terça-feira, 9 de julho de 2013

Henrique Alves descarta plebiscito para reforma política ainda este ano

 
Deputado fez anúncio após reunião com líderes dos partidos nesta terça-feira (9).
 
ABr/Estadao
 
Henrique_eduardo_330O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), anunciou hoje (9) que o plebiscito para a reforma política não terá efeito nas eleições de 2014.
Ele fez o anúncio após reunião com líderes dos partidos.
Segundo Henrique Alves, a avaliação dos deputados é de que não há tempo hábil para realizar a consulta popular e aprovar o projeto de reforma até o dia 5 de outubro deste ano.
De acordo com o chamado "princípio da anualidade", previsto na Constituição, as regras de uma eleição só têm validade se aprovadas pelo menos um ano antes do pleito.
"É uma questão de ordem prática", resumiu o presidente. "Dentro do prazo que a anualidade constitucional exige, não haveria como fazer o plebiscito para a eleição de 2014. Isso é uma constatação de todos", afirmou o presidente da Câmara.
Henrique Alves complementou que isso não significa que a ideia do plebiscito esteja "enterrada" e disse que a Câmara vai analisar a proposta, desde que parlamentares apresentem as assinaturas necessárias. "Se surgir (a proposta) de plebiscito e conseguir as assinaturas necessária, esta Casa não vai se furtar de examinar, mas sabendo que só valerá para as eleições de 2016", disse ele.
Grupo de trabalho
O grupo de trabalho, considerado por Alves uma "carta de seguro", será coordenado pelo deputado Cândido Vaccarezza (PT) e terá 90 dias para apresentar uma proposta de reforma. O resultado da reforma política elaborada por essa comissão, disse o presidente, iria a consulta popular, mas na forma de um referendo.