quarta-feira, 10 de abril de 2013

Presos da delegacia de Goianinha, RN, passarão as noites sem vigilância

Policiais civis decidiram não vigiar mais os presos durante a noite.

Alimentação dos detentos não é fornecida desde dezembro de 2012.

Igor Jácome Do G1 RN

Os 13 presos que estão na Delegacia de Goianinha, município distante 58 quilômetros de Natal, passarão as noites sem qualquer vigilância a partir desta quarta-feira (10). A decisão foi tomada por policiais civis em reunião realizada nesta manhã.  “O delegado Wellington Guedes já foi avisado da decisão dos policiais e já informou a situação aos órgãos competentes”, afirmou o chefe de investigação da delegacia, Renato Dias. O investigador informou ainda que a alimentação dos detentos não é fornecida desde o final do ano passado.

De acordo com Renato, os policiais tomaram a medida porque não é papel deles custodiar presos.  “Os policiais vão cumprir o expediente normal de investigação, mas não haverá mais plantão para custodiar os presos. Eles vão fazer o trabalho que cabe ao policial civil”, explicou.
Segundo o chefe de investigações, a alimentação dos presos não é fornecida desde o dia 31 de dezembro do ano passado. “Os que são daqui recebem comida dos familiares, mas os que são de fora estão em uma situação bem difícil. A maioria está sem alimentação”, relatou o policial.
Durante a madrugada do dia 3 de março dois presos que estavam na delegacia conseguiram fugir. O policial teme que isso volte a acontecer. “Estamos na iminência de outra fuga aqui”, concluiu.
Por meio da assessoria de imprensa, a Sejuc informou que, no momento, está impedida de conseguir vagas para os presos no sistema penitenciário do estado, pois 14 unidades estão interditadas judicialmente. A secretaria afirmou que não é responsável pela alimentação dos presos de todas as delegacias do RN, mas recebeu pedido para fornecer a comida dos detentos de Goianinha. A assessoria informou ainda que o pedido está em análise na secretaria.