O
ministério da Saúde lançou em 2011 o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e
qualidade da Atenção Básica (PMAQ – AB), política de monitoramento que foi
organizada para os municípios que aderissem ao programa especificado.
O
município de Santo Antonio através da Secretária Municipal de Saúde fez a
adesão ao programa junto as 09 equipes da Estratégia Saúde da Família. Durante
07 meses a Secretaria Municipal de Saúde junto à coordenação da Atenção Básica,
Equipes da Estratégia Saúde da Família e técnicos da SMS, procuraram seguir
passo a passo as etapas que estavam na proposta de adesão que seria trabalhar
24 indicadores de saúde para monitoramento, reformas e melhorias nas estruturas
físicas e aquisição de equipamentos para as unidades básicas de saúde,
utilização de instrumentos de autoavaliação e ainda o desempenho de padrões de
qualidade dos serviços através da verificação in loco feita por avaliadores
externos que visitaram o município e todas as unidades de saúde, no dia 14 de
agosto de 2012 e fizeram a devida avaliação.
No
dia 30 de agosto de 2012, O ministério da Saúde lançou a lista dos primeiros
municípios contemplados com a
certificação que dar direito aos mesmos de receber incentivos financeiros
conforme o seu desempenho no processo.
O
Município de Santo Antonio junto a Secretaria Municipal de Saúde se encontra na
lista do Ministério da Saúde na 55º posição a nível de país e 2º no Estado do
Rio grande do Norte em volume de recursos a serem destinados ao melhoramento da
Atenção Básica no município.
Ver lista do Ministério da Saúde aqui