quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fábio Faria indica emenda para estruturação da Rede Cegonha no RN



O deputado federal Fábio Faria (PSD/RN) destinou recursos da ordem de R$ 40 milhões para estruturação da Rede Cegonha no Rio Grande do Norte, que permitirá assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis. A proposta passa a fazer parte das emendas da bancada federal potiguar que estão sendo apresentadas nesta quarta-feira (23) à Comissão de Orçamento e Finanças.


"Considero este um investimento da maior importância, que vai atender um dos principais anseios da população do Rio Grande do Norte que é a saúde pública. Com esta emenda, será possível adquirir, por exemplo, equipamentos para UTI adulto e neonatal, ampliar ou reformar centros de parto normal ou hospitais estratégicos e centros de referência para o tratamento de câncer de mama. Um investimento especial à saúde de mulher, das mães e bebês do meu Estado", explicou Fábio Faria.

A Rede Cegonha sistematiza e institucionaliza um modelo de atenção ao parto e ao nascimento que garante às mulheres e às crianças uma assistência humanizada e de qualidade, através da ampliação do acesso e da melhoria da qualidade do pré-natal; da vinculação da gestante à unidade de referência e ao transporte seguro; da implementação de boas práticas na atenção ao parto e nascimento, incluindo o direito ao acompanhante de livre escolha da mulher no parto; da atenção à saúde das crianças de 0 a 24 meses; e do acesso às ações de planejamento reprodutivo.


EDUCAÇÃO - A bancada federal do RN também assegurou emenda ao OGU 2012 destinada à Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que viabilizará a implantação de um Campus no município de Apodi. A unidade de ensino superior atenderá toda a população universitária do Médio Oeste. Atualmente, os estudantes são transportados em ônibus para cursar faculdade em Mossoró, distante cerca de 80 quilômetros.