sábado, 15 de junho de 2013

A História de Santo Antônio/RN virando poeira.

Antigos armazéns de Algodão( Eram três, agora só dois)

É  triste saber que todo o patrimônio do início do século passado da Cidade de Santo Antônio tá sumindo despercebido pela maioria das pessoas.
Para a demolição brutal de casas quase centenárias usam de atitudes mesquinhas e sem escrúpulos quase beirando a ignorância e que, em continuando assim, seguem-se as desastrosas e mesquinhas demolições das antigas casas; símbolos da  paisagem singular da Avenida Lindolfo Gomes Vidal (antiga Dr. Pedro Velho)entre outras. Casas com senhoras nas janelas, perdidas em orações. E quem passa pelas ruas, assim como eu, não deixa de espiar de longe, através das janelas abertas, as mobílias antigas esverdeadas em zinabre, quadros amarelados nas paredes com semblantes severos de alguém que outrora mostrava a sua arrogância.  Tudo na iminência de vir a ser demolido para dar espaço a novas edificações e que, definitivamente, apagam para sempre a memória de nossa Cidade.
Um grande exemplo a ser seguido é o do Ex. Prefeito Dr. Gilson que adquiriu uma casa com arquitetura bem antiga e que resistiu a tentações de reformas que modernizassem o seu projeto original de  meados do século 19. A sua trajetória de vida está ligada a preservação da História.
Infelizmente a cidade perdeu muito de suas referências históricas para dar lugar a empreendimentos imobiliários, escritórios, lojas, ou simplesmente demolir para construir outra nova. O que poderia ser feito em qualquer outro local e assim, não precisaria demolir a história de nossa Cidade.


Resta ainda um pouco das belíssimas casas, já que a grande maioria foi abaixo.
E se não for aprovada uma Lei que preserve o pouco que ainda resta de nossa cultura do início do século passado, certamente pela voracidade modernista, sua destruição está com os dias contados.
Sem contar o caos que ficará nas cabeças nostálgicas de muita gente da nossa Cidade. 

Veja o que ainda resta daquele tempo!