sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Fábio Faria assume presidência da Câmara dos Deputados


 Fábio Faria será mais um potiguar a assumir a Câmara Federal (Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)
 
Durante o carnaval, a Câmara Federal será presidida pelo deputado Fábio Faria (PSD). O 2º vice presidente assumirá por cinco dias a presidência. O titular do cargo, o potiguar Henrique Alves (PMDB) viajará para Miami.
Ocupará a cadeira de presidente da Câmara por 24 horas o 1º vice, André Vargas (PT/PR) que viaja na sexta-feira (28) para o exterior. Dessa forma, a presidência é assumida pelo 2º vice Fábio Faria por cinco dias, quando Henrique volta ao Brasil.
Como não haverá sessões, o presidente interino da Câmara passará o carnaval no Rio Grande do Norte. Qualquer assunto urgente, Fábio será acionado.

TSE define as regras das eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou ontem (27) três resoluções com novas regras para as eleições de outubro. As normas alteraram algumas regras de propaganda eleitoral, registro de candidaturas e arrecadação para as campanhas eleitorais.
As medidas foram apresentadas pelo ministro Dias Toffoli, com objetivo de disciplinar as regras para as eleições deste ano.
Os ministros decidiram proibir que  candidatos usem serviços de telemarketing para pedir votos aos eleitores.  Com as novas regras, também será obrigatório que a propaganda eleitoral e os debates na TV sejam transmitidos com legenda ou na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para facilitar a compreensão por pessoas com deficiência.
Com as novas regras, os candidatos não poderão ser identificados por nome relacionados a autarquias ou órgãos públicos, como “Fulano do INSS”, por exemplo. Também ficou definido que os partidos só podem substituir seus candidatos 20 dias antes da eleição. Antes da decisão,  o prazo era de 24 horas antes do pleito.
Sobre financiamento, o TSE reafirmou que o candidato só pode financiar sua campanha com recursos próprios com até 50% do próprio patrimônio. No ano passado, ao aprovar outras regras, o TSE decidiu que o voto em trânsito passará a valer nas eleições deste ano nas cidades com mais de 200 mil eleitores. No último pleito, o eleitor podia votar em trânsito apenas nas capitais.
* Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Professores de Santo Antônio/RN em defesa do FUNDEB

Aconteceu nesta quarta feira(26.02), no Grêmio Lítero Recreativo de Santo Antônio-RN uma reunião com professores municipais para debater o tema Análises das Finanças do Fundeb e o papel do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Santo Antônio/RN. Estiveram presentes os vereadores: Goreth Orrico, Audy Acciole, Nélio de Cornélio, Paulo César e Lucinha, conselheiro Sessé, além dos  blogueiros Dedé Camilo e Claudianor Bento, Vereadora da cidade de Passagem (Solange Maia), coordenador do SINTE (Prof. Antonio Duarte) e outras pessoas interessadas na transparência pública.

A reunião teve como enfoque principal e falta de prestação de contas do FUNDEB aos membros do Conselho Municipal do FUNDEB que até a presente data não receberam nenhuma prestação de contas do ano de 2013.

Segundo a professora e vereadora Goreth Orrico "a lei está sendo descumprida e o papel do conselho está sendo deixado de ser cumprido, pois é dever que os membros do conselho tenham as prestações de contas disponibilizadas, infelizmente isso não está ocorrendo fato vergonhoso e que deixa dúvidas de qual a razão dessa prestações não estarem a disposição do conselho municipal". Disse.

Após a fala dos vereadores, coordenador do SINTE, conselheiro Sessé e de alguns professores presentes na reunião foi feito uma proposta e em seguida submetida ao processo de votação sendo aprovada por unanimidade dos presentes. O encaminhamento feito e aprovado pelos professores que diante da falta do diálogo entre os conselheiros e a secretaria municipal de educação que não cumpre a Lei que institui o FUNDEB não resta outra opção a não ser levar conhecimento ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias em cumprir a lei.

A professora Goreth Orrico e o  coordenador do SINTE ficaram responsáveis de oficializar a denúncia junto ao Ministério Público.

Vamos aguardar e ver os próximos capítulos dessa situação. Quem viver verá!



Nota: Segundo a professora e vereadora Goreth Orrico(nas redes sociais), o presidente da câmara municipal baixou uma portaria suspendendo a audiência, que seria realizada no plenário da Câmara Municipal, e a opção foi usar as instalações impróprias para a importante reunião, as do grêmio lítero recreativo (o popular clube de Santo Antônio).

Acusado de já ter disparado contra Major da PM é preso com drogas, arma e munições em Santo Antônio

Uma ação realizada nesta quarta-feira (26) por uma equipe policial de Santo Antônio, por volta das 11h30, no Bairro do Carmo, sob o comando do Tenente Vinício, prendeu Rafael Santiago de Souza Silva, mais conhecido como Rafael de Lúcia, com drogas, arma e munições.
Seus antecedentes criminais já demonstram a periculosidade do indivíduo em que constam homicídios, tentativas, assaltos, ameaça, tráfico de drogas.
No ano de 2013, ele foi preso em Rio Tinto por estar envolvido em um assalto, cumprindo 8 meses de cadeia.
Quando era menor de idade o acusado atingiu um Major da PM em Natal-RN com disparos de arma de fogo, em um de seus assaltos, cumprindo sua sentença no CEDUC de Mossoró-RN. Ultimamente estava sendo investigado por envolvimento em homicídios, tentativas de homicídio e tráfico de drogas.

osamigosdaonca

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Desfile das kengas: domingo de folia com muita energia em Redenção


 

O domingo de Carnaval em Redenção é conhecido como o dia mais irreverente da folia em nosso município. Tudo isso por conta das “Kengas”, elas empolgam o público com suas fantasias e performances no Centro do distrito de Redenção em Santo Antônio-RN.

O concurso da kenga mais bonita de Redenção contará com a participação de varias concorrentes e não faltará criatividade e irreverência na disputa, a comissão julgadora como em todos os anos terá bastante trabalho para avaliar a melhor Kenga deste ano de 2014.


O desfile está marcado para este domingo (02.03), as 10:00hs da manhã após o tradicional jogo das Kengas no centro de redenção, o bloco O Coco é Seco, contará como sempre com a presença do vereador Audy Acciole que todos os anos prestigia esse que é o evento carnavalesco mais comentado e alegre da terra da onça.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

pela primeira vez!!!!!

