segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Santo Antônio/RN: Secretário de Obras informa à população as principais obras da Prefeitura

Ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, é o entrevistado das “Páginas Amarelas” da revista Veja

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho, concedeu entrevista às “Páginas Amarelas” da revista Veja, que vai às bancas de todo país neste dia 2 de novembro.

Lá, Garibaldi Filho demonstra bastante preocupação quanto ao futuro - não muito distante - da Previdência e diz que o governo, congresso, sindicatos e sociedade precisam se unir para fazer e aprovar, urgentemente, uma reforma mais profunda nela, com o objetivo de evitar que se instale um caos no INSS, fruto do déficit provocado pelas aposentadorias do serviço público, e isso redunde em prejuízios incalculáveis aos segurados daquele instituto no porvir.

O ministro também fala sobre o fisiologismo do PMDB, submissão e passividade dos parlamentares federais e a diferença de comportamento e da postura entre o ex-presidente, Lula da Silva, e a atual mandatária do Palácio do Planalto, Dilma Rousseff.

Leia entrevista completa AQUI.

Seppir e MS firmam acordo de cooperação com foco na Saúde da População Negra


Seppir e MS firmam acordo de cooperação

com foco na Saúde da População Negra

Acordo visa adesão à campanha Igualdade Racial é pra Valer e prevê ações para efetivação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Ministério da Saúde (MS) celebraram ontem (27), um acordo de cooperação técnica que visa a implementação de ações conjuntas que assegurem a adesão do MS à campanha "Igualdade Racial é pra Valer". O pacto foi firmado no Dia Nacional de Mobilização Pró Saúde da População Negra e prevê, além da divulgação de peças publicitárias no ambiente do Sistema Único de Saúde (SUS), a institucionalização de uma estratégia para a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a PNSIPN.

Aprovada em 2006, pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), a PNSIPN tem por objetivo combater a discriminação étnico-racial nos serviços e atendimentos oferecidos no SUS, bem como promover a equidade em saúde para a população negra. O acordo entre os dois órgãos federais prevê, ainda, a implementação do Programa de Enfrentamento ao Racismo Institucional no MS e no SUS; e a divulgação e atendimento do disposto no capítulo I do Estatuto da Igualdade Racial, que trata do direito à saúde.

"Hoje, o Dia Nacional de Mobilização Pró Saúde da População Negra, recebe mais uma marca importante com um protocolo de intenções onde o MS abre, como disse o ministro, um novo ciclo da sua atuação neste tema, através da possibilidade de construir uma estratégia que nos permita implementar efetivamente essa Política Nacional de Saúde da População Negra", Declarou a ministra da Seppir, Luiza Bairros.

Para a titular do Ministério da Igualdade Racial, o compromisso assumido pelo MS no sentido do enfrentamento do racismo institucional é uma característica emblemática do acordo de cooperação. "É esse, sem dúvida, um dos aspectos que mais contribuem para que a população negra até hoje, não tenha conseguido dos serviços de saúde o tipo de atenção coerente com as suas necessidades mais básicas", completou.

"Para nós, poder pactuar esse protocolo na presença do Conass e do Conasems, uma semana depois da realização da Conferência Mundial de Determinantes Sociais de Saúde é uma opotunidade singular", declarou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele reiterou a importância do enfrentamento ao racismo institucional, que disse estar presente na forma como o usuário é atendido, mas também na formação dos profissionais de saúde. De acordo com Padilha, dados preliminares do Relatório Anual de Saúde, que será divulgado na próxima semana, revelam que 70% dos usuários do SUS são negros e pardos, indicativo que reforça a importância do acordo.

A ministra da Seppir analisa que o protocolo de intenções foi assinado numa conjuntura diferenciada dos demais, na medida em acontece sob a vigência do Estatuto da Igualdade Racial. "Na prática, o Estatuto transforma em lei a Política Nacional de Saúde da População Negra. Portanto, abre, com essa obrigatoriedade, um espaço muito maior para o nosso debate", disse Bairros. Ela referia-se à possibilidade que o acordo oferece, não apenas com o MS, de fazer com que um número maior de secretarias estaduais e municipais possam aderir à agenda do mesmo modo como é feito com a política de saúde de uma maneira geral, a partir da demarcação de competências bem definidas das três esferas de governo.

Nessa perspectiva, considerando a necessidade de envolvimento das três esferas de governo para a implementação das políticas de saúde, a assinatura do acordo entre a Seppir e o MS se deu num contexto bastante favorável. A solenidade integrou a programação do Encontro Intergestores Tripartite, que reuniu na Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), interlocutores do Governo Federal e dos conselhos nacionais de Secretários Estaduais (Conass) e Municipais de Saúde (Conasems).

