quinta-feira, 26 de abril de 2012

Pré-candidatos participam do Eleja-se: seja um campeão de Votos.

Pré-candidatos a vereador, a prefeito e assessores se reuniram na manhã desta quinta-feira (26) na cidade de Guarabira, brejo paraibano, para participarem do evento “Eleja-se: Seja um campeão de votos”.

O evento teve início com a palestra do renomado contador Dr. Neuzomar Sousa com a palestra “Arrecadação, aplicação de recursos e prestação de contas eleitorais.”
O contador explicou que tudo começa antes de ocorrer a gestão das despesas eleitorais.  “Existe alguns pré-requisitos que precisam ser obedecidos. Primeiro tem que está escrito como candidato; depois tem que ter o CNPJ registrado; tem que ter ainda a abertura de contas; tem que ter os recibos eleitorais recebidos através da regional do seu partido; só a partir daí  é que se começa fazer a arrecadação e despesas eleitorais.” Explicou o contador.
Para que tudo ocorra dentro do esperado, Neuzomar lembrou que é necessário uma boa assessoria.
Emmanuel de Sousa Campos, palestrou sobre Marketing política e pesquisa eleitoral. O profissional em Marketing ressaltou que o marketing político é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivo adequar o candidato ao seu eleitorado potencial.
Emmanuel lembrou que é a partir do perfil do candidato que se constrói o marketing do político. Lembrou ainda que não se pode mascarar o candidato, é preciso que respeitar as características próprias do candidato, para que não corra o risco de adiante este ser desmascarado. “Candidato não é um produto que não tem história. É preciso manter a essência de cada candidato.” Frisou.
“O candidato precisa ter uma equipe formada por Chefe de Campanha; Assessor Político e Assessor Administrativo.” Alertou Emannuel de Sousa. Para ele, o candidato precisa se preocupar apenas em angariar votos; fazer o trabalho corpo a corpo.
O Dr. Newton Vita, ex-presidente do TER-PB, destacou o Direito Eleitoral; o que pode e o que não pode em uma eleição. 
O Bacharelado destacou a Lei da Ficha Limpa. 
Dentre os vários pontos destacados que pode deixar o candidato como Ficha suja, Dr. Newton Vita destacou a improbidade administrativa. Disse que a improbidade administrativa só deixará o candidato inelegível se este for acusado nos requisitos de Ato doloso, Dano ao Erário e o Enriquecimento Ilícito. Não sendo acusado de um destes requisitos, o candidato está ilegível.
O ex-juiz do TRE-PB disse que o TCE representa um órgão auxiliar do Poder Legislativo, ficando a Câmara Municipal com o poder de aprovar e reprovar contas do executivo. “Assim sendo aquele que teve suas contas aprovadas no âmbito da Câmara estão elegíveis.” Concluiu.
(Por Júnior Campos)