quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1º de dezembro é Dia Mundial de Luta contra Aids


“Como você gostaria de ser tratado se vivesse com HIV/Aids?” A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano tem o objetivo de discutir, mais uma vez, as questões relacionadas à vulnerabilidade ao vírus, entre os jovens gays, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito.



Desde o início do enfrentamento do HIV/Aids no país e no mundo, gays, travestis e transexuais sofrem discriminação pelo fato de a epidemia ter se manifestado primeiramente nessa população. A discriminação, em muitos casos, vem acompanhada de insultos e acusações. E isso acontece mesmo quando sabemos que o HIV pode alcançar todos os grupos populacionais, independentemente de suas orientações sexuais e condições sociais ou econômicas. Esse cenário é hoje o grande desafio a ser superado para que medidas preventivas e de cuidados possam ser adotadas.
O preconceito é uma barreira não só para a prevenção de novas infecções entre jovens gays, mas também para a qualidade de vida de quem vive com a doença. Essas pessoas sofrem com a exclusão emocional, social e profissional. A campanha deve estimular a reflexão contra o preconceito, contra a discriminação contra os jovens gays e soropositivos. Existe a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, distante da percepção de que todos estão vulneráveis.

(Por Portal da Saúde)