Fátima diz que conversar com o PMDB foram descartadas unilateralmente

A deputada federal Fátima Bezerra (PT), em nota à imprensa, afirma que os entendimentos com o PMDB, iniciados em 2013, foram descartados unilateralmente pelos Alves.
A parlamentar, que reafirma o projeto de disputar o Senado Federal, diz na nota que o PMDB fez opção pelo PSB da ex-governadora Wilma de Faria, também pré-candidata ao Senado.
Leia a nota:
“Nas últimas horas alguns blogueiros do estado ao divulgarem a reunião entre o PT e o PSD, na qual avançamos na construção de uma aliança política para as eleições 2014, avançaram em suas análises e/ou interpretações de notícias e terminaram por acrescentarem que nós ainda nutriríamos a esperança de apoio do PMDB ao nosso projeto de disputa para o senado ou que esperávamos da parte da ex-governadora Wilma de Faria, a retomada de seu projeto de disputa pelo governo. Sobre isso, temos a esclarecer:
1)   Realmente avançamos na construção da aliança na reunião do PT com o PSD e a partir de agora entramos numa fase de agendas com encontros, visitas, reuniões programáticas e busca de outros parceiros. Nesse sentido, o Diretório Municipal de Natal já aprovou resolução de apoio à candidatura de Robinson Faria a governador e o Diretório Estadual deverá seguir a mesma direção;
2)   Quanto ao PMDB, entendemos que as conversas que ocorreram durante o ano de 2013, no sentido de uma composição onde o PT indicaria o nome para o senado e o PMDB o nome para o governo que tinha como objetivo fortalecer o projeto nacional da chapa Dilma/Temer, foram descartadas unilateralmente por parte do PMDB, uma vez que as informações que recebemos dão conta de um avançado estágio na composição com o PSB, com este indicando a vaga em disputa para o senado;
3)   Também foi divulgada uma “reunião” que eu teria com o Presidente da Câmara e do PMDB/RN, deputado Henrique Eduardo, e o ministro Garibaldi Filho. Na verdade, na semana passada o deputado Henrique me convidou para tomarmos um café na manhã de hoje (terça-feira, 25/02), mas ontem aconteceram dois imprevistos, tanto da minha agenda quanto da dele, inviabilizando o compromisso;
4)   Quanto às especulações de aliança com o PSB disputando o governo em composição com o PT para o senado, entendemos que é natural que as bases de ambos os partidos nutram esperanças nesse sentido, afinal PT e PSB foram aliados nacionalmente desde a primeira campanha do presidente Lula em 1989 e aqui no estado, desde os segundos turnos de 2002 e 2004 (governo do estado e prefeitura de Natal) e aliados de primeira hora em 2006, 2008 e 2010.  Porém, o que se desenha para 2014 é uma disputa entre PT e PSB, tanto nacional quanto local, com candidaturas para a presidência da república e para o senado respectivamente.
Feitos os esclarecimentos, quero deixar claro que defendemos que nós, PT e PSD, agora em bloco, continuemos a fazer conversas com os demais partidos políticos, à exceção do DEM e PSDB por entendermos que esses são os principais adversários no nosso projeto de desenvolvimento e justiça social que vem sendo implantado no país desde os governos do presidente Lula e da presidenta Dilma, além de lideranças empresariais e do movimento social.
Essas conversas têm como objetivo a construção de um projeto para o Rio Grande do Norte que tenha consonância com o governo da presidenta Dilma, que não é meu nem do vice-governador Robinson Faria, mas que deverá recuperar o estado desses caos administrativo e político implanta pelo Democratas e seus parceiros.
Da parte do PT, consolida-se a disposição de disputar a vaga do senado, ampliar o espaço na assembléia Legislativa mantendo a vaga Câmara Federal. A determinação é prosseguir na construção de uma frente verdadeiramente popular, com vistas às eleições de 2014.

Deputada Fátima Bezerra – PT/RN”

A filha e a mulher viram tudo', diz assessor de vereador morto no RN


Vereador Demantiuer Rocha de Souza (PC do B) (Foto: Arquivo Pessoal)Criança de três anos estava na porta de casa, na praia de Santa Rita.
Vereador de Extremoz, Rocha de Souza (PC do B) foi morto nesta segunda.

   


Rafael Barbosa Do G1 RN

O vereador de Extremoz Demantiuer Rocha de Souza (PC do B), assassinado na noite desta terça-feira (24) após sofrer uma assalto em uma casa de praia de Santa Rita, no litoral Norte do RN, foi baleado na frente da filha, que tem três anos de idade, e da mulher dele. A informação é de Júnior Honório, assessor do vereador. Rocha de Souza levou um tiro na altura do peito e ainda foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital. A polícia ainda não tem pistas dos criminosos. Apenas o carro do vereador, levado no assalto, foi encontrado na manhã desta terça (25).
O assessor revelou ao G1 que estava com o vereador no momento do crime. "A filha e a mulher dele viram tudo", afirmou. Júnior Honório disse também que estava dentro do carro do vereador, ao lado dele, de uma secretária e de um amigo da família quando os assaltantes se aproximaram. “Estávamos abrindo o portão quando eles entraram. Eu consegui ver três homens”, lembrou o assessor. Ele conta que a mulher e a filha de Demantiuer Rocha estavam na porta de casa, que dá para a garagem, de onde saía o carro.
Carro de vereador morto no RN foi encontrado no litoral Norte do estado (Foto: Larisse de Souza/Inter TV Cabugi)Ainda segundo o assessor, os homens anunciaram o assalto e ordenaram que todos descessem do automóvel. “Depois disso eu só escutei o disparo”, relatou. O grupo fugiu no Fox depois de fazer um arrastão na residência. “Levaram, televisores de LCD, joias e vários outros pertences”, informou Honório.
O velório de Demantiuer Rocha está sendo realizado na manhã desta terça, em Extremoz, e o corpo será enterrado às 16h no Cemitério do bairro de Igapó, na zona Norte de Natal.
O crime está sendo investigado pelo delegado Sérgio Freitas, titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade.
Carro do vereador foi encontrado na Redinha,
O carro do vereador, o Fox de cor branca, foi encontrado pela Polícia Militar na manhã desta terça próximo ao rio Doce, na praia da Redinha, zona Norte de Natal. Segundo o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão da PM, os policiais que acharam o veículo confirmaram que havia pertences dentro do veículo, objetos que podem ser os que foram roubados durante o assalto na casa de praia. "O veículo será encaminhado para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep)", acrescentou o major.

