segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fórum Legislativo coordenado por Fábio Faria reúne autoridades para debater a Copa



Parlamentares, governos e sociedade fizeram um balanço das obras para o Mundial de Futebol em Natal

Na manhã desta segunda-feira (26), na Assembleia Legislativa, foi realizada a 2ª edição do Fórum Legislativo nas Cidades-Sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Natal. O deputado federal Fábio Faria, membro da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara, coordenou o evento, que teve como objetivo proporcionar a discussão dos preparativos para o Mundial de Futebol na capital potiguar. Autoridades do Governo e do Município apresentaram aos deputados e senadores um balanço das obras. Representantes de diversos órgãos, ligados ao turismo e ao esporte prestigiaram o Fórum.

“Dentre todas as cidades-sedes da Copa, Natal tem um diferencial. Aqui, os turistas são muito bem acolhidos. O nosso povo hospitaleiro recebe os visitantes como ninguém, e essa é uma vantagem que vamos saber utilizar. Tenho a certeza de que vamos enfrentar dificuldades nesse caminho, temos pontos positivos, também temos pontos negativos a trabalhar. Mas não tenho dúvidas de que Natal terá uma copa brilhante e deixará um legado imenso para os potiguares”, ressaltou Fábio Faria ao abrir os trabalhos.

O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Rodrigo Cintra, falou sobre a posição atual de Natal em relação ao cronograma estabelecido para a realização das obras para o Mundial. “No momento estamos em dia com o cronograma de planejamento, aprovado pelo governo federal e pela FIFA, mesmo levando em consideração as dificuldades recentes que tivemos. Esse planejamento prevê as ações, execução dos projetos e divulgação e transparência dos mesmos”, relatou o gestor, que apresentou projeções e dados do cronograma.

“Nós não teremos aditivo de prazo nem de preço para a construção da Arena, devido ao tipo de contrato firmado entre a empresa construtora. O projeto é moderno, e prevê uma Arena multifuncional, que será administrada pela empresa”, afirmou o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres. Ele ainda informou que a previsão é de que, na próxima semana, seja iniciado o processo de demolição do Machadinho.

Realizado em todas as cidades-sedes pela CTD em parceria com a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado, a edição natalense do Fórum contou com a participação dos deputados federais Jonas Donizette, Romário, Acelino Popó Freitas, Renan Filho, Fátima Bezerra, Felipe Maia, e Sandra Rosado; e dos senadores Zezé Perrela, Paulo Davim, e Garibaldi Alves. A governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita Micarla de Sousa também marcaram presença.


VISITAS

Ainda hoje a comitiva de deputados e senadores fará uma visita técnica à Arena das Dunas e ao Aeroporto Internacional Augusto Severo, encerrando as atividades do evento.