sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

CAPITÃO DO 5º DPRE FAZ PALESTRA EM BRASÍLIA SOBRE PROJETO DE REDUÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO NOS MUNICÍPIOS DE SANTO ANTONIO, BREJINHO E PASSA E FICA.




O projeto Operação de Pacificação no Trânsito teve início no Município de Santo Antonio onde a partir desse município foi sendo lapidado, e estendido para Brejinho/RN, até chegar a um modelo ideal que foi implementado em Passa Fica. Ganhou destaque a nível nacional através da mídia, onde um representante do Ministério da Previdência Social esteve na região para conhecer o projeto, o qual foi apresentado pelo Capitão Charleson Alves dos Santos, subcomandante do 5º DPRE, nessa apresentação estiveram presentes diversas autoridades, entre elas os prefeitos de Santo Antonio e Passa e Fica.
No último dia 12 o Comando da Polícia Militar, recebeu um Ofício convidando o Capitão Charleson para participar, como palestrante, na 201ª Reunião do Conselho Nacional de Previdência Social realizada no dia 19 de dezembro, tendo em vista o tema ser de grande relevância para o Ministério da Previdência Social. De acordo com o capitão:
“Este projeto tem grande relevância social, buscando reduzir em 70% o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. O foco é o conjunto dos 31 (trinta e um) municípios que compõem a área do 5º DPRE, por ordem de prioridades, a partir de dados obtidos através de hospitais, postos de saúde e setor de tráfego do Distrito de Trânsito, buscando:
·         Desenvolver nas pessoas a capacidade de reconhecer as causas da violência no trânsito, afim de que possam se sensibilizar e se mobilizar, assumindo a sua responsabilidade pessoal no que diz respeito a esse problema;
·         Mostrar à população a gravidade dos acidentes de trânsito e suas conseqüências no âmbito familiar;
·         Fortalecer as ações educativas para a construção de uma cultura de educação no trânsito na região agreste;
·         Desenvolver ações que visem aproximar a polícia de trânsito da população em geral; e
·         Reduzir o número de acidentes de trânsito com motocicletas, e com isso, melhorar a qualidade do atendimento nos hospitais da rede pública, dos municípios envolvidos no projeto.
Assim, este projeto visa apresentar como funciona o aparelho do Estado na luta diária pela preservação da vida nas cidades e rodovias da Região Agreste, sua estrutura e dificuldades, procurando reduzir acidentes de trânsito com motocicletas e preservar vidas.”

RESULTADOS ALCANÇADOS


A implementação do projeto OPT no ano de 2013, de forma experimental, em 03 (três) municípios da área de atuação do 5º DPRE, quais sejam: Santo Antônio, Brejinho e Passa e Fica repercutiu na estatística de toda área, pode-se notar que apesar do projeto ter se desenvolvido, apenas em três municípios, teve influência nas demais cidades da região.
           
Fonte: Setor de Tráfego 5º DPRE/2013

GRÁFICO 02 - ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS DE ATUAÇÃO DO 1º GPRE – 2012/2013

Nos 12 Municípios que compõe o 1º GPRE, onde, entre eles, estão localizadas as cidades de Brejinho, Passa e Fica e Santo Antônio, houve uma significativa redução nos acidentes com vitimas fatais, ou seja, esse numero caiu em 23%, saindo de 18 acidentes com vítimas fatais em 2012, para 14 em 2013.
Outro fato importante é a redução no número de acidentes de trânsito, com motocicletas, nas cidades onde o Projeto OPT foi implementado, assim, no conjunto desses três municípios, em 2012 houve 92 acidentes envolvendo Motociclistas e em 2013 apenas 27 pessoas foram vitimas de acidentes com motos nessas cidades. Contata-se, dessa forma, uma redução de 70,65% no número de Acidentes envolvendo Motociclistas na Área onde foi Implementado O Projeto. Destacando-se que na Cidade de Brejinho, nesse Período, apenas um Acidente de Motocicleta com Vítima Fatal foi detectado.


Fonte: Setor de Tráfego 5º DPRE/2013

GRÁFICO 02 - ACIDENTES COM MOTOCICLETAS (BREJINHO, PASSA E FICA E SANTO ANTÔNIO) – 2012/2013



É importante salientar que essa redução de 70,65% no número de acidentes com motocicletas é o que se propõe o projeto, lembrando que esse resultado pode ser alcançado não só na área do 5º Distrito de Policia Rodoviária Estadual, mas em qualquer local que seja implantado, basta que para isso que se dê a devida atenção nos detalhes da execução do Projeto, seguindo os passos apresentados, sem que existam maiores dificuldades.
Todos os dados apresentados foram coletados no setor de tráfego do 5º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual.