sábado, 23 de junho de 2012

Manuseio de fogos de artifício requer cuidados especiais

Fogos de artifício pode representar perigo para crianças desacompanhadas dos pais
Caracterizada pelas danças, brincadeiras, bebidas e comidas típicas, a festa junina é um período onde crianças e adultos podem se divertir com as quadrilhas, vestimentas e peculiaridades de cada região do Brasil. Entretanto, para uma festa não terminar com ocorrências médicas ou tragédias, são necessárias algumas medidas preventivas, entre elas é o conhecimento prévio de como utilizar e manejar os fogos de artifícios, além de saber a procedência deste artefato.

Esta época costuma registrar um aumento nos casos de ferimentos e queimaduras decorrentes do mau uso destes artefatos. Na hora de soltar os fogos, o indivíduo deve estar atento e seguir as instruções para impedir e minimizar lesões no corpo, inclusive no rosto. "O ideal é soltar o rojão deixando uma distância de pelo menos 60 cm da mão e afastado do rosto", alerta Adriana Moraghi, cirurgiã plástica.

Evitar guardar uma grande quantidade de artefatos em um mesmo local, seguir as orientações de uso, não direcionar os rojões onde há pessoas, evitar proximidade com fios elétricos e comprá-los em lugares clandestinos são medidas preventivas e de segurança para evitar prejuízos à saúde.

Outro fator que aumenta as chances de o indivíduo se machucar é a ingestão de álcool. A médica orienta que esta combinação não é indicada e as tradicionais bebidas destes eventos como o vinho quente e o quentão, "são inflamáveis e sua proximidade às fogueiras pode resultar em acidentes. Se beber, não solte fogos ou mesmo brinque nas proximidades de fogueiras", alerta.

Fonte: Saúde em Pauta