sábado, 13 de outubro de 2012

Eleito em Grossos estava proibido de fazer politica desde 2011


O prefeito eleito de Grossos, José Maurício Filho, o Mauricinho (PMDB),na sua primeira semana como prefeito eleito já enfrenta sua primeira batalha judicial.
A assessoria jurídica do candidato governista, Alexandre Santos (PSB) entrou com ação de impugnação de candidatura na quinta-feira (11) no Cartório Eleitoral de Areia Branca, sede da 32ª zona eleitoral, tendo como base documento datado de 2 de agosto de 2012 e assinado pela juíza Kátia Cristina Guedes Dias e pelo prefeito eleito, no qual ele está proibido de se afastar da cidade sem autorização judicial e de participar de movimentações políticas.
O documento prevê que o prefeito eleito, não poderia participar de movimentação política por um prazo de dois anos. O acordo foi num processo que corria na Justiça Eleitoral contra Mauricinho por transferência de eleitores de Mossoró para Grossos. A ação previa, inclusive, prisão para Mauricinho, que, atraves de seu advogado, optou por trocar a iminente sentença por se afastar 100% das movimientações politicas.
E é com base nesse documento que eles buscam impedir a diplomação e posse de Mauricinho.
Ele substituiu o irmão e ex-prefeito, de Grossos, João Dehon da Silva (PMDB), que desistiu da disputa, no último dia 6 de outubro. Além do impedimento de participar de movimentações política, a coligação ainda questiona o fato de não ter havido ampla publicidade da substituição do candidato também.
A equipe do Jornal Defato entrou em contato com o advogado, Augusto Cesar Leonês, responsável pela defesa do prefeito eleito.
Augusto afirma que não existe nenhum impedimento jurídico que impeçam a diplomação e posse do seu cliente. “Estou tranquilo com relação a essa situação, tendo em vista que Mauricinho não participou de nenhuma movimentação política, já que ele substituiu o candidato, menos de 24 horas antes da eleição. Diante disso ele não participou de nenhuma de nenhuma movimentação, já que não havia tempo hábil para isso”, esclarece.
Além disso, ele diz ainda que o pedido de impugnação feito pela coligação derrotada é descompassado e sem fundamentação jurídica, e visa apenas tentar tumultuar o ambiente político na cidade.
Entretando, o Defato.com teve acesso a fotografias do professor Ronaldo, de Grossos, mostrando o prefeito eleito Mauricinho participando este ano da convenção do PMDB em Grossos,momento que o ex-prefeito João Dehon (irmão) lança sua candidatura de prefeito. O flagra foi publicado pelo jornalista Edilson Damasceu.