quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hospital Walfredo Gurgel tem 125 pacientes nos corredores

Frankie Marcone

Corredores do Walfredo Gurgel continuam com pacientes à espera de leitos

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) registrou, novamente, elevação no número de atendimentos. Desta vez, durante o feriado prolongado do Reveillón. Ao todo, nesta quarta-feira (02), 125 pacientes estão distribuídos pelas alas de circulação do Pronto Socorro Clóvis Sarinho.
Deste total, 57 pacientes de clínica médica estão distribuídos pelos seus corredores. Outros 26 internos de maior gravidade, incluindo 18 entubados, esperam pela liberação de vagas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Dos casos de ortopedia, 42 pacientes esperam pela sua transferência para a realização de cirurgia em unidades conveniadas. Já o Centro de Recuperação Pós Operatório conta com 12 pacientes internados.
 
Nesta quarta-feira também teve início o trabalho do novo apoiador do Ministério da Saúde (MS), Marcelo Bessa, que irá auxiliar o corpo diretivo do HMWG visando dinamizar todo o trabalho burocrático e gerencial dentro do hospital.
 
Em uma primeira reunião na manhã desta quarta, Marcelo Bessa mostrou seu projeto de normas e metas que pretende implantar durante todo o ano de 2013. O documento contempla quatro fases (que vão desde o diagnóstico situacional preliminar de cada setor do hospital, reorganização de serviços e garantia da qualidade, até a implantação e monitoramento de metas). Um de seus projetos com prazo definido para acontecer: até o fim de janeiro será formalizado e implantado o Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar.
 
Para colocar as ideias em andamento, Bessa revela que o trabalho terá de ser em conjunto. “Não basta só o MS apoiar e a direção querer. Precisamos do profissional que está aqui dentro, que vive a realidade do hospital”, disse o apoiador. Ainda segundo Bessa, as ações serão extensivas à rede de saúde de todo o Rio Grande do Norte.