terça-feira, 2 de julho de 2013

Prefeito e Vice de Equador-RN são cassados pela Justiça por abuso de poder econômico


A juíza da 24ª Zona Eleitoral, Carmen Verônica Calafange publicou sentença da ação de investigação judicial eleitoral proposta pela coligação “Filhos da Terra Juntos para Governar a Terra da Gente”, que tinha como candidato Carlinhos Derick (PP). A ação denunciava a prefeita Noeide Sabino (DEM) e o vice-prefeito Joady Gomes (DEM) por captação ilícita de sufrágio) e abuso de poder econômico nas eleições de Equador.
Na sentença, a juíza reconheceu procedente e cassou o diploma de Noeide e Joady, reconhecendo a prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. A juíza também declarou os dois inelegíveis para as eleições que se realizarem nos 8 anos subsequentes ao pleito de 2012. Noeide e Joady foram multados em 20 mil UFIR.
De acordo com a sentença publicada pela 24ª Zona Eleitoral, a juíza declarou nulos os 2.086 votos obtidos por Noeide, determinando novas eleições em Equador. O presidente da Câmara, vereador Breg Braz (PP) assume a Prefeitura de Equador, interinamente. A prefeita e o vice podem recorrer da decisão de 1ª instância ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e caso a defesa consiga uma liminar, ela pode responder o processo no cargo.
Por Marcos Dantas