domingo, 25 de março de 2012

Senac oferece 2.649 bolsas de estudos gratuitas

Os cursos profissionalizantes em áreas como informática, turismo, gestão e beleza, beneficiarão jovens de baixa renda.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/RN) oferecerá 2.649 bolsas de estudos gratuitas, com a finalidade de beneficiar estudantes de 56 escolas estaduais norte-rio-grandenses, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos profissionalizantes em áreas como informática, turismo, gestão e beleza, beneficiarão jovens de baixa renda dos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. As inscrições começam na próxima segunda–feira (26) e seguem até o dia 30. Os interessados em concorrer às vagas devem ser alunos regulares do ensino médio ou da educação de jovens e adultos das entidades de ensino listadas abaixo – previamente selecionadas pela Secretária Estadual de Educação.

Para se inscrever, eles devem procurar as secretarias de suas escolas, que farão uma pré-matrícula. A seleção será feita pela SEEC e o resultado será divulgado no dia 11 de abril, no site www.seec.rn.gov.br.

O que é o Pronatec?
Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, municipais, Sistema "S" e institutos federais, está oferecendo bolsas de estudo e financiamento para cursos de qualificação profissional. A meta é que oito milhões de pessoas possam ter acesso a oportunidades de capacitação até 2014.

O Senac é um dos parceiros dessa iniciativa, oferecendo cerca de 13 mil vagas gratuitas entre 2011 e 2012, beneficiando as populações dos municípios de Assú, Caicó, Macaíba, Mossoró, Natal e Parnamirim. A prioridade é atender estudantes do Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos de baixa renda, bem como beneficiários de programas de transferência de renda, a exemplo do Bolsa-Família.

(Por Gerlane Lima)