sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Ney Lopes Júnior é o novo prefeito de Natal pelos próximos 17 dias

Posse aconteceu na tarde desta quinta (13) na Câmara Municipal.
Recém-empossado, ex-vereador prometeu honrar a folha de pagamento.

Caroline Holder Do G1 RN
Edvan Martins empossa Ney Lopes Jr, o novo prefeito de Natal (Foto: Caroline Holder/G1)Edvan Martins empossa Ney Lopes Jr, o novo prefeito de Natal (Foto: Caroline Holder/G1)
Ney Lopes Júnior, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Natal (CMN), é o novo prefeito de Natal, cuja posse aconteceu na tarde desta quinta-feira (13) no plenário da casa legislativa. O cargo coube a ele, uma vez que Paulinho Freire renunciou ao mandato, e o segundo na linha de sucessão, o presidente da CMN  Edvan Martins, abdicou. A administração terá no total 18 dias,  terminando em 1º de janeiro de 2013, quando o prefeito eleito Carlos Eduardo assumirá o poder executivo municipal pelos próximos quatro anos.
Edvan Martins, Paulinho Freire e Ney Jr logo após a renúncia (Foto: Caroline Holder/G1)Edvan Martins, Paulinho Freire e Ney Jr
logo após a renúncia (Foto: Caroline Holder/G1)
Após a entrega da carta renúncia de Paulinho Freire ao presidente da CMN, Edvan Martins, o parlamentar se dirigiu à casa legislativa para empossar Ney Lopes Júnior no cargo de prefeito de Natal. Como vice-presidente da CMN, ele é o terceiro na linha de sucessão, e assumiu o cargo porque o segundo, Edvan Martins, abriu mão da vaga.
“Eu não estou assumindo a Prefeitura pelo mesmo princípio usado por Paulinho Freire. Se eu conseguir o direito de assumir o mandato de vereador, o fato de estar prefeito poderia atrapalhar. Já que a não há segurança jurídica para o acúmulo de um cargo, e outro em fase de diplomação”, justificou o presidente da CMN.

Para os próximos 17 dias de mandato, Ney Lopes Júnior prometeu priorizar o funcionalismo público e os serviços fundamentais, como saúde e limpeza pública. E adiantou que enviará um projeto de lei para a CMN na tentativa de retirar os juros e multas de quem está inadimplente com os impostos. “Quero estimular o pagamento dos tributos atrasados, e com isso, garantir receita para a Prefeitura. Se for preciso, convoco até uma sessão extraordinária para aprovar essa iniciativa”, defendeu o prefeito.
Indagado sobre o poder que possui para vetar o aumento dos salários dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, cuja aprovação aconteceu nesta quarta (12), ele disse que irá analisar o caso.
“Eu ainda era vereador mas participei da votação, por isso não conheço o conteúdo. Vou analisar. Se o valor estiver de acordo com a constituição, será mantido. Em caso negativo, será vetado”, finalizou Ney Lopes Júnior.