terça-feira, 24 de julho de 2012

COSERN busca parceria com a SETHAS para ampliar tarifa social de energia elétrica





A Companhia Energética do Rio Grande do Norte-COSERN planeja a expansão de seu cadastro de beneficiários da tarifa social de energia elétrica e para isso busca o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social-SETHAS. A estratégia é cruzar o banco de dados de famílias de baixa renda da SETHAS com o da COSERN, objetivando a inclusão das famílias que ainda estão fora do benefício da tarifa social.
"Muitas famílias estão inscritas no cadastro único da Assistência Social, mas estão fora dos nossos cadastros", explica o Analista de Processos Comerciais da COSERN, Rodrigo Bruno de Araújo.  Na manhã desta terça-feira (24), ele esteve reunido com o secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, na sede da Secretaria, para iniciar entendimentos com esta finalidade. "Nós temos um banco de dados, a SETHAS tem o seu. O que pretendemos é fazer o cruzamento dessas informações para ampliarmos o nosso cadastro", acrescentou o representante da COSERN.  
A tarifa social é um benefício concedido às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. O desconto sobre o consumo de energia varia de 10% a 65%. Para as comunidades indígenas e quilombolas, o desconto é ainda maior, podendo chegar a 100% de desconto, dependendo do consumo (kilowatts). Hoje, a Companhia beneficia com a tarifa social, aproximadamente, 350 mil contratos.    
"Por se tratar de uma importante ação social, vamos propor uma reunião com todos os gestores municipais da área de Assistência Social para, junto com a COSERN, orientarmos sobre como proceder nessa estratégia de inclusão", informou o secretário de Estado do Trabalho e da Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro Costa.  
Hoje, para ter a concessão do benefício, muitas pessoas ligam diretamente para o número 116, da COSERN, ou procuram uma das agências da Companhia.  O que a Unidade de Planejamento e Procedimentos Comerciais da Empresa (executora do projeto) pretende é integrar, além da Caixa Econômica Federal, responsável por informar o Número de Identificação Social (NIS) das famílias inseridas no Cadastro Único dos Programas Sociais, as prefeituras e a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.  
Por Assessoria de Imprensa Sethas