O público de 74.101 pessoas presente no Maracanã na tarde desta quarta-feira presenciou um vexame histórico na Copa do Mundo. A Espanha, bicampeã europeia e atual campeã mundial, foi eliminada da competição na primeira fase, com uma rodada de antecedência. No Rio de Janeiro, o Chile levou a melhor como franco-atirador e fez 2 a 0 para se classificar às oitavas de final e acabar com as esperanças espanholas.
A eliminação espanhola na primeira fase da Copa do Mundo foi concretizada porque, mais cedo, a Holanda venceu a Austrália e chegou aos 6 pontos ganhos. Como o Chile já havia triunfado na estreia, também chega a 6. Espanhóis e australianos não têm mais possibilidades matemáticas de lutar por qualquer das duas vagas às oitavas de final no Grupo B, já que têm zero pontos.
Assim, a última rodada vai servir apenas para espanhóis e australianos cumprirem tabela às 13h (de Brasília) da segunda-feira, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR) – com possibilidade de aumentar ainda mais o vexame da atual campeã do mundo. No mesmo dia e horário, holandeses e chilenos se enfrentam na Arena Corinthians, em São Paulo, para definir quem avança como líder da chave.