sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dois cardápios para turbinar a memória



Comer direito não favorece só o corpo, mas ajuda a turbinar o cérebro. Alguns alimentos da dieta balanceada são ainda mais indicados para quem está com a memória em baixa e com problemas de concentração.

As nutricionistas Gisele Cristina, Marcela Pandolfi e Janete Neves, a pedido do iG Saúde, elaboraram dois cardápios para auxiliar os “esquecidos”. As especialistas explicam ainda porque a alimentação tem impacto direito no funcionamento cerebral.

“O cérebro é o maior consumidor de energia de nosso corpo: usa 25%do total, apesar de representar apenas 2% do peso do corpóreo”, explica Marcela Pandolfi.

“Alguns nutrientes exercem uma função reparadora e protetoras das células neurológicas, como é o caso dos ácidos graxos ômega-3, vitaminas B6, B12 e o ácido fólico”, complementa Gisele Cristina.

"Alimentos como vegetais de coloração verde escura (brócolis, espinafre), feijões, carnes magras e cereais integrais são boas fontes desses nutrientes", explicam.

"O peixe é essencial para o cérebro, pois melhora a memória a concentração e possui ação antiinflamatória. Já a maçã é uma das principais fontes de fisetina , composto que favorece o amadurecimento das células nervosas. Frutas vermelhas possuem flavonóides , que que exercem efeitos benéficos na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter os déficits de memória", informam.

Janete Neves acrescenta que estes nutrientes, quando em falta, desfavorecem a capacidade de concentração e fala. Por isso, a solução para o mau desempenho profissional pode estar no prato.

A seguir, duas opções de café da manhã, lanche, almoço e jantar que não engordam e ainda melhoram a cabeça

Cardápio 1

Café da manhã: Leite desnatado batido com maçã e aveia
Pão integral com queijo branco ou geléia de frutas vermelhas

Lanche da Manhã: Suco de abacaxi

Almoço: Arroz integral + Feijão + 1 filé de peixe Grelhado ou assado + salada crua

Lanche da tarde: Iogurte com granola e morango

Jantar: a mesma combinação do almoço + espinafre

Lanche da noite: mamão e laranja picados

Cardápio 2

Café da manhã: 2 fatias de pão integral + 1 porção geleia de frutas ou 2 pontas de faca de requeijão light

Lanche da manhã: 300ml de chá verde + 2 nozes ou castanhas do pará

Almoço: 1 filé de salmão + 1 colher de arroz integral + 1 pedaço de mandioca cozida + 1 concha de feijão + salada de folhas verdes escuras

250ml de suco de acerola

Lanche da tarde: 1 fruta + cacau em pó + canela em pó + linhaça dourada

Jantar: 1 filé de frango grelhado + shimeji frito no óleo de coco extra virgem + shoyu light + Brócolis cozido

(Por IG)

-166576