Paulo de Tarso, diretor da Consult |
Estamos no ano de eleição e até o mês de outubro serão publicadas pesquisas eleitorais para saber quem a população vai votar para prefeito no seu município. Recentemente, saiu uma pesquisa feita pela Sinduscon-Consult de intenções de votos para a prefeitura de Natal.
Para fazer uma pesquisa eleitoral, primeiramente precisa uma empresa solicitar para algum órgão especializado.
Segundo Paulo de Tarso, diretor da Consult, a partir disso vão fazer um levantamento de quantas pessoas serão entrevistadas e depois, pedir uma autorização para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir do mês de janeiro, as pesquisas só serão divulgadas após o registro no TSE. São dois tipos de registros que são feitos no próprio site do órgão http://www.tse.jus.br.
O primeiro passo é cadastrar a empresa responsável por essa pesquisa e a segunda é registrar o conteúdo pesquisado, que também pode não ser divulgado e servir só como consulta interna mesmo.
A maioria das pesquisas não divulgadas é solicitada pelos próprios candidatos que querem saber a sua popularidade na eleição. De acordo com Paulo de Tarso, a Consult faz um levantamento com 1000 pessoas, que são divididas por idade, sexo, escolaridade e distribuição de renda, e a margem de erros é de 3 %.
Na pesquisa eleitoral, as amostras têm que manter as características da cidade pesquisada. Por isso, que as empresas de pesquisa trabalham bastante com proporção.
Para fazer uma pesquisa eleitoral, primeiramente precisa uma empresa solicitar para algum órgão especializado.
Segundo Paulo de Tarso, diretor da Consult, a partir disso vão fazer um levantamento de quantas pessoas serão entrevistadas e depois, pedir uma autorização para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A partir do mês de janeiro, as pesquisas só serão divulgadas após o registro no TSE. São dois tipos de registros que são feitos no próprio site do órgão http://www.tse.jus.br.
O primeiro passo é cadastrar a empresa responsável por essa pesquisa e a segunda é registrar o conteúdo pesquisado, que também pode não ser divulgado e servir só como consulta interna mesmo.
A maioria das pesquisas não divulgadas é solicitada pelos próprios candidatos que querem saber a sua popularidade na eleição. De acordo com Paulo de Tarso, a Consult faz um levantamento com 1000 pessoas, que são divididas por idade, sexo, escolaridade e distribuição de renda, e a margem de erros é de 3 %.
Na pesquisa eleitoral, as amostras têm que manter as características da cidade pesquisada. Por isso, que as empresas de pesquisa trabalham bastante com proporção.
(Por Portal Nominuto.com)