sábado, 24 de março de 2012

24 de Março Dia Mundial da Tuberculose



A tuberculose é um problema prioritário no Brasil. Estima-se que 80 mil casos novos ocorrem anualmente. Com o surgimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), vem se observando, um crescente número de casos podendo levar ao aumento de mortes por tuberculose.
No Rio Grande do Norte ocorreram em 2011, 1.270 casos, no nosso município foram registrados 08 casos.
A transmissão da doença é de pessoa a pessoa através do ar (fala, espirro e tosse). Os sinais clínicos são: febre baixa vespertina com sudorese, falta de apetite, emagrecimento, dor torácica e tosse.
A tuberculose pulmonar é a forma mais comum, entretanto a doença pode se localizar em outras partes do corpo: rins, ossos, meninges, intestino, pele dentre outros.
PREVENÇÃO:
  1. 1. Vacinação com BCG – dose única. A criança deve receber a vacina ao nascer no local de nascimento e até 4 anos de idade no Centro de Saúde
  2. 2. Diagnosticar a doença o mais cedo possível e tratar é a forma mais eficaz de prevenir a expansão da doença na população. O tratamento é por 6 meses e não pode ser interrompido e é um direito seu garantido pelo SUS.

ATENÇÃO:
Se você tem tosse por 3 semanas ou mais pode ser tuberculose
Se você tem tuberculose faça exame de HIV/AIDS
Se você é HIV positivo faça exames de tuberculose
Procure um posto de saúde você será atendido. Os exames são simples e sigilosos.
As ações educativas e a busca de tossidores serão intensificadas pelas ESFs. Como também divulgação nos meios de comunicação do nosso município considerando que 24 de Março é o dia Mundial de Combate a Tuberculose.