quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PSDB, Psol e Agripino Maia oficializam apoio a Pedro Taques

A eleição para o comando da Casa está prevista para ocorrer amanhã no plenário. O PMDB deve indicar o atual líder da bancada do partido, Renan Calheiros (AL)


A bancada do PSDB oficializou hoje apoio à candidatura de Pedro Taques (PDT-MT) à presidência do Senado.

A eleição para o comando da Casa está prevista para ocorrer amanhã no plenário. O PMDB deve indicar o atual líder da bancada do partido, Renan Calheiros (AL). O anúncio está previsto para ocorrer ainda hoje.

"O PSDB optou de forma clara e consensual pela candidatura de Pedro Taques. Essa é uma decisão do PSDB que será seguida por toda a bancada", disse o senador Aécio Neves (PSDB-MG), após reunião da bancada.

Além dos tucanos, o presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), também declarou apoio a Pedro Taques. Momento antes do anúncio dos integrantes da oposição, o pedetista conquistou ainda o voto de Randolfe Rodrigues (Psol-AP), que retirou a candidatura para apoiá-lo.

"Pedro Taques tem uma missão resgatar o Senado Federal. Eleger Renan é caminhar para o precipício", disse Rodrigues após desistir da disputa.

Por sua a vez, o PSB demonstrou interesse em lançar um candidato amanhã no plenário. Os integrantes da bancada do partido estão reunidos nesse momento para definirem como deverão se posicionar. No dia de ontem, o partido havia emitido nota em que declarou não apoiar a candidatura de Renan Calheiros.

Outra opção avaliada pelo PSB é também apoiar a candidatura de Pedro Taques. Questionado se teria chances de vencer uma disputa após o anúncio de uma série de apoio, Taques disse que o número de votos "é o menos importante".

"O que precisamos mostrar é que no Senado existe vida e que não está atrelada ao passado", disse o candidato.