quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Prêmio ODM Brasil tem inscrições prorrogadas até 18 de novembro



Organizações e prefeituras podem inscrever projetos sociais na premiação criada em 2004 pelo Governo Federal para valorizar boas práticas

As inscrições para a quarta edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil foram prorrogadas até 18 de novembro, ao meio-dia (horário de Brasília). A extensão do prazo foi decidida pelo ministro-chefe da Secretaria- Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e publicada nesta terça-feira (1º), no Diário Oficial da União.

Organizações e prefeituras podem inscrever projetos sociais que atendam a um ou mais dos ODM. As práticas inscritas serão avaliadas e selecionadas por técnicos e especialistas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Serão selecionadas as melhores iniciativas que atendam aos critérios de contribuir para o alcance dos ODM, gerar impacto no público beneficiado, incluir a participação da comunidade, atuar em parceria, ser replicável em outros locais e se articular com políticas públicas.

Objetivos – O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (Nós Podemos). Os ODM contemplam direitos básicos de cidadania, que permitem enxergar o ser humano em suas diversas dimensões. São eles:

1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação básica de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Fonte: MDS