, Eduardo Campos reduziu o preço da passagem de ônibus no Grande Recife. A redução será R$ 0,10 para todos os anéis - categorias em que são divididas as linhas de ônibus. Os novos preços começarão a valer no próximo dia 20. Os valores atuais variam de R$ 1,50 a R$ 3,35.

Em João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo anunciou a redução de R$ 0,10 na tarifa de ônibus na capital paraibana. O valor passará de R$ 2,30 para R$ 2,20 a partir do dia 1º de julho.

Cuiabá vai reduzir em R$ 0,10 a tarifa do transporte coletivo. O novo valor, R$ 2,85, passará a valer a partir da meia-noite de quarta-feira (19).

Em Pelotas haverá redução de R$ 0,15 e o novo valor R$ 2,60. A redução ocorreu por meio de decreto assinado pelo prefeito, Eduardo Leite.

O prefeito de Montes Claros, Ruy Muniz, tomou a decisão de reduzir a tarifa em R$ 0,10. A partir de domingo (23), a redução passa a valer na cidade e a passagem passará de R$ 2,40 para R$ 2,30.

Nas cinco cidades, a redução foi possível devido à Medida Provisória (MP) 617, de 31 de maio de 2013, do governo federal, que zera o Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a receita da prestação de serviços de transporte coletivo de passageiros.

Já em Porto Alegre, o prefeito José Fortunati, disse que vai enviar à Câmara Municipal um projeto de lei para reduzir a tarifa para R$ 2,80. A tarifa na capital gaúcha era R$ 3,05 e atualmente está fixada em R$ 2,85 por decisão liminar da Justiça.

O projeto é para isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e será encaminhado em regime de urgência. Além disso, Fortunati informou que vai apresentar ao governador do estado, Tarso Genro, um pedido de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel do transporte coletivo para de reduzir ainda mais a tarifa. O prefeito também vai aplicar a isenção do PIS/Pasep e Cofins prevista na MP 617.

A redução em Foz do Iguaçu será R$ 0,05, segundo publicação no portal da prefeitura. Na última sexta-feira (18), prefeito Reni Pereira, anunciou durante a visita do governador Beto Richa (PSDB) à cidade o novo preço da passagem, que passa a valer ainda esta semana. Para o passageiro que usa o cartão eletrônico e que atualmente paga R$ 2,60, vai gastar R$ 2,55. Já para quem paga a tarifa com dinheiro, o valor será rebaixado de R$ 2,90 para R$ 2,85.

A redução na cidade se deve a isenção da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel, anunciada pelo governo do estado em maio. Também serão contabilizadas as reduções das alíquotas previstas na MP 617.
 
Em Natal na tarde de hoje o prefeito Carlos Eduardo permanece inflexível e garante que não irá revogar  o reajuste da tarifa de ônibus.

Mulher dorme com corpo do marido após matá-lo e decepar sua genitália


Uma mulher matou o marido a facadas, decepou o pênis dele e dormiu ao lado corpo durante 19 dias em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. 

Luzinete Silva de Paula, de 50 anos foi presa nesta segunda-feira (17) pela 58ª Delegacia de Polícia. 

Quando levada para a delegacia a acusada chorou e confessou o crime e disse estar arrependida. Alegou que teve uma crise de ciúmes e, por isso, assassinou Antônio Joaquim de Carvalho, de 78 anos, no dia 28 de maio. 

Segundo informações do Portal Extra, os policiais chegaram até Luzinete depois de receberem uma denúncia de vizinhos. Eles sentiram um forte cheiro saindo da residência onde o casal morava. Na cama, eles encontraram o corpo de Antônio, em avançado estado de decomposição. Ao lado, um colchonete onde a acusada dormia. 

Segundo policiais da 58ª DP, Luzinete passará por avaliação psicológica. Os agentes disseram ainda que ela já foi presa por roubo, furto e uso de drogas.
Fonte: Combate Policial via Jair Sampaio

Líder da quadrilha que sequestrou Fabinho Porcino é preso no Macapá

José Wilson Trajano tem mandado de prisão expedido pela Justiça do RN.

Por Thyago Macedo
Foto: Reprodução / Sergio Costa
José Wilson Trajano de Freitas, apontado pela Polícia Civil como líder da quadrilha responsável pelo sequestro do empresário Fabinho Porcino, foi preso nesta quarta-feira (19), no Macapá, no Amapá. De acordo com a delegada Sheila Freitas, da Divisão de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), a prisão foi fruto de um trabalho integrado entre as polícias.
“Desde que o jovem foi sequestrado a gente vinha trabalhando em parceria com a Polícia Civil do Ceará e também com a Polícia Federal. Após o resgate, esse trabalho continuou e nós passamos a entrar em contato com as polícias de vários estados brasileiros, até que obtivemos sucesso da prisão”.
José Wilson Trajano tem mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio Grande do Norte. Sheila Freitas informou ao Portal BO que, com isso, ele deverá ser trazido para cá. Porém, ainda não se sabe como e quando isso será feito.

