segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Segunda-feira, feriado estadual, Arquidiocese de Natal comemora Festa dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu

Foto: Divulgação
Mateus Moreira (acima), Padre André de Soveral e o camponês Ambrósio Francisco Ferro

Hoje(3) a Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Em alusão à data é feriado estadual nesta segunda-feira.

A Arquidiocese de Natal celebrará a data, na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, no local onde há um Monumento em honra dos Mártires.

No local, às 15 horas, haverá show com a banda católica Nova Aliança e, às 16 horas, show com a cantora Maria do Rosário. Às 18 horas, será celebrada missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Matias Patrício de Macêdo.

Caravanas de fiéis de todos os recantos da Arquidiocese se dirigirão para Uruaçu objetivando participar das festividades.

No território da Arquidiocese de Natal existem quatro Paróquias dedicadas aos Mártires. Em todas serão realizadas atividades para comemorar a data.

Na Paróquia do Beato André de Soveral, em Emaús, a programação festiva começou dia 25 de setembro e segue até o dia 3. Diariamente, às 5 horas da manhã, há caminhadas penitenciais, e, às 19h30, missa. Na segunda-feira, às 16 horas, haverá procissão e missa, encerrando a programação.

No bairro de Cidade Verde, a Paróquia do Beato Mateus Moreira encerra a festa do padroeiro no domingo(2), às 18 horas, com a apresentação de uma peça teatral sobre a história dos Mártires. A peça é dirigida pelo pároco, Padre Tomás Silveira Neto.

O Santuário dos Mártires, no bairro de Nazaré, em Natal, encerrará os festejos em honra dos padroeiros na segunda-feira, às 9 horas, com missa solene, presidida Dom Matias Patrício de Macêdo. À tarde, os fiéis irão, em peregrinação, para a comunidade de Uruaçu.

Razões do feriado

O ferido do dia 3 de outubro é uma homenagem aos mortos durante dois massacres. Um ocorrido na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, no município de Canguaretama, e o outro na Comunidade Uruaçú, em São Gonçalo do Amarante.

No total, 151 pessoas foram cruelmente assassinadas por soldados holandeses e índios. O massacre ocorreu em 1645 e teve como destaque as figuras do Pe. André de Soveral e o camponês Mateus Moreira, que teve o seu coração arrancado pelas costas, enquanto repetia a frase “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”.

A lei que originou o feriado de 3 de outubro no Estado é de autoria do deputado José Dias.

Ela foi aprovada pela Assembléia Legislativa e promulgada pela então governadora Wilma de Faria no dia 6 de dezembro de 2006 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7

(Por Oliveira Wanderlei)