quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Do ‘inferno’ para o ‘céu’


24 horas depois de ser condenado pela Justiça Federal a mais de 16 anos de prisão,  no processo da “Operação Hígia”, o advogado Lauro Maia viveu nova emoção, agora, de forma favorável.
Ele ganhou um mandato de deputado estadual, com a cassação da deputada Larissa Rosado. Ambos são do PSB.
O filho da vice-prefeita de Natal e ex-governadora, Wilma de Faria (PSB), mesmo condenado, poderá assumir o mandato.
Como a sentença é de primeiro grau, ele poderá conseguir uma liminar na 5a Região da Justiça Federal, com sede em Recife (PE), para responder o processo em liberdade. Por gravidade, terá direito legal de assumir o mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
Dessa forma, Lauro só não será deputado se a assessoria jurídica de Larissa conseguir uma cautelar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, para responder o mérito do processo no mandato.
Situação bem parecida com a da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que foi afastada do cargo pelo TRE-RN e voltou por decisão do TSE, através da ministra Laurita Vaz.
No caso de Larissa tem um agravante: ela foi candidata em 2012, eleições que deram origem à cassação do mandato e à perda dos direitos políticos. Já Rosalba foi condenada por ter participado da campanha da prefeita cassada Cláudia Regina (DEM).
HÍGIA
Lauro Maia foi condenado pelo juiz federal Mário Jambo no rumoroso processo da “Operação Hígia”, que desviou 36 milhões de reais da saúde pública durante o governo de sua mãe, Wilma de Faria.
Segundo o juiz, Lauro era o líder da quadrilha. Jambo também afirmou, na sentença, que o epicentro da corrupção era a casal civil.
As outras 10 pessoas envolvidas foram condenadas e três absolvidas.

-Por César Santos