Bloco do Zé Fubica abrirá o Carnaval de Santo Antonio

Mais uma vez, o tradicional bloco do Zé Pereira, agora chamado de Zé Fubica, em homenagem a um dos maiores foliões da terra da onça´(seu Fubica), abrirá nesta sexta-feira dia 28 o reinado de Momo em nossa cidade. 
A animação será da orquestra de frevo de Santo Antonio e a fantasia fica por conta da criatividade de cada um. O Zé Fubica está sendo criado este ano mais contará com a alegria dos anos anteriores como Zé Pereira.

 
A saída do bloco está prevista para às 23:00 horas do Recantu's bar próximo a antiga rua da pedra.

Os seus coordenadores, seu Paulino do INSS e Leví Mascena, esperam a participação de um bom número de foliões, para participar do tradicional bloco carnavalesco santoantoniense.

(Na foto seu Fubica)

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Salto da onça - de vila a cidade. Você que ainda não adquiriu ainda pode ter um exemplar dessa relíquia da história de nossa cidade




Vamos valorizar os filhos da terra e, com essa atitude, mostraremos que a nossa cidade tem cultura! E sem contar que é a história da nossa cidade que você pode guardar na sua estante.

Com a palavra, o escritor e poeta Gélson Luís Pessoa:

Obrigado a todos que compareceram no lançamento do meu livro no dia 15 de fevereiro e quem não comprou o livro e quiser comprá-lo, o livro Salto da Onça, de Vila a Cidade está sendo vendido no Bazar Antique Shop de Audy Acciole ao lado do INSS, em Raminho Serigrafia na Rua da Pedra e no Restaurante Continental do amigo Antônio Dutra que fica no centro de Santo Antônio. Valor do Livro: 50,00 reais.


Abraços a todos,

Gélson Luís Pessoa.

Roberto Jefferson, delator do mensalão, é preso no Rio de Janeiro

STF enviou mandado de prisão para a Polícia Federal no fim da manhã.

Ex-deputado deve ser conduzido para superintendência da PF no Rio.

Do G1, em Brasília
Viatura da Polícia Federal à espera de Roberto Jefferson na tarde desta segunda-feira (Foto: Leonardo Lourenço/TV Rio Sul)Carro da Polícia Federal à espera de Roberto
Jefferson na tarde desta segunda-feira
(Foto: Leonardo Lourenço/TV Rio Sul)

A Polícia Federal informou nesta segunda-feira (24) que o ex-deputado e delator do mensalão, Roberto Jefferson, foi preso. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia determinado a prisão na sexta-feira (21), mas a polícia ainda aguardava receber o mandado com a ordem, o que ocorreu no fim da manhã desta segunda.
A PF informou por meio de sua conta no microblog Twitter que recebeu do STF o mandado de prisão. Também pelo Twitter a PF disse que Jefferson se apresentou a policiais federais em sua casa, na cidade de Levy Gasparian, no sul do Rio. Até a última atualização desta reportagem, Jefferson ainda não tinha deixado a sua casa. Ele deve ser levado pelos agentes para uma superintendência da PF no Rio.

Jefferson foi condenado no processo do mensalão a  7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele mora em Levy Gasparian, no interior do estado Rio, e deve ser levado para a superintendência da Polícia Federal na capital do estado.

Ao longo do fim de semana, agentes da polícia federal fizeram plantão em frente à casa de Jefferson. O ex-deputado chegou a oferecer a impressora para os agentes caso precisassem imprimir o mandado de prisão. No domingo (23) pela manhã, Jefferson saiu para um passeio de moto, que durou cerca de três horas e meia. Ao voltar para casa, ele disse aos jornalistas que estava "desfrutando" os últimos momentos de liberdade.

Santo Antonio-RN, Audiência Pública FUNDEB


Católicos esbanjam animação e louvam a Deus no 2º 'Carnaval com Cristo' de Santo Antônio



Centenas de católicos foram às ruas de Santo Antônio na tarde deste domingo (23) para louvar a Deus no 2º Ecri Folia. O bloco da família organizado pela paróquia Nossa Senhora da Conceição e pelos movimentos da igreja católica reuniu jovens e adultos que esbanjaram alegria, animação e muita fé em ritmo de carnaval durante todo o percurso. 

Os foliões de cristo saíram da Praça em frente à quadra do Conjunto Pica-Pau e percorreram as principais ruas da cidade louvando o nome do Senhor até a Igreja Matriz.

O evento católico inspirado no carnaval foi considerado um sucesso pela organização no seu segundo ano consecutivo.  




sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Santo Antonio/RN Dupla é presa portando droga

Fonte http://dedecamilosantoantonio.blogspot.com.br
A Polícia Militar de Santo Antonio  prendeu na tarde desta sexta-feira (21) uma dupla, que portava  uma certa quantidade de droga. O  pelotão de Santo Antonio trabalha sobre comando do Tenente Vinícius.  A ocorrência começou quando a PM, recebeu a ligação de um adolescente conhecido por Gago de Eronildes Góis, dizendo ter sofrido uma agressão por coronhada de arma de fogo. Em seguida saíram em diligência o Tenente Everton Vinicius, Sgt. L. Silva, Cb Florêncio e Sd M. Silva
Ao chegar à residência do acusado, na baixada, bairro conhecido popularmente na região próxima ao CAIC, o tenente recebeu informações que existiam drogas.
 Em vistoria na residência do acusado, os policias encontraram 01 tablete grande de Maconha, 08 tabletes médio de maconha, 40 trouxas de maconha, 01 pedra de crak, várias sacola pequenas para armazenamento da droga, 06 cartuchos de balas calibre 38 deflagradas e 01 munição calibre 38 intacta. O tenente fez os procedimentos legais, atuando em flagrante o casal  Gleison e Aline e os encaminhado à policia Civil.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA VAGA DE ESTÁGIÁRIO CARTÓRIO ELEITORAL DE SANTO ANTONIO




Estudantes do ensino médio regularmente matriculados na rede pública de ensino do município da 13ª ZE (Santo Antonio, Jundiá, Serrinha, Passagem e Lagoa de Pedra), maiores de 16 anos, poderão se candidatar a 03 (três) vagas do programa 2014 de estágio remunerado do Tribunal Regional Eleitoral do RN, com duração prevista de 7 meses.

As inscrições poderão ser feitas na sede do Fórum Eleitoral, situado Rua Prof. Edmilson Severiano de Melo, s/n.º – Centro – CEP: 59255-000 – Santo Antônio/RN, telefone (84) 3282-2395, entre os dias 19 e 25 de fevereiro, impreterivelmente.

O valor da bolsa é R$ 300,00 (trezentos reais), acrescida de ajuda de custo para transporte de R$ 5,00 (cinco) reais, por dia de efetivo estágio.


CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO DE DESEMPATE

O candidato vencedor será definido pelo TRE/RN, após análise das médias aritméticas simples das notas obtidas nas disciplinas de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira.



DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO
(disponível na Secretaria da escola)


1) Ficha de Inscrição com todos os dados pessoais e curriculares do estudante;
2) Histórico escolar com todas as disciplinas cursadas até dezembro de 2013;
3) RG e CPF (cópias autenticadas pelo servidor do cartório frente aos originais);
4) Declaração da Instituição de Ensino constando o ano em que o aluno está matriculado;
5) Declaração de ausência de parentesco com desembargadores, juízes ou
servidores deste Tribunal.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pelo Face!!!!

Boa noite meu povo!!!!!

Quero chamar a atenção de todos os santoantonienses, Com muita honra participei no último sábado dia 15 do lançamento do livro Salto da Onça de Vila a Cidade, e declaro que estou muito orgulhoso e feliz pelo trabalho realizado por meu primo Gélson Luís Pessoa.
Sem querer ser o dono da verdade penso que devemos valorizar a nossa terra, devemos nos valorizar e devemos, sobretudo valorizar os filhos de nossa terra! Assim, devemos comprar e incentivar a nossa cultura, por tanto se vc ainda não comprou o livro que o faça, pois é valorizando os nossos artistas que iremos valorizar a nossa terra da onça.
Conto com todos os amigos, vc poderá adquirir o livro no Bazar Antique Shop, ao lado do INSS no centro de Santo Antonio..
Curtir · ·

Vereadores de Santo Antonio se reúnem para mais uma sessão ordinária


Em pauta Projetos de lei de aumento salarial, criação de cargos e contratos por tempo determinado.


A Câmara Municipal de Santo Antonio-RN, realizará mais uma sessão ordinária na tarde dessa quarta-feira, 19 de fevereiro, no Plenário da casa, a partir das 14h. 

No pequeno expediente, serão lidas as  indicações, os ofícios, os requerimentos e os telegramas, comunicados, moção e correspondência.

já na ordem do dia da Sessão Ordinária estão em discussão os projetos de autoria do Executivo Municipal.

A sessão tem início às 14h, todas as tquartas-feiras, na Câmara Municipal de Vereadores de Santo Antonio.

Aprovação do governo Dilma chega a 36,4%, diz pesquisa CNT

O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população.
 
Yara Aquino, Agência Brasil
Desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.
O governo da presidenta Dilma Rousseff recebeu aprovação de 36,4% dos entrevistados na pesquisa divulgada hoje (7) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). O índice é menor que o registrado na pesquisa anterior, de novembro de 2013, quando o governo teve avaliação positiva de 39% da população. O governo Dilma foi avaliado como negativo por 24,8% dos entrevistados. Na edição anterior, esse percentual chegou a 22,7%.
O desempenho pessoal da presidenta é aprovado por 55% dos entrevistados. O índice de desaprovação chega a 41%.
A pesquisa da CNT, encomendada ao instituto MDA, mostra que, no caso de candidatura nas eleições presidenciais de outubro, Dilma Rousseff tem 21,3% da intenção espontânea de voto. Em seguida, aparecem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (5,6%), o senador Aécio Neves (5,6%), Marina Silva (3,5%) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (1,6%). Na pesquisa espontânea, não são apresentados nomes de possíveis candidatos.
Na intenção de voto estimulada, quando são apresentadas opções de candidatos, Dilma Rousseff tem 43,7% da intenção de voto, Aécio Neves tem 17% e Eduardo Campos, 9,9%. Em um segundo cenário, no qual Marina Silva é candidata no lugar de Eduardo Campos, Dilma Rousseff tem 40,7% das intenções de voto, Marina Silva, 20,6% e Aécio Neves, 15,1%.
Nesta edição, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades da federação, entre os dias 9 a 14 de fevereiro. A margem de erro da pesquisa é 2,2 pontos percentuais.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Concursos oferecem mais de 49 mil vagas em todo o país


Cerca de 146 concursos estão com inscrições abertas e somam pelo menos 49.735  vagas em todos o Brasil.  Há concursos para diversas áreas e a remuneração chega a R$ 25.125,39, como é o caso da seleção para a Câmara dos Deputados, em Brasília.

De acordo com o Folha Dirigida, existem 21.090 vagas para cargos de nível superior, 17.863 vagas para profissionais de nível médio,  3.778 para nível técnico e 7.004 de nível fundamental. Além das vagas abertas, há também concursos para formação de cadastro de reserva, e os aprovados serão chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. Mas fiquem atentos! Algumas oportunidades encerram o prazo de inscrição nesta semana.

Rosalba faz leitura da mensagem destacando ações na saúde

Mesmo sendo vaiada nas galerias, Rosalba citou investimentos na Copa do Mundo, saúde, segurança, economia, turismo e obras no Rio Grande do Norte.

-Por Nominuto.com
al_mGalerias cheias e muito protesto. Esse foi o cenário encontrado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) na cerimônia de abertura do trabalho legislativo na tarde desta segunda-feira (17) na Assembleia Legislativa.
Antes de ler sobre as obras e os projetos da sua gestão, a governadora apresentou um vídeo de 12 minutos comentando o que foi feito na saúde, segurança, economia, turismo e no setor de obras.

Um dos destaques do discurso da atual governadora foi o setor da saúde, citando o hospital de Mossoró e os investimentos. "Somos um dos estados nordestinos que mais investe em Saúde", comentou.

Leia o discurso na íntegra:

MENSAGEM PARA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS DE 2014
Senhor Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Deputado Ricardo Motta,
Senhoras Deputadas,
Senhores Deputados,
Senhoras e Senhores Secretários de Estado e demais colaboradores,
Minhas senhoras e meus senhores,

Trago nessa mensagem de abertura dos trabalhos legislativos, que cumpro por dever e com satisfação, não somente uma protocolar prestação de contas a esta Casa. Mais do que isso, trago uma mensagem a todo o povo do Rio Grande do Norte, que ora tem a oportunidade de nos acompanhar por meio da TV Assembleia, importante e genuíno canal de transparência pública.

Como sabemos todos, essa caminhada de três anos à frente da gestão não foi fácil. Porém nunca esmoreci, não desanimei, não deixei de trabalhar incansavelmente – nem nossa equipe. Se não fosse a contribuição de tantos, talvez não tivéssemos conseguido fazer o que fizemos. E muito fizemos, muito há de ser feito, e muito ainda faremos.
Nesses anos, procuramos, confiando em Deus e na força do povo, trabalhar com transparência, austeridade e, acima de tudo, honestidade.

