segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Mapa da dengue mostra que 43 municípios estão em situação de risco no RN, Santo Antonio é uma delas

Municípios com maior vulnerabilidade para epidemia são Natal, Parnamirim e Macaíba, na região Metropolitana.

Assecom
DENGUE-INT-PA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (3) o Mapa de Vulnerabilidade para ocorrência de epidemia de dengue no Rio Grande do Norte em 2014. Foram identificados 43 municípios com risco muito alto para uma epidemia de dengue este ano, entre eles Natal, Parnamirim e Macaíba, na região Metropolitana e  Santo Antônio e Nova Cruz, os dois maiores da região Agreste. .
O mapa é elaborado seguindo os critérios de: incidência de dengue nos últimos 10 anos; índice de infestação predial (porcentagem de imóveis que possuem focos positivos de dengue); índice de pendências (porcentagem de imóveis onde não foi realizada a visita domiciliar do agente de endemias) e densidade demográfica, .
O documento pretende fornecer subsídios para auxiliar na delimitação das áreas que necessitam de fortalecimento das ações de combate ao vetor, desde a intensificação da eliminação de criadouros até o controle de formas aladas, permitindo a focalização e racionalização dos recursos. “Isso não significa que as áreas consideradas menos vulneráveis de cada cidade ficarão desassistidas”, explicou Silvia Dinara Pereira, responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue.
 
*Foto: Reprodução