quinta-feira, 12 de julho de 2012

Seca já afeta 500 mil potiguares e deve se agravar no 2º semestre

A emergência continua em 139 dos 167 municípios potiguares por causa da seca. O decreto nº 22.859, publicado ontem,11, pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) no Diário Oficial do Estado prorrogou por mais 90 dias a emergência da estiagem.
Até o momento, a população afetada, segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pesca e da Pecuária (SAPE) é de 500 mil pessoas. Já no segundo semestre, o sertanejo não terá o que consumir porque não produziu nada, alerta o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
A situação mais crítica, segundo o secretário, se verifica nos açudes públicos da região do Alto Oeste potiguar, em cidades como São Miguel, Pilões e Tenente Ananias, que apresentam capacidade hídrica em torno de 30%.
O representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), 2º Tenente do Corpo de Bombeiros, Júlio César, vai visitar, nesta quinta-feira, alguns municípios em situação de emergência, como Caicó e Mossoró. A visita tem como objetivo verificar, por amostragem, a  situação nos municípios, bem como apoiar no que for necessário, inclusive nas orientações, quanto aos procedimentos adotados nesta situação.