(Por Gorette Gabriel)

sábado, 29 de outubro de 2011

Videopost: Audy Acciole entrevista Ivo Érico proprietário do Parque Arapuá

Luciano, da dupla com Zezé Di Camargo, sofreu overdose, diz jornal



Imagem Interna Foto: Divulgação

O cantor Luciano, da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, está internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba. A informação foi dada à rádio CBN de Curitiba por um representante comercial de um laboratório, que estava na UTI quando ele teria chegado, por volta das 9 horas.

"Na verdade, ele passou mal, não sei onde ele estava, talvez em um hotel", disse o representante. "Aí deu entrada no Pronto Socorro e foi direto para a UTI." Segundo ele, o atendimento foi rápido, mas o cantor ainda continuava internado. "Até onde se sabe ele está bem", afirmou. De acordo com o site da Gazeta do Povo, Luciano teria sofrido uma overdose de medicamentos. O hospital não confirmou a informação.

Na noite desta quinta-feira, 27, Luciano anunciou, em show no Teatro Guaíra, o fim da dupla com o irmão, que já vem há 20 anos. "Está impossível para mim, há muito tempo que venho brigando com isso, é uma culpa totalmente minha e da minha saúde", justificou. A dupla tem novo show marcado para a noite de hoje.

Na página oficial da dupla no Twitter, a produtora dos cantores desmentiu o fim da parceria, dizendo que " a história de Zezé Di Camargo e Luciano não acabou. Os dois, como todos irmãos, tem seus desentendimentos. A dupla continua!". A assessoria de imprensa dos artistas não foi encontrada.

(Por Diário da Manhã)

-120786

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Videosport: Santo Antonio-RN: Cemitérios estão sendo preparados para o dia de Finados


(imagem Alexandre Alves)

-120535

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Dia do Funcionário Público

O dia 28 de outubro é dedicado ao funcionário público como uma data comemorativa de especial significado no calendário brasileiro.
Trata-se de um momento de grande importância, por contemplar milhões de brasileiros, nas diversas esferas de poder, que contribuem e servem ao Estado e, em especial, à sociedade, nas mais diferentes áreas de trabalho.

Clique aqui para imprimir e pintar seu desenho do Dia do Funcionário Público!



Comissão aprova requerimento de Fábio Faria para homenagem a craques da Copa



Foi aprovado nesta quinta-feira (27), em reunião da Comissão das Copas do Mundo e das Confederações, requerimento apresentado pelo deputado federal Fábio Faria (PSD) que sugere que craques do futebol brasileiro sejam homenageados e também colaborem, com suas opiniões, para os trabalhos de análise da Lei Geral da Copa.

Segundo Fábio Faria, os ex-atletas Romário Faria e Ronaldo Nazário receberiam a homenagem da Comissão, por serem os brasileiros considerados pela FIFA os melhores jogadores nas edições de 1994, 1998 e 2004 do Mundial de Futebol. Ainda será homenageado o Melhor Jogador Jovem da Copa de 1958, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Na época, aos 17 anos de idade, o craque também foi considerado o melhor atacante da Copa.

“Esta homenagem também será uma oportunidade para a Comissão ouvir a opinião de três dos melhores jogadores do Brasil em Copas do Mundo sobre a importância desse grande evento esportivo no nosso país. Com a experiência que possuem, eles poderão colaborar com subsídios à relatoria do Projeto da Lei Geral”, justifica Fábio, que é o único potiguar titular na Comissão.

LEI GERAL

A Comissão Especial das Copas do Mundo e das Confederações foi instalada este mês na Câmara e é responsável pelo debate do projeto de lei apresentado pelo Executivo que determinará como vão funcionar diversos serviços durante a realização das competições de 2013 e 2014 no Brasil.

O texto do projeto facilita a entrada de estrangeiros no país no período dos campeonatos, estabelece normas de proteção às marcas associadas ao evento, fixa as regras sobre transmissão e retransmissão de jogos e estipula as condutas proibidas nos estádio. Um dos pontos em discussão é a meia-entrada para estudantes e idosos. A FIFA se opõe à medida, em razão da queda de arrecadação.

Cientista político potiguar (e do Brasil), Gaudêncio Torquato, enxerga fortalecimento da oposição no RN

O jornalista, consultor político e professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Gaudêncio Torquato, fez uma análise sobre o novo cenário político do Rio Grande do Norte após o rompimento do vice-governador, Robinson Faria (PSD). Potiguar, ele acompanha de longe, porém com assiduidade e precisão, a cena política do estado.

