sexta-feira, 31 de maio de 2013

Presidenta entregará máquinas e vai liberar recursos federais para o RN segunda-feira


Leandro Cunha - Repórter

A presidenta Dilma Roussef desembarcará no aeroporto internacional Augusto Severo às 10h50 da próxima segunda-feira (03). A chefe do executivo do Brasil virá ao Rio Grande do Norte para entregar de forma simbólica as máquinas para conservação contínua das estradas vicinais (sem asfalto) e a construção de reservatórios de água a 149 prefeitos do estado no pátio do Centro Administrativo.  Todos os equipamentos foram adquiridos por meio da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Assim como a presidenta, estarão presentes na solenidade a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, o presidente do Senado Renan Calheiros, o ministro da Previdência Social Garibaldi Alves Filho e o ministro de Desenvolvimento Agrário (MDA), Gilberto José Spier Vargas. Em coletiva de imprensa realizada na governadoria, o cerimonial confirmou que o início das solenidades será às 11h30.

Segundo o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no estado, Raimundo Costa Sobrinho, a liberação de recursos oriundos do PAC 2 é uma tentativa de melhor convivência do governo federal com o semi-árido nordestino. "Estamos atendendo o Rio Grande do Norte com motoniveladoras e retroescavadeiras ofertando esses equipamentos para 89% dos municípios do estado", disse. O investimento total dos equipamentos é de R$ 81, 6 milhões para servir às populações rurais. O Rio Grande do Norte tem uma população rural de 704 mil famílias e algo em torno de 560 mil delas serão beneficiadas, de acordo com levantamento feito pelo MDA. 

O uso desses equipamentos está direcionado para a recuperação de estradas vicinais de forma contínua que dê a possibilidade de escoamento de produção e bem como dar reforço a infraestrutura hídrica dos municípios. "Reconhecidamente temos uma deficiência muito grande em reservatórios de água e com esses equipamentos tanto a recuperação como a construção de pequenos reservatórios, tipo barreiras, pequenos açudes e barragens subterrãneas ", disse Raimundo Sobrinho.

Ainda de acordo com o delegado federal do MDA, a ação do PAC 2 não é apenas o repasse das máquinas, como também um suporte hídrico para o funcionamento de outro programa Federal, desta vez de distribuição de alimentos, o  Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que a merenda escolar é ofertada e adquirida obrigatoriamente pelas escolas da agricultura familiar.

Logo após a entrega dos equipamentos aos prefeitos, haverá início de uma capacitação de 18 horas para os operadores das máquinas retroescavadeiras e outras 40 horas para operadores das máquinas motoniveladoras, com previsão de término no dia 27 de junho, em que são turmas formadas por dois operadores para cada máquina. O município beneficiado ficará responsável pelo zelo e garantia que atenderá o público desejado, que é a população rural. A fiscalização do uso das máquinas ficará por conta do MDA e Controladoria Geral da União (CGU).

Outras ações de Dilma

Além da cerimônia de entrega, Dilma Roussef fará algumas assinaturas de atos, que inclui lançamentos de edital de obras de licitação como: duplicação da BR-101; acordo de cooperação do programa "Brasil Mais Seguro", entre o Ministério da Justiça e governo do estado; ordem de serviço das obras de construção do museu da RAMPA e Memorial do Aviador; e o anúncio de liberação de recursos de ampliação do Centro de Convenções de Natal.


Municípios que receberão retroescavadeiras e motoniveladoras


Acari
Açu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Areia Branca
Barcelona
Bento Fernandes
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Coronel Ezequiel
Currais Novos
Equador
Felipe Guerra
Florânia
Francisco Dantas
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Guamaré
Ipueira
Itaú
Jaçanã
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Dias
José da Penha
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Luís Gomes
Macaíba
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Passagem
Patu
Santa Maria
Pau dos Ferros
Pedra Preta
Pilões
Poço Branco
Porto do Mangue
Presidente Juscelino
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Tibau
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Trairí
São Fernando
São João do Sabugi
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Rafael
São Vicente
Senador Elói de Souza
Serra de São Bento
Serrinha
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taipu
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Várzea
Viçosa

Municípios que receberão motoniveladoras (todos já receberam retroescavadeiras anteriormente)

Afonso Bezerra
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Bodó
Caiçara Do Norte
Caraúbas
Cerro Corá
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Doutor Severiano
Encanto
Fernando Pedroza
Frutuoso Gomes
Grossos
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Itaja
Jandaíra
João Camara
Jucurutu
Lagoa Nova
Lucrécia
Nova Cruz
Olho-d'agua Do Borges
Parelhas
Passa e Fica
Pedra Grande
Pedro Avelino
Pendencias
Portalegre
Pureza
Rafael Fernandes
Santana Do Matos
São Bento Do Norte
São Francisco Do Oeste
São Miguel Do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Tomé
Serra Do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Touros
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Vera Cruz