Enfrentamos muitas barreiras. Lembro a todos que vivia o Governo do RN de várias crises; a de credibilidade era a mais grave. Porém, não nos deixamos abater, pois sabíamos que seria árdua a tarefa e penoso o caminho para resgatar, para o povo do Rio Grande do Norte, as condições de melhoria da qualidade de vida que todos merecem e almejam.

Resgatar a autoestima do povo potiguar, que muito sofreu por abandono, por descaso e por desinteresse. Ainda encontramos ecos desse período, que se traduziram na falta de credibilidade em muitos projetos que abraçamos, defendemos e realizamos.

Basta citar a Copa do Mundo de futebol em Natal como exemplo. Poucos, inclusive nos meios de comunicação, acharam que seria possível; ou que, sendo possível, teríamos uma participação discreta, tímida, quase irrelevante, como que atraíssemos apenas jogos inexpressivos. A realidade se impôs de modo diferente e teremos grandes seleções, inclusive campeãs mundiais, em nossa Arena.

Acreditei na Copa, como acredito no povo potiguar, porque vi as oportunidades que esse evento traria para nosso Estado e, especialmente, para Natal. De fato, vislumbrei que a Copa era mais do que um estádio de futebol. A Copa era um meio para atingir outros fins, para encurtar caminhos. Para que nosso Estado pudesse, abreviando os anos, acessar investimentos em infraestrutura urbana e de mobilidade, de saneamento, de turismo e de segurança.

Recursos para sanear 100% Natal já estão assegurados e as obras iniciadas; a construção do Museu da Rampa; reformar e ampliar o Centro de Convenções, retomar as obras do Pro Transporte, paradas desde 2007, reurbanizar a avenida Engenheiro Roberto Feire e concluir o prolongamento da Prudente de Morais – esses são legados palpáveis da Copa.

Vejam quanto a Prefeitura de Natal está podendo realizar porque encontrou projetos prontos e aprovados em função da Copa.

Para encontrar novas soluções, nunca estivemos sozinhos. Tivemos muita colaboração, muita parceria. Especialmente desta Assembleia Legislativa, que nunca faltou ao Governo do Rio Grande do Norte; todos os projetos que encaminhamos foram aprovados, após discussão séria e comprometida, para o bem de nosso Estado. Encontramos também acolhida na bancada federal. Nunca nenhum parlamentar nos faltou. A todos, desde já, como sempre fiz, destaco nosso reconhecimento e gratidão.

Além da descrença, também enfrentamos a desorganização financeira do Estado, como reconheceu o Tribunal de Contas. Todos lembram que encontramos mais de R$ 800 milhões em dívidas. Isso ainda tem reflexos na administração. Verdade que não podemos ocultar.

Tivemos de fazer um imenso ajuste das finanças estaduais, o que resultou em muitas incompreensões. Mas tínhamos o sentimento da certeza de trilhar o caminho certo, de aplicar remédio amargo para curar o mal.

A confirmação veio com o reconhecimento do Tesouro Nacional, que aumentou a nossa margem de endividamento, porque demonstramos ter feito o ajuste fiscal. Fizemos o dever de casa.

Dessa forma, pudemos avançar; pudemos obter novos empréstimos para tirar do papel tudo aquilo que o povo nos cobra, e esperou por anos, as vezes por décadas para ver acontecer.

Para ficar num exemplo, cito, por ora, a Barragem de Oiticica em Jucurutu. Muitos já estavam descrentes; outros fizeram até promessas se a vissem realizada; todos podem testemunhar o maciço sair do chão para acumular as sempre bem-vindas águas para irrigar o chão, aguar os canteiros e matar a sede. Quem fez promessas que as pague!
Oiticica será um oásis de esperança e desenvolvimento em meio aos rochedos do nosso querido Seridó.

Mesmo com todas as dificuldades, que todos conhecem e lamentam, não nos deixamos abater e fizemos muito. Começamos enfrentando o dilema das contas públicas, como já disse, que se agravou com a situação fiscal do país.

De fato, além do comprometimento das finanças estaduais com dívidas diversas, com a farra da gastança sem planejamento e da tentativa eleitoreira, porque desprogramada, de ludibriar os servidores públicos com planos infactíveis, enfrentamos um quadro ainda não resolvido de diminuição dos repasses federais do FPE – Fundo de Participação dos Estado, em razão da isenção do IPI, numa tentativa de não deixar a Economia nacional à deriva.

Também os municípios enfrentaram inúmeras dificuldades, pelo mesmo motivo. Não fossem os repasses regulares do ICMS, que também se encontra aquém de sua capacidade, a situação das Prefeituras estaria pior; especialmente nessa quadra de seca inclemente.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,
Convido a todos, com a licença de Vossas Excelências, para assistirmos em vídeo, como prova do que já pudemos fazer até agora, apesar de todas as dificuldades.
Após o vídeo, voltaremos a leitura da mensagem para enfocar outros pontos.

Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,
Permitam-me retomar, para fim de resgate, alguns pontos. Distribuiremos a cada Parlamentar um documento com o resumo das nossas principais realizações, com números e indicadores. Para não cansá-los com a leitura desses dados, gostaria de destacar apenas alguns aspectos.

Inicialmente, apresento alguns elementos na área da Saúde. Temos todos a triste lembrança dos corredores do Hospital Walfredo Gurgel. O que era problema, quase característica do assim chamado “descaso da saúde”, foi agravado pelo colapso da saúde municipal de Natal. Os anos de 2011 e 2012 foram os mais complicados. Tivemos de decretar situação de calamidade e, com tal medida, acelerar e incrementar inúmeras ações.

Iniciamos a reforma em 12 unidades hospitalares, abrimos 115 leitos, dos quais 45 são de UTI. Em 30 dias, mais 60 leitos, sendo 30 de UTI. Até o final de 2014, mais 128 de clínica médica. Gostaria de lembrar, que há exatos seis meses o corredor de politrauma do Walfredo Gurgel se encontra regularizado. Acabou-se a situação vexatória dos corredores entupidos no maior pronto-socorro do estado.

Fizemos mutirões de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas. Reestabelecemos os transplantes de órgãos, com destaque no Nordeste. Conclamamos todos os profissionais para o engajamento, para trabalharmos, para superar as dificuldades.

De modo respeitoso, mas firme, reestabelecemos as escalas de plantão, agora disponíveis na internet. Estamos implantando o ponto-eletrônico, que para nossa surpresa, implicou no pedido de demissão de alguns que não tinham tempo para o serviço público.