Gaudêncio Torquato avaliou que a decisão da governadora de nomear, para o núcleo central do Governo, auxiliares advindos da época em que era Prefeita de Mossoró, pode gerar uma "mossorolização do Estado e causar certa indignação por parte dos natalenses". "Se ela centrar seu governo muito em cima da assessoria que vem desde a época de prefeita, vai ser, daqui a pouco, carimbada como o estado central de Mossoró", destacou.

Sobre o rompimento com o vice-governador, Torquato assinalou que o Estado ganha, pelo menos do ponto de vista estratégico, com o fortalecimento de uma base oposicionista, segundo ele, praticamente inexistente até então. "Víamos um bloco mais ou menos homogêneo em torno da governadora e agora se forma um grupo na oposição que com vistas no futuro está mais forte", destacou ele.

O peso da nova oposição, de acordo com o professor, não está na força da ex-governadora Wilma de Faria e sim em torno do vice-governador Robinson Faria. Ele acredita que, diante dos fatos revelados nos últimos dias pelos protagonistas da política potiguar, em médio e longo prazos, se tenha condição para o fortalecimento de uma base oposicionista para o Governo. "Evidentemente, que Robinson, com seu perfil mais jovem, tem condições, sem dúvida, de ganhar densidade no quadro estadual, vez que já foi presidente da Assembleia por três vezes e tem o apoio de um grupo de deputados e prefeitos, que ainda o acompanham", enfatizou.

A forma como se deu o rompimento do vice-governador com o sistema comandado por Rosalba Ciarlini, segundo Torquato, é mais um ponto em favor de Robinson Faria. Isso porque, explicou ele, a suposta humilhação sofrida, quando da negativa em renomeá-lo para a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dá ao caso um ingrediente emotivo muito forte no processo. "Emocionalmente, pode ter um plus. Eu acho que isso contribui para acirrar ainda mais os ânimos", complementou o professor da Usp.

Gaudêncio Torquato assinalou, ainda, que o vice-governador pertence a um partido considerado o "pêndulo" do cenário federal, uma vez que nasceu como partido independente.

"Eu vejo o PSD como balança do Governo Federal e ninguém pode dispensar uma força dessas", destacou o professor. Ele disse que, apesar dos indícios apontados, o quadro político futuro é imprevisível, sobretudo porque em política não se pode precisar cenários com tanta antecedência. Vai depender, atestou ele, de como anda a economia e de como a população analisará o atual governo. "Quem manda na política, hoje, é o bolso. O cidadão sente primeiro o bolso, que alimenta o estômago. Se, em 2014, a governadora Rosalba estiver muito bem, parabéns, ela vai ser reeleita. Se estiver capenga, e não tiver conseguido cumprir as promessas de campanha, sobrará para ela a derrota; e quem está na oposição vai ganhar com isso", finalizou o professor.

(Por TN online)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Videosport: Vai começar a vaquejada 2011 no Parque Arapuá

(Imagem Alexandre Alves)

STF mantém exame da Ordem dos Advogados para exercício da profissão


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram ontem(26), por unanimidade, que o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para admissão na carreira é constitucional. Eles negaram o recurso de um bacharel de direito que pretendia ingressar na advocacia sem precisar da aprovação no teste. Como o caso tem repercussão geral, o que foi decidido hoje será aplicado em todos os processos semelhantes que correm na Justiça.
O recurso em análise era do bacharel João Volante, de 56 anos de idade, do Movimento Nacional dos Bacharéis em Direito (MNBD). Sua defesa alegava que o exame não poderia ser aplicado pela OAB e sim, pelo próprio Estado. Também dizia que apenas a faculdade tem o papel de qualificar os estudantes de direito e que a aplicação do exame fere o direito constitucional ao livre exercício da profissão. O relator do processo, ministro Marco Aurélio Mello, entendeu que o perigo de dano pela prática da advocacia sem conhecimento justifica a restrição ao direito de exercício da profissão. “Quando o risco da atividade profissional é suportado pela coletividade cabe limitar o acesso à profissão”, disse, lembrando que a própria Constituição tem essa ressalva.

