O deputado Vivaldo Costa (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para reclamar a falta de médicos em cidadezinhas do interior do RN. O problema é grave, alertou.
“Ninguém trata da saúde sem a figura do médico, por isso a necessidade desse tema ser exaustivamente debatido”, disse Vivaldo. “A falta de médicos compromete o sistema de saúde e é um problema que mesmo que o prefeito queira resolver, não tem como fazer sozinho”, disse.
Um dos exemplos citados foi a cidade de Caicó, que mesmo sendo pólo na região do Seridó, sofre com a falta de atendimento em diversas especialidades médicas. “Sem suprir essa carência, é complicado o funcionamento dos hospitais e até colocar em funcionamento uma UTI”, afirmou Vivaldo Costa.
Vivaldo disse que é urgente resolver esse problema: “As faculdades de Medicina no interior tem que ser incentivadas para que o estudante termine o curso na sua cidade e depois ali permaneça exercendo sua profissão. Essa me parece ser uma solução e inteligente, portanto é preciso suprir essa carência e o Ministério da Saúde tem que continuar incentivando os recém formados a se deslocarem para o interior”.
O deputado foi aparteado pelos colegas Gustavo Carvalho (PSB) e George Soares (PR), que também fizeram um alerta sobre as necessidades de melhoria na assistência à saúde da população.