VII Maratona dos Pais
e
1ª carreata dos pais
O mês de agosto é um mês especial para o Ideal Colégio e Curso, 1º porque refletimos sobre a Vocação paterna e, 2º porque comemoramos essa Vocação. E este ano a comemoração foi especial: começamos com uma grande concentração em Serrinha, onde a banda marcial do Ideal acolheu os pais, o professor Carlos Henrique “aqueceu” a todos, no friozinho da manhã, com a ginástica laboral e, em seguida, ouvindo músicas e mensagens para os pais partimos em carreata até Santo Antônio.
Concentração dos pais na praça de Serrinha. |
Ginástica Laboral com o Profº Carlos Henrique. |
Dentro da vocação familiar, da feliz união entre um homem e uma mulher, nós celebramos a cada segundo domingo de agosto o Dia dos Pais. Equilibrando erros e acertos, os pais têm um papel importante na formação do caráter e no decorrer da vida dos filhos.
Os pais acompanham seu crescimento, seu desenvolvimento intelectual e se esforçam para dar aos filhos conforto, boa alimentação, educação de qualidade. E, em geral, procuram orientá-los para que possam enfrentar o mundo, com suas alegrias, com seus dissabores. Acompanham-nos em suas vitórias, em seus fracassos, em suas lutas.
É claro que há exceções, mas essas exceções só confirmam a regra porque pais que não se preocupam com seus filhos não estão no seu estado natural, normal. O mundo de hoje apresenta anomalias absurdas. Temos notícia de pais que torturam seus filhos, que os desrespeitam, que espancam ou matam a mãe na presença dos filhos. Mas isso não é o correto, o desejável, a razão pela qual Deus os fez pais.
A família – o Lar cristão – Igreja doméstica – Santuário da vida – é a célula básica da sociedade. Deus nos coloca numa família para que nela aprendamos a amar e, porque aprenderemos a amar sem medidas, Ele espera que extravasemos esse amor para a vizinhança, para o bairro, para toda a cidade, para o mundo.
Dentro da família, o pai é o apoio, o amparo, a proteção, tal como José o foi na Sagrada Família. Precisamos de muitas orações pelos pais, para que eles tenham saúde, caráter, amor no coração e para que eles sejam amados e respeitados pelos seus filhos, que se espelharão neles [pais] para construir a própria vida.
E, mais importante do que tudo isso, que nossos pais sejam educadores de seus filhos na fé, no amor, no respeito, no trabalho... e deem testemunho de homens dignos da missão que receberam.