sábado, 16 de junho de 2012

Gari que será Doutor: O belo exemplo vem da cidade de São José do Seridó

Por Carlos Felipe
Os grandes homens sempre nasceram das lutas e dos desafios da vida. E é assim que o homem se fortalece para conquistar os seus ideais e objetivos.

O garoto Kassius Clay tem nome de pugilista, más, a sua luta não é marcial, é por novas conquistas.

Determinado Kassius é gari da Prefeitura de São José do Seridó onde realiza o trabalho de limpeza das ruas da cidade diariamente.

Começa logo cedo a sua caminhada, às 2 horas da manhã já está apostos para varrer as ruas e segura a vassouras e os implementos de trabalho como se segurasse um troféu.
Pois, o emprego foi conquistado através de concurso publico ao qual ele fala com orgulho.

Quando termina sua  carga horário, de posse de uma bicicleta, ele desloca para a zona rural, onde mora com a sua mãe, um costureira de uma facção da cidade, que fala com orgulho do filho, o seu padrasto e o seu irmão mais novo.


É em casa, nas horas que seriam de lazer que aproveita para estudar. No segundo período de direito Kassius se esforça para chegar á seu objetivo maior que é se formar em direito.


Enquanto  outros jovens se acomodam mesmo tendo tudo nas mãos, Kassius faz dos obstáculos do dia a dia o combustível  para alcançar aquilo que acredita.

 Kassius  Clay, o Pugilista, depois de entrar para a seita dos Muçulmanos Negros, em 1965, adotou o nome de Muhammad Ali.

Considerado o melhor pugilista de pesos-pesados de todos os tempos, foi o primeiro a conseguir o título mundial em duas ocasiões, alcançando-o pela primeira vez em 1964.

 Disputou 61 combates, sendo derrotado em somente cinco deles. Nos Jogos Olímpicos de 1960, conquistou a medalha de ouro dos pesos-médios. Ao se negar a alistar-se para a Guerra do Vietnã, em 1967, por causa de suas convicções religiosas, perdeu a licença para lutar, que recuperou em 1971. Em 1981, retirou-se do boxe. Sofre, desde 1984, do mal de Parkinson. 


Então, não é só nos nomes que se parecem o lutador e o gari, mas, no senso de determinação e conquistas e na objetividade e coragem.
O futuro Doutor pode até nem ter  tido a oportunidade de conhecer o campeão mundial, mas nas ações determinadas de  ambos  eles mostram que nada é impossível quando se busca com fé e coragem.