quinta-feira, 2 de maio de 2013

Mais de 270 mil potiguares fizeram declaração do IR

Mais de 270 mil potiguares fizeram declaração de imposto de renda no Rio Grande do Norte, de acordo com a Receita Federal. O número superou em 16 mil a expectativa do órgão no estado, uma vez que eram esperado cerca de 254 mil declarações.


Quem ainda não enviou à Receita Federal a declaração de IR (Imposto de Renda) de 2013 referente ao ano de 2012, pode fazer isso desde as 8h desta quinta-feira (2). Há cobrança de multa de 1% ao mês sobre o IR devido. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo, de 20%. Se não houver imposto a pagar, a multa é de R$ 165,74.

Ao contrário do que ocorreu em outros anos, não será necessário instalar o aplicativo novamente no computador. O programa já está atualizado para o cálculo da multa e para a impressão da guia de pagamento para quem entregar com atraso.

Agora, o contribuinte não pode mais optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias --só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível (pen drive, disquete ou disco rígido externo) nas unidades de atendimento da Receita Federal.

No ano passado, 600 mil contribuintes declararam o IR com atraso.

No Brasil, o fisco recebeu 3.399.665 declarações no último dia de entrega, terça-feira (30), até as 23h59min59s, horário de Brasília. Enviaram o documento deste ano 26.034.621 de contribuintes, número levemente superior à estimativa da Receita (26 milhões). No ano passado, 25,2 milhões de pessoas físicas entregaram o documento.

RESTITUIÇÕES

A Receita divulgou ontem as datas em que serão pagas as restituições. Serão sete lotes mensais, e os pagamentos serão feitos entre junho e dezembro. O primeiro lote será pago em 17 de junho (o crédito em banco deve ser feito sempre no dia 15 de cada mês, mas em junho essa data será um sábado, o que faz com que o pagamento seja adiado para o primeiro dia útil seguinte).

Os demais lotes serão pagos em 15 de julho, 15 de agosto, 16 de setembro, 15 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro. Para a formação dos lotes, a Receita levará em conta a data mais antiga de entrega e o meio utilizado. Terão preferência as entregas pela internet e, depois, as em CD ou em pen drive (declarações entregues nas agências do Banco do Brasil e da Caixa).

Terão prioridade na restituição os contribuintes com 60 anos ou mais de idade e os portadores de deficiência física ou mental. O primeiro lote, pago em junho, contemplará basicamente esses contribuintes e aqueles que, mesmo não se enquadrando nessas condições, entregaram na primeira quinzena de março.