quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Polícia prende 15 pessoas suspeitas de 64 homicídios

Cento e setenta e cinco policiais civis e militares do Rio Grande do Norte e da Paraíba participaram ontem da operação "Laços de Sangue". A ação conjunta conseguiu colocar atrás das grades 15 pessoas que, de acordo com informações da secretaria de estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, são responsáveis pelo homicídio de 64 pessoas, além de outros crimes. As prisões aconteceram nas cidades de João Pessoa/PB, Catolé do Rocha/PB, Patos/PB, Antônio Martins/RN e Caraúbas/RN. O nome da operação é uma referência ao envolvimento de membros pertencentes às famílias Oliveira, Veras e Suassuna.


Na PB foram presas 11 pessoas. No RN, 25 agentes civis e 20 policiais da PM realizam a prisão de

Fonte: Sesed/RN
Tirbuna
emanuel amaralNo RN, houve prisões nas cidades de Antônio Martins e CaraúbasNo RN, houve prisões nas cidades de Antônio Martins e Caraúbas
quatro bandidos da mesma família: Oliveira. No município de Antônio Martins,
foram presos os irmãos Francisco Neto de Oliveira, 44 anos, José de Paiva de Oliveira, 30, e Francisco Marcondes de Oliveira, 34 anos. Em Caraúbas, foi preso Walison Souza de Oliveira, 21 anos.

Com o grupo, foi apreendido armas e munição [veja box]. "Estamos trabalhando em conjunto para fortalecer a fiscalização nas divisas dos estados", disse o titular da secretaria estadual de Segurança Pública, Aldair da Rocha.
De acordo com o secretário, há informações de que os bandidos iriam atuar no próximo fim de semana. "A polícia da Paraíba nos passou essa informação. Por conta disso, antecipamos o início da operação e, felizmente, conseguimos prender os bandidos", informou Aldair. Ainda de acordo com a polícia, as famílias Oliveira, Veras e Suassuna brigam entre si desde os anos 50.

Estado implanta o programa "Sertão Seguro"

A operação "Laços de Sangue" foi a primeira ação que contou com a participação de policiais pertencentes ao programa "Sertão Seguro". O projeto desenvolvido pela secretaria de Segurança, reúne policias civis e militares e tem como objetivo reduzir a criminalidade no interior do Estado. Estão envolvidos no programa, delegados, escrivães, agentes da Polícia Civil e homens do Bope. Aldair da Rocha explica que não houve a convocação de novos policiais para implantar o programa. "Na verdade isso é uma otimização dos recursos disponíveis. É feito um estudo pelo setor de inteligência da secretaria e pontuamos locais que precisam de mais atenção", diz. Com a realização do "Sertão Seguro", explica Aldair, agentes e escrivães da Polícia Civil são deslocados das cidades onde atuam para investigar crimes em outros municípios. O apoio da Polícia Militar é assegurado.

PRESOS

Presos na Paraíba

- Raimunda Cleide de Mesquita

- Raimunda Cleonice de Mesquita Sousa

- Vinícius de Mesquita Sousa

- João Lustosa

- Jarbas Jácomo de Oliveira

- Jocicleide

- Jadlly Kledson Figueiredo Serafim da Silva

* Outras quatro pessoas foram presas na PB, mas não tiveram as identidades reveladas.



Presos no RN

- Francisco Neto de Oliveira

- José de Paiva de Oliveira

- Francisco Marcondes de Oliveira

- Walison Souza de Oliveira

* Com o grupo de bandidos presos no RN, a polícia encontrou 12 revólveres, 05 pistolas, uma espingarda calibre 12, munição e 8.700 reais em espécie.

(Por Romildo Queiroz)