segunda-feira, 7 de abril de 2014

Fábio Faria assumirá presidência da Câmara

O vice-presidente da Câmara André Vargas (PT) pediu, inicialmente, licença de 15 dias para se defender xe escândalos atribuídos a ele.
Pode pedir prorrogação, caso necessite.
Durante a licença de Vargas, quem assume a vice-presidência é o deputado Fábio Faria (PSD).
Mas, durante a interinidade de Fábio, o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, se ausentará do Brasil.
Embarca na sexta para a China e só voltará ao Brasil no dia 23.
Temporada em que Fábio Faria será o presidente da Câmara.

                                            Da Folhapress:

Suspeito de ligação com doleiro, André Vargas se licencia da Câmara

BRASÍLIA – O vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), apresentou no início da tarde de hoje um pedido de licença não remunerada do cargo de deputado por 60 dias.
Ele deixará de receber o salário de R$ 26.723,13 e outros benefícios. No pedido de licença, Vargas alega motivos particulares. Apesar da licença, Vargas não perderá o cargo de vice-presidente da Câmara.
Na semana passada, a “Folha de S.Paulo” revelou que o petista trocou mensagens com o doleiro Alberto Youssef, preso no último dia 17 sob acusação de lavagem de dinheiro, remessa ilegal de dólar e financiamento ao tráfico de drogas. Nas conversas, os dois combinaram o empréstimo de um jatinho para o deputado viajar com a família e conversaram sobre a negociação de um laboratório com o Ministério da Saúde.
No fim de semana, a revista “Veja” mostrou outras mensagens interceptadas pela Polícia Federal em que Vargas prometia ajudar o doleiro. “Acredite em mim. Você vai ver o quanto isso vai valer. Tua independência financeira e nossa também, é claro”, dizia uma das mensagens enviadas por Youssef.
*
Representação

A oposição na Câmara irá apresentar ainda hoje uma representação para que Vargas responda a um processo no Conselho de Ética. De acordo com o líder do PPS, Rubens Bueno (PR), as novas denúncias tornaram a situação de Vargas insustentável. “Quando ele fez o pronunciamento, ele se explicou sobre viagens de avião. Agora surgiram fatos novos”, disse.
Na semana passada, Vargas chegou a subir à tribuna do Plenário para se explicar. Na ocasião, ele admitiu ter sido um “equívoco” a viagem que fez no jatinho.
“Em relação ao avião, eu reconheço: fui imprudente. Foi um equívoco. Deveria ter exigido um contrato. Deveria ter quitado. E peço desculpas aqui por ter exposto a minha família. [...] Compareço aqui com serenidade, com o coração machucado, mas leve”, disse o deputado na última quarta-feira.
Mesmo estando ausente do mandato, o Conselho de Ética poderá aceitar a representação e abrir o procedimento de investigação. Se o conselho entender que Vargas cometeu atos ilegais, ele pode até perder o mandato. Nos bastidores, cogita-se que Vargas possa renunciar ao mandato antes do processo ser iniciado.