quarta-feira, 24 de julho de 2013

Papa promete retornar ao Brasil em 2017 para 300 anos de Aparecida

 

Devoto de Nossa Senhora Aparecida, pontífice garantiu estar nos festejos de 300 anos do encontro da imagem da santa
Por Folhapress

O papa Francisco encerrou a missa em Aparecida (SP) com uma bênção às famílias e um pedido para que os fiéis rezem por ele. Antes de deixar a tribuna Bento 16, no Santuário Nacional de Aparecida, o pontífice prometeu voltar em 2017.
A data marca os 300 anos do encontro da imagem da santa por pescadores, em 1717, no rio Paraíba do Sul.
“Peço um favor. Com jeitinho. Rezem por mim. Eu preciso. Que Deus os abençoe. E até 2017, quando voltarei”, afirmou, em espanhol. O pontífice brincou mais uma vez com o idioma ao dizer que não fala “brasileiro”.
Mais cedo, porém, a leitura da homilia foi feita em português. No discurso, o pontífice alertou a juventude contra “ídolos passageiros” e lembrou a história da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
“É verdade que, hoje, mais ou menos todas as pessoas, e também os nossos jovens, experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem dar esperança: o dinheiro, o poder, o sucesso, o prazer”, afirmou Francisco, sobre o que chamou de “ídolos passageiros”.
Ao exortar os fieis a manter a esperança, Francisco disse que “‘o dragão’, o mal, faz-se presente na nossa história, mas ele não é o mais forte, Deus é o mais forte”.
O papa chegou a Aparecida na manhã de hoje, de helicóptero. Percorreu com o papamóvel um trecho de 1 km até a basílica, onde rezou uma missa, a primeira cerimônia pública fora da Itália.
O pontífice usou o papamóvel mais uma vez para seguir da basílica até o seminário Bom Jesus, onde permanecerá após o almoço antes de embarcar de volta ao Rio de Janeiro.