Abrimos o Hospital da Mulher, em Mossoró, cujo atendimento em obstetrícia estava comprometido, obrigando mulheres da região Oeste do Estado a dar à luz em Russas, no Ceará. Hoje nossas irmãs potiguares têm seus bebês em instalações dignas, com suporte de UTI para si e para seus filhinhos, se for necessário; lá são realizados mais de 300 partos por mês.

Somos um dos estados nordestinos que mais investe em Saúde, cumprindo com folga sua obrigação constitucional de gasto mínimo – 13% da receita de impostos. Parece pouco, mas não é.

Convocamos mais de mil novos profissionais de saúde (médicos, técnicos, auxiliares) para recompor equipes, aumentar efetivo e prestar novos serviços. O Estado é o maior prestador de serviço público de saúde. Por falta de compreensão técnica, muitos confundem as categorias econômicas de investimento e de custeio, e acham que não despendemos recursos em Saúde. Os gastos do Tesouro Estadual superam R$ 1 bilhão por ano, com funcionários, custeio e investimentos.

Senhoras e senhores deputados,
Educação de qualidade se faz com planejamento, investimento e aula. Temos trabalhado nessa linha de pensamento, a fim de garantir ao aluno a educação que ele merece, que é direito seu. Implantamos sistemas de gestão que permitem acompanhar o aluno desde a matrícula, bem como todo o trabalho do professor.

Passou o tempo em que se mudava a Secretária de Educação a cada dez meses, ao sabor das conveniências políticas, desprezando a gestão educacional e os alunos.
Para o professor, implantamos o Piso Nacional, ainda em 2011, com preservação da estrutura de sua carreira. Isso resultou, durante nosso governo, em 91,5% de aumento salarial em três anos. Todos os professores em sala de aula podem aferir isso em seus contra-cheques comparando o salário de fevereiro de 2011 com o de fevereiro de 2014.

Também trabalhamos para resgatar a progressão na carreira, há muitos anos abandonada, negada e negligenciada por outros governos. Mais de 3 mil professores puderam, então, requerer – e tiveram garantida – sua aposentadoria. Após dez anos, fizemos em 2011 um concurso público e já convocamos 3 900 professores efetivos, deixando os professores temporários exata e tão somente para as situações excepcionais.

Para o aluno, além da garantia do material didático, investimento na compra de ônibus, para transportá-los com segurança e dignidade. E estamos garantindo e garantiremos, de toda a maneira, que o calendário escolar seja cumprido, garantindo-lhe seu direito inalienável de ter aula, de ter educação.

Embora quase todos os Governos falem de compromisso com a Educação, poucos, como o nosso, demonstraram com ações concretas esse compromisso. E essas ações verdadeiras se traduzem em prêmios nacionais e internacionais que nossos alunos, professores e diretores receberam ao longo dos últimos três anos.

Nossos alunos brilharam em feiras de ciências em São Paulo, na Turquia, no México, no Peru, nos Estados Unidos e na Espanha. Uma instituição séria como o UNICEF escolheu um projeto pedagógico na área de comunicação da nossa rede como o melhor do Brasil, entre 2 700 inscritos. Sete estudantes da nossa rede estadual chegaram à final das Olimpíadas Brasileira de Língua Portuguesa e outros sete, na de Matemática.

A Escola Estadual Terezinha Carolino, de Jaçanã, ficou entre as cinco escolas estaduais de melhor gestão do país em 2013. Em 2012, a escola estadual Presidente Kennedy, de Natal, também ficou entre as seis melhores do país e conquistou destaque nacional.
O resultado do PISA, avaliação internacional da OCDE, revelou que nos últimos três anos, a média do Rio Grande do Norte nas áreas de Leitura, Matemática e Ciências avançou 16 pontos, enquanto a média brasileira subiu apenas um ponto. No ENEM, crescemos 6 pontos entre 2011 e 2012.

No ranking nacional, deixamos de ser lanterninha e passamos para o 15º lugar, empatado com o Ceará e à frente de Pernambuco. Tudo comprova que a educação pública no Rio Grande do Norte deu um salto de qualidade nos últimos três anos. Essa é a avaliação que interessa a quem tem compromisso com a vida pública.

No âmbito da Segurança Pública, que se tornou preocupação nacional na última década, muito também fizemos. A raiz nefasta do avanço da criminalidade é a disseminação das drogas, especialmente do crack. Como medida de enfrentamento, aderimos ao Programa “crack, é possível vencer”, ampliamos o PROERD, levando-o para o interior, e criamos o RN VIDA, trabalho de prevenção com a juventude. Conseguimos antecipar a adesão do Rio Grande do Norte ao Programa Brasil Mais Seguro do Ministério da Justiça; esse programa apoia os Estados com recursos financeiros e logísticos.

Antes, porém, fizemos nosso dever de casa: recuperamos a remuneração dos Policiais e Bombeiros Militares, resgatando um sonho de 20 anos. Adquirimos pistolas, com recursos próprios e em parcerias, dotando cada policial ativo de arma, munição e colete. Compramos viaturas. Convocamos Delegados, Escrivães e Agentes de Polícia Civil e, em breve, inaugararemos a Divisão de Homicídios. Determinamos o retorno às atividades policiais todos que estavam em desvio de função.

Mas o combate à violência não se resolve isoladamente. Investimos em inteligência policial e combate efetivo às causas e efeitos da criminalidade. Aumentamos a resolutividade dos casos, resultado do esforço e dedicação dos policiais militares e civis. Implantamos o novo CIOSP e vamos instalar mais de 300 câmeras de segurança. A ação policial será mais rápida e efetiva.

Estamos num profundo trabalho de restauração física e funcional do ITEP, de modo a que ele possa prestar com mais eficiência os trabalhos de perícia e apoio às investigações policiais. Também para que possa fazer, com mais agilidade e comodidade, a identificação civil.

Por outro lado, ações de cultura e de esporte também estão se consolidando cada vez mais no nosso estado. De 2011 para cá, atraímos nada menos do que 12 competições internacionais, inclusive megaeventos, e hoje contamos um Plano Estadual de Desenvolvimento de Esporte, com atividade sendo realizadas em todas as regiões.
Na aera do esporte educacional, retomamos os JERNS, que já envolve mais de 30 mil atletas.

Na cultura, muitas ações, obras e atividades estão sendo executadas, com destaque para conclusão da reforma da Cidade da Criança, da Biblioteca Câmara Cascudo, do Museu da Rampa e do Aviador, em Natal; da construção do teatro de Assu, das reformas dos Teatros de Caicó e de Mossoró e outras atividades que estão listadas no relatório a ser entregue no final desta leitura.

