domingo, 15 de julho de 2012

Professores do Estado estão sem receber salários há quatro meses


Atuando em sala de aula desde o mês de março, quando assumiram os seus cargos no início deste ano letivo, cerca de 800 professores da rede estadual convocados por meio de concurso público realizado no ano anterior, estão sem receber salários há quatro meses, incluindo o mês corrente. A promessa do Governo do Estado é de que estes vencimentos sejam pagos com retroatividade no final deste mês de julho, porém, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) diz que há especulação de que o pagamento seja feito em agosto, o que não seria aceito pela categoria. De acordo com o coordenador geral do Sinte/RN, José Teixeira, muitos destes profissionais tiveram que abdicar de outros empregos ou mesmo mudar de cidade para assumir ao cargo. Sem receber salários estão tendo enormes prejuízos e até contraindo dívidas.
“Nós estamos pressionando o Governo para que estes professores sejam pagos agora em julho. Muitos largaram outro emprego ou foram morar em outra cidade e estão tendo que ‘se manter a fiado’ porque não têm dinheiro para nada. Isso é uma falta de sensibilidade com o profissional”, diz José Teixeira, acrescentando que teve informações que o pagamento seria realizado apenas no mês de agosto. A cobrança feita pelo Sindicato irritou a secretária estadual de Educação, Betânia Ramalho, segundo o coordenador do Sintest/RN. “Nós argumentamos que é um absurdo que professores estejam trabalhando há meses sem receber nem o primeiro salário e a secretária disse que isto geralmente acontece com novos nomeados. Nós sabemos que juntar estes três, quatro meses já é até uma tradição do Estado, mas isso não significa que esta postura não pode ser mudada”, critica José Teixeira. Ele lembra ainda que o déficit de professores em sala ainda é grande e que resulta em um enorme prejuízo para os alunos.
“O Estado tinha a necessidade de 3 mil professores. Convocou mil e, destes, 800 estavam aptos a assumir. Mais mil devem ser convocados em breve, mas daqui que eles passem por todos os trâmites para assumir, o ano letivo já acabou. Os alunos serão prejudicados mais uma vez e este é um prejuízo muito maior do que o causado pela nossa greve no ano passado, uma vez que repusemos as aulas e recuperamos o tempo perdido”, conclui o coordenador geral do Sinte/RN. Em contato com a secretária de Educação, Betânia Ramalho, ela afirmou a O Jornal de Hoje que a tramitação do processo é lenta. “Existem processos e etapas a serem cumpridas que são normais a todo servidor. O processo está tramitando na regularidade, mas lamentavelmente este costuma durar entre três e quatro meses”, disse a titular da pasta da Educação lembrando que os professores foram chamados todos de uma única vez, mas que tomaram posse ao longo de um mês. Segundo ela, um prazo médio pode ser dado apenas pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos. A reportagem tentou entrar com o secretário Álber Nóbrega, mas não obteve sucesso.


(Por Romildo Queiroz)