segunda-feira, 17 de março de 2014

PF faz operação em seis Estados e no DF contra lavagem de R$ 10 bilhões

Uma operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta segunda-feira (17) visa a desarticular quadrilhas suspeitas de lavar cerca de R$ 10 bilhões. A chamada Operação Lava Jato deve cumprir 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, dez mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva em 17 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso e no Distrito Federal.

Um dos grupos usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar valores provenientes de práticas criminosas.

De acordo com a PF, o grupo investigado envolve alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos, entre outros crimes.
São cumpridas também ordens de seqüestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Estado do Paraná.