Estamos no terceiro ano de seca – seca das maiores em setenta anos. Mas não nos esmorecemos. Uma de nossas primeiras providências foi criar um comitê, que realmente trabalha, composto por representantes dos três níveis de governo, da sociedade civil, das igrejas e de técnicos para sugerir e acompanhar ações. E realizamos juntos. Tudo de forma transparente, com acompanhamento e participação popular.

Além da barragem de Oiticica, sonho secular de todos os seridoenses e arrancado do chão por nosso Governo, fizemos muito – e muito ainda há por fazer. Oiticica era um dos projetos alimentados apenas por discursos, mas sem projeto viável, questionado e barrado pelo Tribunal de Contas da União, por suspeita de superfaturamento.

Tivemos de refazer algumas partes, defender sua viabilidade e necessidade e demonstrar que os erros foram corrigidos. Agora é uma realidade, a obra iniciou e será concluída. Além de Oiticica, nosso plano de barragens inclui, também, a barragem de Umarizeira, em Umarizal, já licitada; Poço de Varas, em São Miguel; Açude Pedra Branca, em Angicos; Alívio, em Lages; São Vicente, em Fernando Pedroza; e Bujari, em Nova Cruz, projetos apresentados e aguardando recursos do Governo Federal para início.

Contando com as atuais e as futuras barragens, já começamos um estudo de interligação de bacias, que dotarão o Rio Grande do Norte de um verdadeiro cinturão de águas, assegurando, em definitivo, as condições de convívio com a seca no semiárido.

Na próxima quinta-feira, estaremos mais uma vez no Ministério da Integração, com toda a equipe técnica, em reunião com o Ministro para, mais uma vez, pedir agilidade para dar continuidade a esse projeto fundamental para o Rio Grande do Norte.

Esses investimentos em barragens de acumulação de água se complementam com os investimentos em mais adutoras que estamos implantando em Santa Cruz / Mossoró, Carnaúba dos Dantas / Parelhas, Umari / Campo Grande (em licitação), Pendências / Macau, São José do Seridó, a nova adutora de Caicó, Barragem de Santa Cruz para 25 comunidades rurais de Apodi, Brejinho, São José de Campestre, entre outras, além da ampliação do sistema adutor Monsenhor Expedito, já em fase de testes, levando mais água a 30 municípios entre Nísia Floresta, onde ela sai, até São Paulo do Potengi. Lembro também de Barra de Espingarda, Palma e Lajinha, todas em Caicó.

E estamos concluindo as adutoras do Alto e Médio Oeste, que encontramos paralisadas.
Aprovada no PAC está a nova adutora de Natal, que sairá de Barra de Maxaranguape e vai garantir segurança hídrica à nossa capital e região metropolitana pelos próximos 30 anos.
Até o final do ano, mais de 700 km de adutoras estarão concluídos. E, em situação emergencial, vamos iniciar a construção da adutora de engate rápido de Pau dos Ferros nos próximos dias. Essa foi uma luta pessoal que empreendemos junto ao Ministro da Integração.

Além disso, estamos universalizando a construção de cisternas. Seremos, nas palavras da ministra do desenvolvimento social, Tereza Campello, o primeiro estado brasileiro a universalizar o uso de cisterna no combate à seca. 3 100 já estão prontas.

Do programa de barragens submersas, que é o aproveitamento de leitos de riachos e córregos para acumulação de água em subsolo para aproveitamento em projetos de irrigação, 1 100 já estão prontas e 2 600 em andamento.

Encontramos cerca de mil poços perfurados e sem instalação no governo passado. Já equipamos mais de 300, porque entendemos que é um desperdício de dinheiro público apenar furar um poço e não equipá-lo.

Distribuímos milhares de toneladas de forragem, ração e milho para manter a alimentação animal, para segurar o rebanho e, assim fazendo, mantemos as pessoas no campo produzindo, se sustentando com seu trabalho. Mais de uma centena de cidades estão sendo assistidas com carro-pipa.

Apesar de tudo, não vimos, graças a Deus, o abandono do campo nem as cenas de gente desesperada por água para beber nem de grãos para comer.

Propusemos, em reunião dos Governadores na SUDENE, com a presidenta Dilma Rousseff, um reforço no Seguro Safra e no Bolsa Família. Ideia acatada por todos, o Governo federal criou a assim chamada “Bolsa Estiagem”. Esse alento foi decisivo para que as pessoas tivessem acesso à comida comprada com seu dinheiro, fazendo a economia girar, sem interferência política. De nossa parte, ampliamos a cobertura do Seguro Safra de 20 mil para 49 mil agricultores beneficiados.

Senhoras deputadas, senhores deputados, minhas senhoras e meus senhores.
Pensando o Estado para o presente e para o futuro, trabalhamos em outras obras fundamentais que irão garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do nosso estado.

O Sanear RN é um conjunto de obras que será, indiscutivelmente, um verdadeiro divisor de águas, com reflexos na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida.
O nosso Governo trabalha para deixar Natal 100% saneada, com obras iniciadas em diversos bairros da capital. E no Estado as ações de saneamento beneficiarão 80% da população.

No tocante às obras viárias, destaco o Pró-Transporte, em Natal, paralisado desde 2007 e retomado pelo nosso governo. Em Mossoró, retomamos a obra do Complexo Viário da Abolição, que estava paralisada por falta de pagamento. Já entregamos um dos cinco viadutos e a duplicação da ponte; e será todo liberado até o final de 2014.

A obra da BR 226, paralisada desde 2009, está sendo concluída neste ano no trecho Alto Oeste, divisa com o Ceará. Recuperamos 2 900 quilômetros de estradas e construímos outros 300 novos quilômetros.

Colocamos em funcionamento o aeródromo de Pau dos Ferros e concluímos a reforma do de Caicó. O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, que, em justa homenagem, se chamará Aeroporto Governador Aluísio Alves, foi viabilizado. Apesar das carpideiras do atraso ridicularizarem este portento, como tentaram fazer com a Arena das Dunas, chamando-o de “aeroporto ilha”, tivemos a tranquilidade de responder com ações: as obras que nos cabem estão no prazo, os acessos estão ficando prontos e o aeroporto será uma realidade a partir do mês de abril.

Conseguimos inserir no plano nacional de desenvolvimento regional mais dois aeroportos para o nosso estado: Mossoró e Caicó, com recursos estimados em mais de 300 milhões de reais.

As obras federais já em execução e outras que já são anunciadas são frutos de um trabalho persistente e determinado do nosso governo, juntamente com a bancada federal, para que começassem a sair do papel, tais como a duplicação da BR 304, a construção das pontes e viadutos na entrada de Natal, na BR 101, o viaduto do Gancho, em Igapó e, com otimismo, acreditamos que também a Estrada do Cajueiro, ligando Mossoró e Baraúna com o estado do Ceará.

