sábado, 15 de dezembro de 2012

Alpargatas fecha as portas em Natal


Roberto Lucena - repórter

Fim anunciado. A São Paulo Alpargatas S.A. fechou as portas em Natal. A unidade localizada no bairro de Neópolis registrou o último dia de atividades ontem. A empresa chegou a contar com mais de mil funcionários, porém, nos últimos anos, promoveu uma redução na produção e, por consequência, reduziu o quadro de   pessoal. Atualmente, a unidade contava com 90 colaboradores que foram comunicados da decisão da direção na manhã de ontem. As lojas Meggashop, pertencentes ao grupo, continuam em atividade.
Júnior SantosFábrica da Alpargatas em Neópolis: 90 colaboradores demitidosFábrica da Alpargatas em Neópolis: 90 colaboradores demitidos

Em nota, a empresa disse que o motivo de encerrar as atividades na capital é a otimização do processo produtivo. A unidade estava em operação desde a década de 70. "A Alpargatas esclarece que um dos seus maiores desafios é a otimização dos seus processos produtivos, por representar um grande diferencial competitivo no mercado", diz a nota.

A empresa afirmou ainda que as atividades de Natal serão transferidas para a Paraíba. "Dando continuidade ao processo de redução da produção em Natal, as últimas atividades estão sendo transferidas para a fábrica de Santa Rita - PB, buscando ganhos de produção e eficiência logística".

Segundo o secretário do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado no RN (Sinticalçados/RN), Marcondes Marinho, um advogado e um representante do departamento de recursos humanos da fábrica avisaram sobre o ocorrido. Marcondes informou que foram estabelecidas algumas normas para a demissão dos funcionários. "Eles comunicaram que vão pagar o mês de dezembro integral, mesmo encerrando as atividades antes do término do mês. Além disso, houve a garantia de pagamento de gratificação por tempo de serviço e a permanência do benefício do plano de saúde por mais três meses", registrou.

A Alpargatas informou que os profissionais que atuam em Natal terão a oportunidade de transferência para outras unidades da empresa. "Aqueles que não tiverem interesse receberão total apoio da empresa e contarão, ainda, com a orientação de especialistas em recolocação no mercado de trabalho", diz a nota.

Além da unidade em Natal, a Alpargatas conta com mais duas unidades de fábrica no Estado. Uma em Santo Antônio e outra no município de Nova Cruz, além de duas lojas Meggashop, em Natal. "A Alpargatas reitera que manterá suas unidades fabris, em Santo Antônio e Nova Cruz, e as duas lojas Meggashop, em Natal, totalizando aproximadamente 700 empregados no Rio Grande do Norte", informaram.

A Alpargatas

Líder no setor de calçados na América Latina, a Alpargatas é detentora das marcas Havaianas, Dupé, Topper, Rainha, Mizuno, Timberland, Sete Léguas e Meggashop.  Com receita líquida de R$ 2,6 bilhões em 2011, a Alpargatas possui fábricas no Brasil e na Argentina, 448 lojas em todo o mundo e exporta para 86 países.