domingo, 9 de dezembro de 2012

O que contam de nossa terra:

SANTO ANTÔNIO ( DO SALTO DA ONÇA) - RN

O nome dessa cidade esteve presente no meu imaginário desde criança, razão pela qual sempre quis conhecê-la.  Recentemente pude conferir " in loco " que a onça não salta mais e  já não oferece nenhum perigo. Está lá, em cima do rochedo, às margens do rio Jaú, servindo apenas de cenário para fotos dos que visitam o lugar, que diga-se de passagem, é o mais belo ponto turístico da cidade.


                            Pedra da Onça 

                                  
Em meados do século XIX, mais precisamente em 1850, teve início a organização de um povoamento, quando Ana Joaquina de Pontes, pernambucana, comprou de Florêncio da Costa Palma uma propriedade,estabelecendo-se lá,dando origem assim ao povoado Salto da Onça.                                           
Uma história contada pelos mais velhos explica a origem do nome do antigo povoado: Segundo a lenda "Nas redondezas  existia uma pedra rachada ao meio, com uma fenda medindo aproximadamente, três metros. Uma onça, fugindo dos seus predadores tentou saltar nessa fenda mas foi ferida mortalmente em pleno salto por um caçador". O caso se espalhou pelos arredores ficando o lugarejo conhecido como Salto da Onça.
                                                                                   

O Vigário de Goianinha, padre Manoel Ferreira Borges, ao celebrar a primeira missa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição mudou o nome do povoado para Santo Antônio, mas a população estabeleceu outra denominação - Santo Antônio do Salto da Onça, unindo história e religiosidadeO decreto de 8 de janeiro de 1892, separa oficialmente o povoado da cidade de Goianinha, conferindo-lhe autonomia e restaurando sua condição de Município do RN com o nome de Santo Antônio.
Localizada na região do Agreste do Rio Grande do Norte, Santo Antônio possui uma  área de 301.03 km² e uma população de aproximadamente  23.000 habitantes. Sua economia baseia-se na agricultura e na pecuária sendo ambas de subsistência. 
                                           
            Cultura e Lazer em Santo Antônio

O lazer cultural gira em torno das vaquejadas, das festas religiosas, principalmente a da Padroeira no dia 08 de dezembro,e das festas juninas, com destaque para os grupos de quadrilhas.
Na entrada da cidade um enorme calçadão com inúmeros quiosques serve de área de lazer para os Santoantonienses. A  tradicional feira livre é realizada semanalmente aos sábados.  O belíssimo Terminal Turístico da Pedra da Onça, ao lado do Rio é um local muito agradável para encontros e passeios. Lá também se encontra um bom restaurante.

                                      1.  Vaquejadas
                                                                          
                        2.  A Festa da Padroeira

                                                                                       
               3. A Festa de Santo Antônio


 

4. As Festas Juninas

                               
                                   
                                               6.  A Feira Livre

                                     
                                           7. Terminal Turístico
                            Pedra da Onça      
                                                                                 
                                                                                  
                                 UM GIRO PELA CIDADE                                                                                                      
Centenária Matriz se Nossa Sra da Conceição-Padroeira



                                                
     
                   Rio Jaú - Principal Rio da Cidade               
       
CHICO SANTEIRO E SUA ARTE 



Santo Antônio tem um filho ilustre de quem muito se orgulha. Um dos nossos maiores artistas populares, e o segundo mais importante do Nordeste na arte de esculpir- O Mestre Chico Santeiro (o primeiro á o ceramista Mestre Vitalino de Pernambuco) Com peças espalhadas pelo mundo inteiro, Joaquim Manoel de Oliveira - o Chico Santeiro, transformava com maestria a adeira  em imagens de Santos, Crucifixos e  mais uma infinidade de tipos nordestinos. Grande parte se sua obra faz parte do acervo do Museu de Arte da Universidade  do Ceará.





FONTES:
  • História dos Municípios - Grandes Vultos Políticos do RN -Aristides Siqueira Neto- 2ª Edição-2001-Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
  • Jornal Tribuna do Norte - Natal /RN
  • Jornal Diário de  Natal - Natal/Rn
  •  Pesquisas Google - Site "Os amigos da Onça" - Santo Antônio / RN

FOTOS:
  • Imagens Google
  • Acervo do Site - "Amigos da Onça" - Santo Antônio/RN
  • Acervo pessoal de Arilza Soares
  • Edição das Fotos: Programa Pic-Nic -Yahoo/BR

(Por Arilza Soares)