quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Começou a Campanha da Fraternidade 2012


Foi realizada nesta quarta-feira (22), a abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2012 (CF-2012), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 1964. Em todo o país, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da campanha para os católicos, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf Eclo. 38,8).


De acordo com informações da CNBB, o objetivo geral da Campanha da Fraternidade é refletir sobre a realidade da saúde no Brasil, despertando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, além de mobilizar o sistema público de saúde por melhorias.

Ao todo, seis objetivos específicos detalham as reflexões que devem ser despertadas pela campanha. Segundo o texto-base, qualificar a comunidade para acompanhar a gestão pública e exigir a aplicação dos recursos com transparência , especialmente na saúde; e alertar para a importância da organização da pastoral da Saúde nas comunidades, são algumas das ações esperadas.

Quaresma

Na Quarta-feira de Cinzas também começa o período da Quaresma para os católicos. Durante quarenta dias os fiéis se preparam para a Páscoa, por isso, esse período é reservado para reflexão e conversão espiritual. De acordo com a Igreja, nesses dias o cristão deve intensificar a prática dos princípios que norteiam a fé com o intuito de melhorar enquanto ser humano, intensificando a prática de boas ações.