terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Programa vai selecionar 50 mil voluntários para a Copa de 2014


Brasil Voluntariado foi lançado no auditório do Ministério dos Esportes em Brasília (Foto: Glauber Queiroz)

O ministro do Esporte Aldo Rebelo lançou nesta terça-feira (22) o Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal que funcionará de forma coordenada ao da FIFA. O programa vai selecionar pessoas para a Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo de 2014.
Participaram do lançamento, representando a cidade-sede Natal, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos, e o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho, representando o secretário de estado extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Demetrio Torres.
Rabelo disse que o voluntariado é essencial para a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo. Tanto na parte operacional quanto nas ruas, para auxiliar os turistas. Os voluntários estarão diretamente ligados ao sucesso dos eventos.
Serão selecionadas 7 mil pessoas para atuar nas seis cidades-sede durante a Copa das Confederações 2013. Outros 4.900 voluntários vão participar das cerimônias de abertura e encerramento, em Brasília e no Rio de Janeiro, respectivamente.
Já para a Copa do Mundo 2014, o programa será ampliado: está prevista a participação de pelo menos 50 mil voluntários, nas 12 cidades-sede. Dessa maneira, haverá vagas para diversos perfis. Os selecionados atuarão em áreas de fluxo, como pontos turísticos, aeroportos, shopping centers e Fan Fests, dando suporte aos torcedores, aos turistas, à imprensa não-credenciada e à população em geral.

Com as informações: Lidiane Lins