sábado, 16 de março de 2013

Governadora vai reunir aliados para definir reforma


A governadora Rosalba Ciarlini estará reunida hoje com os líderes políticos dos partidos aliados. O encontro definirá os termos da reforma do secretariado que será feita pelo Executivo estadual.

adriano abreuRosalba Ciarlini receberá sugestões para mudanças no 1º escalãoRosalba Ciarlini receberá sugestões para mudanças no 1º escalão

A reunião estava prevista para ocorrer hoje, às 9h, no entanto, como o presidente da Câmara, deputado federal Henrique Eduardo Alves, chegará apenas às 11h de Brasília, a discussão foi adiada para às 17h. O local também deverá ter mudanças.

A programação inicial previa que o debate no apartamento do senador José Agripino Maia, no bairro de Morro Branco, em Natal. No entanto, o próprio presidente nacional do DEM já manifestou interesse em mudar o local do encontro.

O deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, destacou que há "intenção imensa dos partidos de ajudarem". "Precisa indicar nomes para serem secretários da governadora, com autonomia para trabalhar. Mas só ela (a governadora) pode dar essa autonomia. Precisamos de gente competente", ressaltou.

Ele disse que já foi firmado um entendimento no grupo onde qualquer nome indicado que sair dos aliados não virá como escolha partidária, "mas do grupo". "Não vai interessar a filiação partidária. O compromisso é de que qualquer nome indicado pelo grupo, não vira´como indicação partidária, mas escolha do grupo", ressaltou.

O presidente estadual do PR ponderou que há dificuldade das pessoas aceitarem convites. "Mas isso não é porque é o Governo Rosalba, é porque não há interesse dos grandes profissionais, das pessoas bem sucedidas, de atuarem no serviço público. Elas (as pessoas bem sucedidas profissionalmente) vêem o serviço público com restrição", completou João Maia.

A reunião de hoje será uma espécie de continuidade da discussão que começou em Brasília, na última terça-feira, no gabinete do senador José Agripino Maia. A diferença do encontro de hoje é que terá também a participação do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta (PMN).

Entre as mudanças do secretariado já é tida como praticamente confirmada a indicação do presidente da Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc) Júnior Teixeira, que será o novo secretário de Agricultura. Ele entra na cota do PMDB, como uma indicação do deputado federal Henrique Eduardo Alves.

O DEM, partido da própria governadora, também pretende ampliar os seus espaços. O nome da vez é o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego. Ele foi cotado para assumir a Saúde, cargo hoje do médico Isaú Gerino. No entanto, Rego já disse que não aceita a pasta, embora deseje ingressar na administração estadual.

A Secretaria de Recursos Hídrico, hoje com Gilberto Jales, também terá mudança. A indicação seria do PMDB e o nome o ex-deputado Elias Fernandes. Mas fontes da TRIBUNA DO NORTE informaram que há uma resistência de setores do Governo ao nome de Fernandes.

Três dos órgãos da administração indireta do Governo também estão entrando na discussão com os aliados. A Emater poderá ter mudanças, já que é um cargo ligado a Secretaria de Agricultura.

O Detran é almejado por muitos e onde está o ex-deputado Willy Saldanha, com o qual a governadora Rosalba Ciarlini não teria dificuldade em recolocá-lo como adjunto, cargo que ocupou no início da gestão, e deixar a titularidade do Detran livre para acomodação política.

Kelps afirma que não houve convite

O deputado estadual Kelps Lima (PR) negou que tenha recebido convite para assumir uma secretaria do Governo Rosalba Ciarlini. Ele afirmou que desde a posse como parlamentar, o que ocorreu no dia 13 de dezembro, nunca teve contato oficial com a cúpula do Governo. "Até hoje nunca tive contato com a cúpula do Governo, nunca assumi qualquer convite (para ser secretário)", destacou o parlamentar.

A sugestão de indicar um deputado para secretário será apresentada hoje, na reunião da base aliada, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta. Escolher um deputado para ser secretário de Estado seria uma alternativa para sanar as tensões que há entre o Executivo e o Legislativo, desde o final do ano passado, quando o Governo não liberou na integralidade as emendas individuais dos deputados. A ideia inicial de Motta seria indicar o deputado estadual Kelps Lima (PR) para Secretaria de Saúde, cargo hoje ocupado pelo médico Isaú Gerino.

No entanto, o parlamentar não aceitou assumir a pasta. Ainda com a hipótese de indicar Kelps, foi cogitado o Detran, mas é proibido deputado estadual ocupar cargo nesse órgão da administração indireta. O destino do deputado, muito ligado a Motta, pode ser a Secretaria de Recursos Hídricos. Caso deixe a Assembleia, o espaço de parlamentar ficaria com o PMDB, já que o suplente da coligação é o ex-prefeito de Parelhas, Antonio Petronilo.

A reforma administrativa da governadora Rosalba Ciarlini está sendo articulada não apenas como uma forma dela se aproximar da Assembleia, mas principalmente de buscar fortalecer os laços com os partidos aliados.