quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Terceirizados da Farmácia Popular no RN ameaçam entrar em greve


Os funcionários terceirizados da Farmácia Popular do Brasil que atuam no Rio Grande do Norte planejam entrar em greve nesta sexta-feira (24). Os trabalhadores reivindicam renovação do contrato com a empresa JMT, responsável pela mão-de-obra, e o pagamento do salário de julho que está atrasado.

De acordo com o Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), a JMT tem três contratos com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), um para os hospitais regionais, outro referente ao Samu Metropolitano e com a Farmácia Popular do Brasil. O Sindsaúde explica que apenas os funcionários das farmácias é pago com recursos federais, que não estão sendo enviados desde abril devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União que impediram a renovação do contrato. A empresa espera que a Sesap renove o contrato e quite as dívidas para poder pagar os trabalhadores.

A Farmácia Popular do Brasil é uma unidade ligada à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e possui um farmacêutico responsável, servidor de carreira, em cada unidade. Os demais funcionários são trabalhadores da empresa JMT, terceirizados.

A assembleia que decidiu pela greve ocorreu na última sexta-feira (17). Uma audiência está prevista na Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) no próximo dia 29 para tratar de assuntos referentes aos contratos da JMT com a Sesap.

Com informações do Sindsaúde