Os ministros repetiram, em geral, os mesmos argumentos de Marco Aurélio, em um julgamento longo, que durou cerca de seis horas. O ministro Joaquim Barbosa não participou da sessão por estar fazendo exames de saúde em São Paulo. Apesar da defesa da necessidade do exame de ordem para selecionar profissionais qualificados, os ministros Luiz Fux e Gilmar Mendes fizeram críticas ao formato usado pela OAB atualmente. “Se o problema está com a forma do exame de ordem, deve-se atacar não sua constitucionalidade, mas a própria lei que o regula”, propôs Fux. As principais críticas dos bachareis sobre a forma do exame são o alto nível de exigência das provas, os altos custos de inscrição (R$ 200 foram cobrados na última edição) e o monopólio da OAB na elaboração do teste, sem qualquer tipo de fiscalização. “É preciso que haja abertura para o controle social do exame, para que ele cumpra a sua função, a sua missão institucional”, disse Gilmar Mendes.
O julgamento atraiu centenas de advogados ao STF, que fizeram fila para entrar no plenário, mas muitos ficaram de fora por falta de espaço. Durante o voto do ministro Ayres Britto, quando se formou a maioria constitucional de seis votos, alguns dos presentes começaram a gritar palavras de ordem. Eles foram retirados pela segurança do Tribunal. Já do lado de fora, uma mulher de cerca de 40 anos desmaiou. Segundo a assessoria do Supremo, era uma advogada do Rio Grande do Sul que foi atendida no posto médico local e passa bem. O exame de ordem foi criado em 1994, com a aprovação da Lei do Estatuto da Advocacia e da OAB, cujos dispositivos estão sendo questionados no STF. Desde então, milhares de candidatos vêm sendo reprovados a exemplo do que ocorreu na edição mais recente, em que apenas 15% foram aprovados, ou seja, 18 mil dos 121 inscritos. De 1997 para cá, o número de cursos de direito passou de 200 para 1,1 mil. Os cursos formam anualmente cerca de 90 mil bacharéis.

Secretária adjunta participará de Conferência Nacional


Gorete Gabriel, secretária adjunta da Assistência Social de Santo Antonio foi eleita delegada para participa da 8º Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizado na capital federal, Brasilia.


Gorete participou nos dias 17, 18 e 19 deste mês da 8ª Conferência Estadual de Assistência Social, que a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e de Assistência Social (Sethas) promoveu em Natal. Lá aconteceu a eleição dos delegados que vão representar o Rio Grande do Norte na 8ª Conferência Nacional de Assistência Social, no mês de dezembro, em Brasília.


quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ROBSON FARIAS PODE DAR O TROCO A HENRIQUE ALVES



O vice governador Robson Farias mostra de imediato que não é cão sem dono, tem quem chore por ele, na sua recente viagem Brasilia mexeu com os pauzinhos e já vê ressurgir resultado.
O PSD nacional articulado pelo prefeito Gilberto Kassab promete jogar bosta na Geni, que atrapalhar o sonho de Henrique Eduardo Alves de presidir a Câmara Federal.
Kassab além de outros intereses de cunho doutrinário, se vinga de Henrique por ter blindado Robson Farias do sistema governista estadual.
Um manifesto interno começa a eclodir no PSD, Kassab propõs a permanência de Marcos Maia atual presidente da Cãmara, um fato novo que deve mexer sensivelmente com os prognósticos feitos pelo o lider do PMDB.
O PSD constituiu-se no terceiro maior partido do Brasil em número de deputados e isso pode complicar as pretensões do deputado Henrique Alves.
Essa articulação de Gilberto Kassab foi publicado por um colunista de revista Época


(Por Romildo Queiroz)

Videopost: Obras da Vila olímpica de Santo Antonio



Primeira imagem da nova oposição do RN

A nova cara da oposição no Rio Grande do Norte com a presença do prefeito Gilberto Kassab


A nova oposição no Rio Grande do Norte, com a chegada do grupo do vice-governador Robinson Faria, está em Brasília nesta quarta-feira(26).

As deputadas federais Fátima Bezerra(PT) e Sandra Rosado(PSB), bem como o deputado federal Fábio Faria(PSD) já estavam em Brasília.

Chegaram nesta quarta-feira à capital federal o vice-governador Robinson Faria, presidente do PSD no RN, e a ex-governadora Wilma de Faria, que preside o PSB no Estado.

Todos se encontraram na tarde de hoje na posse da nova ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes.

Fátima, Sandra, Wilma, Robinson e Fábio se juntaram para tirar uma foto. Aí chegou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e disse que também queria sair na foto. E saiu.

É a primeira foto dos principais líderes da oposição no Estado juntos.

É possível que o grupo oposicionista converse em Brasília nesta quarta-feira.

Robinson foi a capital federal para uma reunião do PSD. E Wilma foi para a posse de Ana Arraes.

Mulher consciente na luta contra o Câncer de MAMA





A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania através do CRAS está solidária na Campanha OUTUBRO ROSA – Mulher consciente na luta contra o Câncer de MAMA

Mulher consciente não aceite informação pela metade.