O líder da quadrilha que sequestrou Fabinho Porcino, ainda de acordo com Sheila Freitas, é remanescente do bando de Valderário Carneiro. Ele já esteve preso várias vezes por crimes como homicídios e também é acusado de roubo de cargas no Nordeste, sendo considerado um criminoso de alta periculosidade.
Por ser bastante atuante há vários anos, a polícia acredita que José Wilson tenha conhecidos criminosos em vários estados brasileiros.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RN SE INSTALA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO

As atividades da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte acontecem, nesta quarta-feira (19) no município de Santo Antônio. Durante sessão solene de instalação do Legislativo, que acontece na Câmara de Vereadores da cidade, o presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta (PMN) falou da importância da interação entre o Poder Legislativo e a população. “Muitas pessoas que moram fora de Natal têm dificuldade para se deslocar e acompanhar as atividades da Assembleia no plenário da Casa. Por isso é tão importante esse projeto, pois aproximamos as atividades do Parlamento ao povo de várias regiões do RN”, declarou.
O vereador Gesiel Francisco Gomes, que é presidente da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio falou da satisfação em receber os deputados na cidade e desejou que o Legislativo Estadual possa se instalar em outros municípios da região, afim de oferecer à população a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. “Estamos honrados com a presença de todos em nossa cidade. Diante de vários municípios, estamos felizes pela escolha. Mas espero que outras prefeituras vizinhas possam receber esse projeto e sejam beneficiadas pelas ações da Assembleia Legislativa”, afirmou o vereador.
Para o prefeito de Santo Antônio, Luiz Franco Ribeiro, a instalação do Parlamento Estadual no município é um momento de alegria para todos da região. O gestor aproveitou a ocasião para fazer pedidos de apoio aos deputados no intuito de fortalecer a cidade. Além disso, Luiz Ribeiro agradeceu a presença da Assembleia Cidadã, que fica instalada em Santo Antônio por dois dias. “É uma grande oportunidade para nossa população tirar documentos, pois muita gente tinha que fazer isso em Natal. Além disso, o projeto oferece muitos serviços médicos, de lazer, entre outros. Estamos felizes e honrados com a presença. Só temos que agradecer”, declarou. 

Assembleia Legislativa se instala em Santo Antônio


Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte irão transferir a sede do Parlamento para a cidade de Santo Antônio, na Região Agreste, hoje, dia 19. A sessão de instalação está marcada às 10h. Serão realizados debates e votações sobre as demandas da região. Em paralelo ocorre o projeto Assembleia Cidadã. A estrutura para a 16ª edição está montada na Av. Lindolfo Gomes Vidal, centro do município de Santo Antônio. Hoje e amanhã, dias 19 e 20, os moradores da cidade e da região serão contemplados com inúmeros serviços gratuitos oferecidos pelo projeto em parceria com diversas instituições do estado.
“Para esta edição da Assembleia Cidadã levaremos três novos serviços para a comunidade santo-antoniense: a especialidade médica de ortopedia, a oficina de leitura e contação de histórias e a palestra educativa de conscientização sobre cuidados com animais domésticos. A Assembleia Cidadã cresce e se aperfeiçoa a cada dia para trazer mais conhecimento e benefícios sociais aos cidadãos norte-rio-grandenses”, explica a coordenadora do projeto Magaly Cristina.
Os demais serviços oferecidos em Santo Antônio são:
 
1. AÇÃO SOCIAL
 
·   OFICINA DE SABONETES ARTESANAIS E PLANTAS MEDICINAIS;
·   OFICINA DE SABÃO ECOLÓGICO;
·   OFICINA DE DESINFETANTE E AMACIANTE ARTESANAL;
·   OFICINA DE BISCUIT;
·   1ª VIA DA CÉDULA DE IDENTIDADE A PARTIR DOS 08 ANOS DE IDADE
 (Levar: 2 fotos 3x4, original do registro de nascimento ou fotocópia autenticada);
·   CARTEIRA DE TRABALHO A PARTIR DOS 14 ANOS (Levar: duas fotos 3x4, original do registro de nascimento ou carteira de identidade);
·                           CPF;
·   CORTE DE CABELO (Parceria com SENAC).
 
2.  SAÚDE
·   SAÚDE BUCAL – Orientação, Higiene Bucal e Aplicação de Flúor;
·   SAÚDE INFANTIL (atendimento médico – zero a doze anos);
·   DERMATOLOGIA;
·   ORTOPEDIA;
·   MASTOLOGIA;
·   CLÍNICA GERAL / DIABETES E HIPERTENSÃO (Adulto).
 
