terça-feira, 23 de abril de 2013

Hoje é dia de São Jorge


Foto: Divulgação
 
Hoje é Dia de São Jorge, santo popular no Brasil (é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo).
 
Haveria alguma reserva quanto ao santo pelo fato de ele ser também conhecido como o orixá Ogum, da umbanda? Não, de acordo com o assessor da Igreja. “A escolha do santo depende do padre e da comunidade. Na verdade, depende mais da preferência desta”, frisou.
 
Marizete Silva Lessa, mais conhecida com mãe Marizete, acredita que a falta de preferência local por São Jorge depende de dois fatores: o tamanho da capital e a pouca presença de religiões afro-brasileiras no Estado.
 
 
O que tem um a ver com o outro?
 
A relação de um com o outro deriva de uma característica comum. Ogum, um guerreiro, é visto como uma poderosa divindade relacionada aos trabalhos em metal. São Jorge; como seu congênere africano, foi belicoso, tendo sido promovido a capitão do exército romano devido a sua habilidade com as armas. 
 
A identificação não acontece em todas as localidades. Ocorre no Rio Grande do Sul e na cidade do Rio de Janeiro. O orixá também é representado por Santo Antônio em alguns lugares do Nordeste como, por exemplo, no Estado da Bahia.