sábado, 7 de setembro de 2013

Feriado Independência do Brasil 7 de Setembro


O Dia 7 de setembro é um dos feriados nacionais de 2013 mais importantes comemorados no Brasil, pois se trata da data da Proclamação da Independência do Brasil, ou Dia da Pátria que tem origens em 1822 quando o povo brasileiro conseguiu a emancipação em relação a Portugal. Confira qual é a data do feriado da Independência do Brasil.
7 setembro 2013 feriado Feriado 7 de Setembro Independência do Brasil   Data
A ocasião de 7 de setembro de 1822 que deu origem ao feriado é chamada de “O Grito do Ipiranga” quando D. Pedro proclamou a independência pronunciando as palavras “Independência ou morte” a margem do riacho Ipiranga, deixando de ser uma colônia de Portugal. Com a independência, o príncipe regente D. Pedro I se tornou Imperador do Brasil.
Com a independência o Brasil deixou de ser uma colônia para se tornar uma metrópole e D. Pedro foi coroado imperador em 12 de outubro de 1822 e recebeu o título D. Pedro segundo dia 1° de dezembro de 1822.
Quanto às comemorações do feriado de 7 de setembro é composta de um desfilem cívico oficial em Brasília e que é realizada uma programação da Semana da Pátria que começa geralmente dia 1° de setembro e segue até dia 9 de setembro. Em Brasília, com a presença de autoridades há desfiles cívicos como da Esquadrilha da Fumaça que geralmente encerra os desfiles que surpreende o público com acrobacias aéreas. Já nos desfiles, participam estudantes de escolas públicas e particulares do DF.
A participação do público é muito importante, sendo facilitada sua participação com transporte para o local do evento cívico que tem a participação de cidadãos de Brasília acompanhados de suas famílias. De resto, não há grandes comemorações com a data, diferentemente de outros países, como os Estados Unidos em, que eles comemoram bastante a data da independência do país. No Brasil, as pessoas geralmente saem para viajar ou ficar em casa descansando e aproveitando o feriado da independência do Brasil de 2013.
O feriado de 7 de setembro de 2013 cai em um sábado, não é um feriado prolongado, porém é bom para quem trabalha no sábado.