Você tem o direito de saber...

O câncer de mama detectado precocemente tem maior chance de cura.

Exija o Auto-exame (Toque) das mamas durante as consultas com os ginecologistas ou na consulta de enfermagem.

Agora é Lei. Toda mulher a partir dos 40 anos, tem o direito de realizar a mamografia anual.

Lei nº 11.664/2008.

Se você notar que o rosa invadiu sua cidade, saiba que não é à toa. No mês de outubro várias instituições públicos e privadas estão com alguns detalhes nessa cor para divulgar o movimento Outubro Rosa.

(por Marineide)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Aplicação da Lei da Ficha Limpa em 2012 será votada em novembro


O relator do mérito da Lei da Ficha Limpa, ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, concluiu o seu voto, onde apresentou parecer favorável à aplicabilidade nas eleições municipais.

A Ficha Limpa barra candidatos condenados na Justiça. Fux reavaliou cada ponto da lei, para redigir um texto que busque o consenso dos colegas. A votação deve acontecer na primeira quinzena de novembro.



(Por Romildo Queiroz)

Rumores do poderio de Carlos Augusto podem atrapalhar Rosalba


Imagens: Divulgação



Desde que iniciou o mandato a Governadora Rosalba Ciarlini vem passado por momentos difíceis. A situação financeira do estado, a dificuldade no pagamento do funcionalismo, Greves associadas às dificuldades na dotação orçamentária, do Limite prudencial e Responsabilidade Fiscal são apenas alguns exemplos da herança do governo anterior e dos tempos tortuosos pelo qual a atual gestão está vivenciando.

A mais recente notícia foi a saída do Vice-Governador Robinson Faria da base aliada de Rosalba.

Esse fato teve uma repercussão negativa para o governo principalmente devido ao fato de Robinson citar que sua saída se daria principalmente devido a alguns contratempos, onde afirmava que teria sido usado e descartado e destacando, ainda, o poder influenciador do marido da Governadora, Carlos Augusto, nas questões políticas. O próprio Robinson frisou que se fosse pela Governadora possivelmente ele não teria saído.

Os comentários e discussões da oposição ao governo é em relação ao poder que exerce o então marido da Governadora, Carlos Augusto Rosado.

Dessa forma imaginamos que esses rumores poderão atrapalhar a questão política de Rosalba que já conseguiu subtrair um grande apoio de seu grupo em menos de um ano de governo.
(Por Noticias do RN)

"Leitura Viva"


O Processo literário dar-se-á desde o período de colonização portuguesa, com "Diários de navegação". A partir daí foram surgindo novos escritos; com o intuito de formar e também de informar. Assim ela chegou à "Escola", através dos livros didáticos e paradidáticos, ficando sobre a responsabilidade do professor trabalha-la de forma atrativa e formativa. Vendo tudo isso, nós professora e alunos do 3º ano do Ensino Médio, resolvemos produzir nossa própria arte; arte essa que foi exposta para outros alunos da instituição (ICC). A exposição do trabalho aconteceu no último dia 19 de Outubro de 2011, onde quatro grupos colocaram para o público alvo (alguns alunos do ICC), poesias criadas pelos mesmos. As poesias eram de caráter social, tendo em vista que a Estética Literária em estudo trata-se das Tendências Contemporâneas, e tinham o objetivo de mostrar como vivia a sociedade intelectual no período da "Ditadura Militar"; como também vive hoje.
Logo, constatamos que o aprendizado foi de extrema valia. E houve por parte dos convidados interação e participação. Com isso, acreditamos que o conhecimento posto pela teoria foi compreendido com mais clareza através da prática.











(Por blog do Ideal)

Inscrições para o concurso de professor do estado do RN terminam hoje


As inscrições para o concurso público para o magistério, com 3.500 vagas, serão encerradas nesta terça-feira (25). Até o início da tarde desta segunda-feira (24) já se inscreveram 25.000 candidatos. Destes, nove mil confirmaram as inscrições com o pagamento do boleto bancário. As inscrições estão sendo feitas através do site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e PAU DOS FERROS.

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. Conforme o edital, o salário inicial é de R$ 1.246,35, para uma jornada de 30 horas semanais.

"Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária de Estado da Educação e da Cultura.

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.

Para a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN (Sinte/RN), Fátima Cardoso, apesar de insuficientes, as novas contratações são benéficas pois possibilitarão a substituição de estagiários - que assumem as salas por falta de professores nas escolas estaduais - por profissionais mais qualificados. "Com certeza será um ganho para o aprendizado dos alunos, uma vez que os professores têm a formação específica necessária para aquela função", comentou.