3. EDUCAÇÃO
·       RECREAÇÃO – Atendimento ao público infantil, distribuição de revistas educativas e lápis para colorir, sorteio de brinquedos, animadores;
·       BRINQUEDOS ARMADOS;
·       OFICINA DE BRINQUEDOS POPULARES (estudantes e professores);
·       OFICINA DE PREVENÇÃO DE DROGAS – PROERD (estudantes).
·       OFICINA DE EDUCAÇÃO PARA SAÚDE;
·       OFICINA DE RECICLAGEM (estudantes e professores);
·       OFICINA DE LEITURA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS;
·       ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE CUIDADOS COM ANIMAIS DOMÉSTICOS;
·       LAZER PARA 3ª IDADE;
·       APRESENTAÇÕES CULTURAIS.  

terça-feira, 18 de junho de 2013

Empresa IM vai executar a obra do pró-transporte na zona norte de Natal




Mais perto de concretizar o sonho da Zona Norte, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, encerra o processo licitatório que tem como objetivo implantar o Pró-transporte em Natal, publicando nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Estado, a classificação da empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.
Obra de grande relevância para a mobilidade da Zona Norte de Natal, o Pró-transporte é aguardado há cerca de 7 anos por moradores e comerciantes da região, e agora, após dar andamento às etapas burocráticas necessárias, o Governo Rosalba Ciarlini irá homologar em até 5 dias úteis o resultado desta importante licitação. Com isso, a SIN encaminha a documentação para a Caixa Econômica Federal, que em um prazo de até 20 dias autoriza o repasse financeiro, possibilitando a secretaria expedir a ordem de serviço. A expectativa é que as obras sejam iniciadas até Agosto deste ano.
Para o Pró-transporte o investimento é de R$ 88.221.480,67, com recursos já assegurados, garantindo assim o andamento dos serviços sem que hajam impasses da ordem financeira. Após iniciadas as obras, o prazo da execução de todo o projeto é de 24 meses.
A obra consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla. O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na Av. Tomaz Landim, percorrendo a Av. das Fronteiras, a Av. Rio Doce e a Av. Tocantínea, até o entroncamento com a Av. Moema Tinoco. O segundo grande eixo, chamado de Eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão, até o encontro com a Av. João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.
Além da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está relacionado a mobilidade de pedestres e da valorização do transporte público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais da obra, e tem o objetivo de dar fluidez ao transporte coletivo, além de contar com 108 novos abrigos de ônibus; Outro benefício aguardado pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de cerca de 11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção; Padronização de passeios públicos é outro traço da obra, que vão dar segurança e comodidade ao simples ato de ir-e-vir, que muitas vezes é dificultado com as irregularidades encontradas nas calçadas.
A obra do Pró-transporte é do Governo do Estado, com o apoio do Governo Federal, fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, e executada pela empresa IM Comércio e Terraplenagem LTDA.

Fonte: Ascom/RN

Preso suspeito de matar arquiteto em João Câmara

Willame Albano foi localizado em Passa e Fica e teria confessado o crime para a polícia.

Por Thyago Macedo
Foto: Cedida / Blog Regional Online
Uma ação conjunta da Delegacia de Captura da Polícia Civil, sob o comando do delegado Ben-Hur Cirino, e da Polícia Militar, sob o comando do major Josimário, resultou na prisão de um dos suspeitos da morte do arquiteto Petronyo Ulisses da Costa, de 27 anos. O jovem, identificado como Willame Albano da Silva, de 22 anos, foi preso em Passa e Fica.
A prisão foi realizada nesta segunda-feira (17) e, de acordo com informações repassadas para o Portal BO, os policiais teriam chegado até o suspeito após rastrear o celular da vítima, que ainda estava em poder do criminoso. Willame Albano estava escondido em um assentamento e ainda tentou fugir ao ver a polícia, mas foi capturado.
Ele tem mandado de prisão decretado e era considerado foragido. Além de Williame, um segundo envolvido, identificado apenas como Elivanaldo, também teria sido preso, mas essa informação ainda não foi confirmada pela polícia.

