quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Professores de Santo Antônio/RN em defesa do FUNDEB

Aconteceu nesta quarta feira(26.02), no Grêmio Lítero Recreativo de Santo Antônio-RN uma reunião com professores municipais para debater o tema Análises das Finanças do Fundeb e o papel do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Santo Antônio/RN. Estiveram presentes os vereadores: Goreth Orrico, Audy Acciole, Nélio de Cornélio, Paulo César e Lucinha, conselheiro Sessé, além dos  blogueiros Dedé Camilo e Claudianor Bento, Vereadora da cidade de Passagem (Solange Maia), coordenador do SINTE (Prof. Antonio Duarte) e outras pessoas interessadas na transparência pública.

A reunião teve como enfoque principal e falta de prestação de contas do FUNDEB aos membros do Conselho Municipal do FUNDEB que até a presente data não receberam nenhuma prestação de contas do ano de 2013.

Segundo a professora e vereadora Goreth Orrico "a lei está sendo descumprida e o papel do conselho está sendo deixado de ser cumprido, pois é dever que os membros do conselho tenham as prestações de contas disponibilizadas, infelizmente isso não está ocorrendo fato vergonhoso e que deixa dúvidas de qual a razão dessa prestações não estarem a disposição do conselho municipal". Disse.

Após a fala dos vereadores, coordenador do SINTE, conselheiro Sessé e de alguns professores presentes na reunião foi feito uma proposta e em seguida submetida ao processo de votação sendo aprovada por unanimidade dos presentes. O encaminhamento feito e aprovado pelos professores que diante da falta do diálogo entre os conselheiros e a secretaria municipal de educação que não cumpre a Lei que institui o FUNDEB não resta outra opção a não ser levar conhecimento ao Ministério Público para que sejam tomadas as providências necessárias em cumprir a lei.

A professora Goreth Orrico e o  coordenador do SINTE ficaram responsáveis de oficializar a denúncia junto ao Ministério Público.

Vamos aguardar e ver os próximos capítulos dessa situação. Quem viver verá!



Nota: Segundo a professora e vereadora Goreth Orrico(nas redes sociais), o presidente da câmara municipal baixou uma portaria suspendendo a audiência, que seria realizada no plenário da Câmara Municipal, e a opção foi usar as instalações impróprias para a importante reunião, as do grêmio lítero recreativo (o popular clube de Santo Antônio).