sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Comissão aprova requerimento de Fábio Faria para homenagem a craques da Copa



Foi aprovado nesta quinta-feira (27), em reunião da Comissão das Copas do Mundo e das Confederações, requerimento apresentado pelo deputado federal Fábio Faria (PSD) que sugere que craques do futebol brasileiro sejam homenageados e também colaborem, com suas opiniões, para os trabalhos de análise da Lei Geral da Copa.

Segundo Fábio Faria, os ex-atletas Romário Faria e Ronaldo Nazário receberiam a homenagem da Comissão, por serem os brasileiros considerados pela FIFA os melhores jogadores nas edições de 1994, 1998 e 2004 do Mundial de Futebol. Ainda será homenageado o Melhor Jogador Jovem da Copa de 1958, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Na época, aos 17 anos de idade, o craque também foi considerado o melhor atacante da Copa.

“Esta homenagem também será uma oportunidade para a Comissão ouvir a opinião de três dos melhores jogadores do Brasil em Copas do Mundo sobre a importância desse grande evento esportivo no nosso país. Com a experiência que possuem, eles poderão colaborar com subsídios à relatoria do Projeto da Lei Geral”, justifica Fábio, que é o único potiguar titular na Comissão.

LEI GERAL

A Comissão Especial das Copas do Mundo e das Confederações foi instalada este mês na Câmara e é responsável pelo debate do projeto de lei apresentado pelo Executivo que determinará como vão funcionar diversos serviços durante a realização das competições de 2013 e 2014 no Brasil.

O texto do projeto facilita a entrada de estrangeiros no país no período dos campeonatos, estabelece normas de proteção às marcas associadas ao evento, fixa as regras sobre transmissão e retransmissão de jogos e estipula as condutas proibidas nos estádio. Um dos pontos em discussão é a meia-entrada para estudantes e idosos. A FIFA se opõe à medida, em razão da queda de arrecadação.