A seleção brasileira de futebol, ferida no seu orgulho pela sua eliminação nas quartas de final da Copa América em julho, tentará virar a página no amistoso contra a Alemanha, que acontecerá nesta quarta-feira às 15h45 (horário de Brasília)
Uma boa vitória em Stuttgart, diante de uma das seleções mais tradicionais do futebol mundial, seria a melhor maneira possível de iniciar de forma positiva uma nova etapa para o Brasil.
"Vamos começar uma nova fase. É um jogo amistoso, mas também um jogo de alto nível, contra a Alemanha, na Alemanha. Temos uma equipe jovem, mas os jogadores já têm a experiência de um torneio importante (a Copa América)", comentou o técnico Mano Menezes.
A eliminação pelo Paraguai nas quartas de final da Copa América não gerou nenhuma revolução nas decisões da comissão técnica. Mano continua apostando na continuidade, com apenas seis jogadores que não estavam na Argentina em julho.
Jonas, Renato Augusto e Fernandinho voltam a ser convocados, enquanto Dedé, Ralf e Luiz Gustavo foram chamados pela primeira vez na seleção principal.
Um dos estreantes que mostram mais ansiedade para disputar a partida é justamente Luiz Gustavo, de 24 anos, que atua no maior clube da Alemanha, o Bayern de Munique.
"Luiz Gustavo tem a capacidade de dinamizar o jogo. Ele tem tido ótimas atuações e bons resultados na Alemanha nos últimos três anos", elogiou Mano.
Já na seleção alemã, a partida terá um sabor especial para Cacau, brasileiro naturalizado alemão, que joga pela 'Mannschaft' desde 2009. Além disso, o jogo será disputado no estádio Mercedes-Benz Arena, onde ele disputa as partidas em casa com seu clube, o VfB Stuttgart.
A Alemanha aproveitará essa partida para se preparar para as eliminatórias para a Eurocopa de 2012, em que é líder do seu grupo.
Os principais destaques do elenco são o volante Bastian Schweinsteiger, os atacantes Thomas Müller e Mario Gomez, além do meia Mario Götze jovem talento do Borussia Dortmund.
"O Brasil é um dos países mais fortes do futebol mundial e tem a reputação de praticar um jogo muito bonito. Nenhuma outra equipe tem tantas estrelas", comentou o técnico alemão Joachim Löw.
O histórico de confrontos entre os dois países é amplamente favorável ao Brasil: em vinte partidas disputadas, foram doze vitórias, cinco empates e apenas três derrotas.
O jogo que ficou na memória da torcida brasileira foi a decisão da Copa do Mundo de 2002, quando Ronaldo fez os dois gols da vitória sobre a Alemanha em Yokohama, Japão, garantindo a conquista do pentacampeonato.
Dos atletas convocados para o jogo dessa quarta-feira, apenas dois disputaram a final de 2002, o zagueiro brasileiro Lúcio e o atacante alemão Miroslav Klose.
Ficha do jogo:
Alemanha: Neuer - Hummels, Badstuber, Höwedes, Lahm - Schweinsteiger, Kroos, Müller, Götze - Podolski, Mario Gómez. Técnico: Joachim Löw.
Brasil: Júlio César - Dani Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos - Ralf, Ramires, Ganso - Robinho, Alexandre Pato, Neymar. Técnico: Mano Menezes.