Isso demonstra que está no passado o tempo em que apenas assistíamos aos estados vizinhos conseguirem as coisas e o Rio Grande do Norte ficar a ver navios – os navios que veremos serão aqueles que atracarão no novo Porto de Natal. Hoje, com apoio deste plenário, da bancada federal, de prefeitos e lideranças e dos outros poderes constituídos estamos conseguindo trazer ações do governo federal, que também são frutos dos impostos pagos pelo povo potiguar.

Ressalto que a relação que mantemos com a Presidenta Dilma Rousseff é a mais respeitosa e estreita possível. Não fosse o empenho direto da Presidenta e de seus principais ministros e ministras, talvez não tivéssemos conseguido tanto. Agradeço, por dever e por merecimento, à nossa Presidenta.

Quisemos tirar o RN das páginas negativas da história brasileira, dos indicadores vergonhosos. E intuímos que não faríamos isso sem enfrentar os obstáculos que uma administração pública emperrada e viciada impõe.

Sabíamos, também, que seria preciso fazer um amplo aporte de investimentos para os setores produtivos, pois somente com o trabalho se constrói o futuro. Tínhamos de viabilizar os arranjos produtivos de nosso estado e prepara-los para o porvir; e investir mais na Educação, na Saúde e na Segurança Pública.

Para tanto, buscamos, mesmo antes da posse, o Banco Mundial. Após laboriosos dois anos, tivemos nosso projeto aprovado e elogiado, com um diferencial fundamental: um componente de gestão pública. É o maior financiamento já obtido pelo Estado do Rio Grande do Norte ao longo da sua história: são 540 milhões de dólares.

Isso comprova o reconhecimento, a confiança e a credibilidade do nosso Estado junto a uma das instituições financeiras mais sérias e criteriosas do mundo.

Já lançamos vários editais e as coisas estão começando a acontecer. Mas partiremos do diálogo sério e transparente com os prefeitos e as lideranças comunitárias do campo e das cidades para viabilizar o RN Sustentável.

As obras que realizaremos com os recursos que conseguimos junto ao Banco Mundial e a outras instituições de crédito, permitirão ao Estado resgatar muito da dívida social e econômica que tem para com seu povo. Já criamos 30 mil empregos de carteira assinada nos últimos 3 anos. 17 novas indústrias já foram implantadas e outras dezenas estão em vias de implantação. Isso tudo foi possível graças aos incentivos do PROADI e do PROGAS. A Potigás ampliou sua carteira de mil para dez mil clientes. Aos pequenos empreendedores garantimos apoio e crédito com o Programa “Mão Amiga”. Hoje o RN tem mais de cem mil microempresas formalizadas.

No próximo dia 21, vamos autorizar as obras da zona de processamento de exportação, em Macaíba. O Rio Grande do Norte caminha para abrir novas fronteiras econômicas e a criação de novos distritos industriais como os de Baraúna e de Parelhas.

Estão em fase de implantação os de Goianinha e de Monte Alegre.  Caicó, Assu e Caraúbas já despontam como potenciais endereços de novos distritos industriais.
São José de Mipibu, Pau dos Ferros, Currais Novos, João Câmara, Apodi, Maxaranguape e Arêz terão também seus distritos.

Nos próximos dias, daremos a ordem de serviço para a realização do esgotamento sanitário do Distrito Industrial de Macaíba, região importante que abriga 39 empresas e necessita desse benefício.

Para fomentar o turismo, a indústria sem chaminés, damos isenção total do ICMS do querosene de avião dos voos internacionais e 50% de isenção na energia elétrica consumida por onze hotéis da Via Costeira. Atraímos e apoiamos eventos, congressos e feiras em diversos segmentos para garantir turistas nos visitando o ano todo. E a Copa será a maior vitrine mundial que já tivemos com reflexos positivos para o nosso turismo.

Senhoras e Senhores Deputados e demais cidadãos norte-rio-grandenses,
Ainda há muito trabalho pela frente. Temos projetos e temos planejamento. Temos desafios e temos metas. Temos, também, aquilo que julgamos os mais importantes: a capacidade de trabalhar, as mãos e o coração limpos, a mente tranquila e o espírito aberto. Continuaremos a lutar para levar ao povo do Rio Grande do Norte o que de melhor ele merece e anseia. Desistir? Jamais!

Muito trabalho há de se fazer e a continuação desse trabalho não se desviará do propósito maior do nosso Governo, que é o de bem servir.

Deixo a Vossas Excelências, mais uma vez, meus agradecimentos. Agradecimentos porque sei a colaboração que tive; que nunca me faltou.

Ainda há projetos em trâmite nesta Casa, submetidos à deliberação de Vossas Excelências, pelos quais o povo potiguar anseia a aprovação. Lembro em especial do Hospital Metropolitano de Trauma de Natal, a nova operação de crédito com o Banco do Brasil que viabilizará, dentre outros, a implementação do Fundo Municipal de Infra-Estrutura.

Ainda temos muito a fazer, muitos frutos a colher e tantas sementes a plantar. Sementes que vão fazer o Rio Grande do Norte Maior, Melhor e Mais Justo. O tempo, senhor da razão, mostrará o que esta mensagem anual listou.

O Rio Grande do Norte é maior do que todos nós.

Muito obrigada e que Deus nos proteja, ilumine e abençoe"

Transição de uma época - Claudianor D. Bento



Transição de uma época

Recordo muito bem. E vocês não lembram?
A transição de um passado bem recente
Onde a válvula e o vinil, por si, reinavam
E hoje o DVD e o transístor  são o presente.

Não faz muito tempo... Na minha mente
Lembro-me das máquinas que datilografavam
Cartas e documentos.  Todos contentes.
As pessoas eram felizes e até brincavam!

Eu fazia, eu pedia e a máquina me dava;
Ouvia o disco. Eu escolhia e me divertia.
Em obrigações que não me inutilizava.

O modernista diz: tem que ser assim. E sorria.
Contemporizar, não seria a solução? Clamava
O pequeno operário, que o seu emprego perdia.    
Claudianor D. Bento                                 Outubro de 2002



Nota: Na publicação do livro do amigo e poeta Gélson Luís, houve alguns erros gráficos(sem a culpa do autor), e esse soneto foi publicado com algumas falhas em sua composição. Resolvi então republicá-lo da maneira que eu escrevi. Afinal, errar é humano e, erros acontecem e sempre acontecerão. Faz parte da humanidade! E nem o autor do livro nem a gráfica tem culpa.