Depois de preso, ainda de acordo com o que foi repassada pela polícia, o jovem Willame Albano teria confessado o assassinato de Petronyo Costa. Ele declarou, inclusive, que teria usado uma toalha para sufocar a vítima. Willame já era conhecido da polícia por ter sido preso em outra oportunidade com drogas.
Petronyo Ulisses da Costa desapareceu na noite de 4 de junho e o corpo dele só foi encontrado no dia 7 de junho, jogado em uma lagoa, em um distrito entre os municípios de João Câmara e Poço Branco. O crime causou bastante comoção e revolta na população de João Câmara.

sábado, 15 de junho de 2013

Dilma é vaiada na abertura da Copa das Confederações

BRENO COSTA

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada por milhares de torcedores, por três vezes, antes do início da partida entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações, no Mané Garrincha, estádio em que o governo do Distrito Federal gastou pouco mais de R$ 1,2 bilhão.
Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao seu lado e que também foi vaiado, ficaram visivelmente constrangidos.
Blatter chegou, inclusive, a explicitar esse incômodo, quando, ao discursar, perguntou para a torcida: "Onde está o respeito, onde está o fair play?". Foi novamente vaiado.
O primeiro apupo da torcida a Dilma veio quando o nome da presidente foi anunciado pelo sistema de som do estádio, antes da execução dos hinos nacionais de Brasil e Japão.
Depois, quando foi mencionada por Blatter em sua rápida fala, novas vaias. As últimas vieram quando a própria Dilma Rousseff começou a falar ao microfone para declarar oficialmente aberta a Copa das Confederações. Nessa última, parte da torcida passou a aplaudir a presidente.
Segundos antes de ser anunciada pelo sistema de som do estádio, e receber as primeiras vaias, ela foi bem acolhida pela torcida posicionada exatamente abaixo de seu camarote.

-Por Folha de São Paulo

PM acusado de matar advogada a pauladas em motel de Santo Antônio começa a ser julgado

Corpo de advogada foi enterrado nesta sexta (Foto: Anderson Barbosa/G1)O juiz Ederson Solano Batista de Morais, titular da Vara Única da Comarca de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte , marcou para o dia 17 de julho o início do processo de julgamento do soldado da Polícia Militar Gleyson Alex de Araújo Galvão, acusado de matar a pauladas a advogada Vanessa Ricarda de Medeiros, de 37 anos. O crime aconteceu na noite de 14 de fevereiro deste ano dentro de um motel na cidade de Santo Antônio, a 70 quilômetros de Natal. Durante a audiência serão ouvidas as testemunhas de defesa e acusação e, caso não haja pedido de novas diligências por qualquer das partes, o magistrado poderá interrogar o réu e já proferir sentença, decidindo se o PM vai ou não à júri popular.


A audiência de instrução e julgamento, segundo informa o site do TJ do RN, está agendada para ter início às 9h, na sala de audiência do Fórum Desembargador José Humberto de Azevedo Barbalho, que fica na rua Ana de Pontes, Centro de Santo Antônio


Gleyson, que está preso desde a noite do assassinato, foi indiciado por homicídio triplamente qualificado (motivo fútil, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima).

A História de Santo Antônio/RN virando poeira.

Antigos armazéns de Algodão( Eram três, agora só dois)

É  triste saber que todo o patrimônio do início do século passado da Cidade de Santo Antônio tá sumindo despercebido pela maioria das pessoas.
Para a demolição brutal de casas quase centenárias usam de atitudes mesquinhas e sem escrúpulos quase beirando a ignorância e que, em continuando assim, seguem-se as desastrosas e mesquinhas demolições das antigas casas; símbolos da  paisagem singular da Avenida Lindolfo Gomes Vidal (antiga Dr. Pedro Velho)entre outras. Casas com senhoras nas janelas, perdidas em orações. E quem passa pelas ruas, assim como eu, não deixa de espiar de longe, através das janelas abertas, as mobílias antigas esverdeadas em zinabre, quadros amarelados nas paredes com semblantes severos de alguém que outrora mostrava a sua arrogância.  Tudo na iminência de vir a ser demolido para dar espaço a novas edificações e que, definitivamente, apagam para sempre a memória de nossa Cidade.
Um grande exemplo a ser seguido é o do Ex. Prefeito Dr. Gilson que adquiriu uma casa com arquitetura bem antiga e que resistiu a tentações de reformas que modernizassem o seu projeto original de  meados do século 19. A sua trajetória de vida está ligada a preservação da História.
Infelizmente a cidade perdeu muito de suas referências históricas para dar lugar a empreendimentos imobiliários, escritórios, lojas, ou simplesmente demolir para construir outra nova. O que poderia ser feito em qualquer outro local e assim, não precisaria demolir a história de nossa Cidade.


Resta ainda um pouco das belíssimas casas, já que a grande maioria foi abaixo.
E se não for aprovada uma Lei que preserve o pouco que ainda resta de nossa cultura do início do século passado, certamente pela voracidade modernista, sua destruição está com os dias contados.
Sem contar o caos que ficará nas cabeças nostálgicas de muita gente da nossa Cidade. 

Veja o que ainda resta daquele tempo!